Investimentos

Vai subscrever um fundo de investimento?

Pedro Pais Pedro Pais , 24 Outubro 2007 | 17 Comentários
Os fundos de investimento são uma forma prática de investir num determinado mercado (geográfico, de actividade ou de outro tipo). Neste artigo, fique a conhecer alguns cuidados a ter se decidir fazer este tipo de investimento.
Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.
Muitos investidores optam por este tipo de investimento pois obtêm uma exposição alargada a um mercado e, necessariamente, diminuem o risco específico.Infelizmente há cada vez mais a tendência de perseguir rentabilidades passadas mas, como os bancos dizem, rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras. E não são mesmo.

Regra geral não há fundos com retorno "certo", mas existem algumas dicas que pode seguir para decidir que fundo de investimento vai subscrever:

  1. Defina qual o risco que está disposto a assumir. Certos mercados, como os emergentes, são extremamente arriscados e em certos períodos pode obter significativas rentabilidades negativas.
  2. Defina bem o prazo de investimento. Se for de curta duração não opte por investimentos muito arriscados, no curto prazo têm uma volatibilidade  extremamente elevada.
  3. Escolha o mercado onde quer investir (China, América Latina, matérias-primas, ouro, etc...). Estude as notícias, faça as suas previsões económicas, "especule". Ajuda se entender o que faz o mercado "mexer", pelo que é preferível optar por mercados que conhece.
  4. Olhe para os fundos que investem no mercado escolhido e opte por aquele que, ao longo do tempo, se tem destacado em relação ao índice de referência. Na Morningstar consegue obter essa informação.
  5. Invista 🙂
Partilhe connosco as as suas experiências. Queremos saber! 🙂 
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #fundos de investimento,
  • #fundos de investimento 2018,
  • #investimento

Deixar uma resposta

17 comentários em “Vai subscrever um fundo de investimento?

    1. Para preparar uma carteira de fundos de investimento é necessário um estudo ao pormenor para se investir, dado que a volatilidade destes é considerável mas é uma opção aceitável

  1. Mário,

    Vê no banco best em:

    home » produtos & investimentos » bolsa » ETFs
    Tem em conta que existem diversos tipos de ETF’s.

    Onde compraste esse livro? Vale a pena o dinheiro? Por mero acaso, não existe em formato digital?

  2. Pedros,

    para ser sincero até queria investir num fundo indexado. Sou daqueles que acredito que investir num fundo indexado é melhor do q andar a tentar bater o mercado.Pelo menos agora, que estou a começar. Até ha um livro, que resume muito de como investir neste tipo de fundos. Aqui fica a sugestão. O nome do livro é index funds e o autor mark hebner.Mas esta meio dificil de encontrá-lo nas livrarias portuguesas.
    Sinceramente não sabia que o banco best oferecia estes fundos. Até ja tinha pesquisado no lote d fundos do best e nao encontrei. Talvez o erro estará na forma como especifico a procura do fundo. Será que me podiam dar dicas como encontrar este tipo de fundos?

    Cumprimentos

  3. Para ser sincero até queria investir num fundo indice. Sou daqueles que acredito que investir num fundo indexado é melhor do q andar a tentar bater o mercado.Pelo menos agora, que estou a começar. Até ja li um livro, que resume muito de como investir neste tipo de fundos. Aqui fica a sugestão. O nome do livro é index funds e o autor mark hebner.Mas sinceramente não sabia que o banco best oferecia estes fundos. Até ja tinha pesquisado no lote d fundos do best e nao encontrei. Talez o erro estará na forma como especifico a procura do fundo. Será que me podiam dar dicas como encontrar este tipo de fundos?

    Cumprimentos

  4. Mário,

    O banco best tem milhares de fundos. Acredito que consigas a diversificação pretendida, apenas com conta no best.
    Como o Pedro refere, o BigOnline também é uma boa alternativa.

    Relativamente ás comissões de fundos, eles normalmente andam na casa dos 1.5%.
    Se escolheres um fundo de índice, que se limita a replicar um determinado índice bolsista (S&P500, NYSE, etc…), estas comissões baixam para 0.5% ou menos.

    As razões são óbvias, existem muito menos ordens de compra, é um fundo passivo.

    Sabendo que apenas 5 a 10% dos fundos activos, conseguem bater os índices, a escolha de um indíce de fundo, pode não ser má….

  5. Mário,

    Os bancos online (e.g., best e big) dispõem dessas possibilidades diversificadas de investimento, sem grande custos.

    Acredito que as comissões de gestão dos fundos até possam ser mais elevadas, mas ainda assim talvez as vantagens sejam superiores às desvantagens.