Os fundos de investimento são uma forma prática de investir num determinado mercado (geográfico, de actividade ou de outro tipo). Neste artigo, fique a conhecer alguns cuidados a ter se decidir fazer este tipo de investimento. 

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Muitos investidores optam por este tipo de investimento pois obtêm uma exposição alargada a um mercado e, necessariamente, diminuem o risco específico.

Infelizmente há cada vez mais a tendência de perseguir rentabilidades passadas mas, como os bancos dizem, rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras. E não são mesmo.

Regra geral não há fundos com retorno “certo”, mas existem algumas dicas que pode seguir para decidir que fundo de investimento vai subscrever:

  1. Defina qual o risco que está disposto a assumir. Certos mercados, como os emergentes, são extremamente arriscados e em certos períodos pode obter significativas rentabilidades negativas.
  2. Defina bem o prazo de investimento. Se for de curta duração não opte por investimentos muito arriscados, no curto prazo têm uma volatibilidade  extremamente elevada.
  3. Escolha o mercado onde quer investir (China, América Latina, matérias-primas, ouro, etc…). Estude as notícias, faça as suas previsões económicas, “especule”. Ajuda se entender o que faz o mercado “mexer”, pelo que é preferível optar por mercados que conhece.
  4. Olhe para os fundos que investem no mercado escolhido e opte por aquele que, ao longo do tempo, se tem destacado em relação ao índice de referência. Na Morningstar consegue obter essa informação.
  5. Invista 🙂

Partilhe connosco as as suas experiências. Queremos saber! 🙂