Já ouviu certamente falar em leasing, mas sabe o que significa na prática este conceito? Sabe quais as vantagens e desvantagens do leasing? Neste artigo, fique a saber o que é o leasing, de que forma ele pode ajudar a equilibrar o orçamento familiar, bem como as suas vantagens e desvantagens.

O que é o leasing?

Na verdade, o leasing é um tipo de contrato, com uma opção de compra no final do prazo acordado, tendo sempre em conta um valor residual, que no início do compromisso escrito, é determinado e antecipado pelas partes envolvidas no negócio.  

Assim, a empresa financeira ou entidade bancária envolvida no processo, neste caso do contrato, substitui a figura do comprador para adquirir o bem junto de quem está a vender o mesmo, que será transacionado e negociado em contrato de leasing.  

Sendo que o leasing é tido, na atualidade, como uma das opções de financiamento cada vez mais requisitadas pelas empresas e por particulares, tendo na sua concepção a rapidez de resposta, o facto de ser uma opção simples e sem grandes burocracias, para além das vantagens para o cliente bancário, existem algumas recomendações que aconselhamos que se sigam, especialmente se a propriedade do bem não for, no final, pertença do titular do regime de contrato. 

Isto porque, apesar da grande facilidade em contratar um financiamento via leasing, a verdadeira poupança na hora de escolher este regime de contrato de aluguer, está na negociação que se faz do preço de aquisição do bem, devendo para isso consultar e pesquisar diversos fornecedores, para que possa negociar com mais e melhor eficácia e eficiência, pela simples razão que existem  fornecedores que, na atualidade, até já possuem o seu sistema de leasing, através de financeiras próprias que na generalidade dos casos, costumam oferecer condições de financiamento mais vantajosas do que os bancos.  

Tendo bem presente esta possibilidade, recomenda-se sempre que solicite junto de todos os fornecedores, as diferentes propostas de leasing, mantendo sempre a preocupação de todas as propostas apresentadas terem condições idênticas, para facilitar e ajudar no processo de comparação.  

Quais as vantagens do leasing?

  • Em leasing, o bem que vai ser adquirido, é financiado até 100% do valor inicial, já com todos os encargos legais incluídos ;  
  • Em regime de contrato de leasing, há lugar a isenção do imposto de selo na comissão de abertura do processo, sendo que os valores dos juros são diluídos na mensalidade a pagar; 
  • Para as empresas que optem pelo leasing, existem benefícios fiscais associados.

E quais as suas desvantagens?

  • O comprador não usufrui do direito de propriedade, enquanto a liquidação do bem não for efetuada na sua totalidade; 
  • As comissões nos contratos de leasing, são mais elevadas, caso pretenda liquidar de forma antecipada o bem adquirido;  
  • No caso, por exemplo, do leasing automóvel (o tipo de contrato mais comum), necessita sempre de fazer um seguro de danos próprios durante todo o período contratual. 

O que é o leasing automóvel?

Entenda que o leasing automóvel, é uma modalidade de financiamento a considerar, na hora de comprar uma viatura nova ou usada, com uma mensalidade que é ajustada de acordo com as suas necessidades e funções. É o chamado aluguer de longa duração, em que o proprietário do veículo, é a entidade locadora, ou seja, a entidade com a qual temos o contrato de aluguer, ficando o cliente com a opção de compra do bem que esteve a pagar durante a vigência do respetivo contrato, liquidando o valor residual que ficou estipulado no documento de contratação em regime de leasing, tornando-se assim o seu legítimo proprietário.  

O que é necessário fazer antes de avançar para o contrato de leasing?  

Depois de efetuadas e tratadas todas estas diligências , recomenda-se que consulte os bancos com base nas propostas de leasing em seu poder, prestando sobretudo atenção aos seguintes pontos : 

  • Juros e valor da renda mensal a pagar;  
  • Os custos reais com a contratação deste regime, ou seja, as comissões associadas com a contratação do financiamento; 
  • Custos a ter com o processo de abertura;  
  • Se há lugar ao pagamento de comissão por amortização antecipada antecipada e quais são;
  • Penalizações por possíveis atrasos nos pagamentos;
  • Eventuais seguros que lhe sejam exigidos e quais os custos inerentes.  

Em comparação com o crédito pessoal, será o leasing melhor opção?  

Depende sempre e varia de caso para caso. O leasing tem de ser encarado como uma alternativa viável, com procedimentos semelhantes ao financiamento através de um crédito pessoal.  

Quem pede um crédito pessoal, está a adquirir no imediato o produto ou o bem pretendido. Quem optar pelo leasing, está a pagar uma renda , onde o IVA é liquidado às prestações, sendo que só no final do contrato, assegura o direito de propriedade do bem que se pretende obter.  

Leia ainda: Leasing Imobiliário: uma alternativa ao Crédito Habitação?

Etiquetas:

leasing