Orçamento Familiar

5 regras essenciais para proteger os seus cartões em compras online

Catarina Alves de Sousa Catarina Alves de Sousa , 10 Maio 2017

Fazer compras online é cada vez mais prático e descomplicado. Se gosta de fazer compras online, mas tem algumas reservas relativamente à segurança dos seus dados e dos seus cartões de crédito online, siga e aplique as nossas dicas para poder fazer compras de forma segura na internet.

Nunca faça compras a partir de redes públicas

As redes wireless públicas, como aquelas que consegue facilmente apanhar na rua (NOS, Meo e as dos transportes públicos, Metro e Carris, por exemplo) são de evitar completamente no que diz respeito às compras online. Não faça compras online quando estiver ligado a uma rede wireless aberta, pois estas simplesmente não são seguras para esse efeito. Lembre-se de que há inúmeras pessoas ligadas a essa mesma rede ao mesmo tempo e é muito mais fácil para um hacker obter informações destas redes do que de uma rede segura e devidamente encriptada.

Não guarde informação do seu cartão de crédito em qualquer site

Mesmo que esteja a utilizar uma rede segura à internet, não vale a pena facilitar a vida aos hackers ao optar por memorizar os dados do seu cartão de crédito. Está a ver aquelas caixinhas que pode seleccionar para que um site que utiliza frequentemente para fazer compras online guarde os seus dados para que não tenha que os preencher sempre que faz compras? Não as seleccione, não memorize nada. Ter o username e a password memorizados no Ebay e no Amazon pode ser tentador, mas associado à sua conta de utilizador costuma estar um cartão de crédito, pelo que o melhor é mesmo limitar as hipóteses de alguém utilizá-lo, uma vez que muitos hackers conseguem obter os seus dados de acesso a este tipo de sites.

Se alguém conseguir alguma vez entrar numa conta sua num site de compras online, bastar-lhes-à alterar o seu email e password para que não volte a conseguir entrar na conta e, enquanto isso, os hackers poderão utilizar o seu cartão.

Mesmo que os seus dados não sejam alvo de hacking, qualquer pessoa que utilize o seu computador, poderá também ter acesso à sua conta se optar por ter os seus dados memorizados nos sites que frequenta.

Torne a ligação à internet ainda mais segura

Para além de não utilizar redes abertas para fazer compras ou transacções e de nunca memorizar as suas credenciais em sites, pode ainda tornar a sua ligação à internet mais segura aos recorrer a uma VPN (Virtual Private Network).

Segundo este artigo do site Pplware, "Quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados [...]"

Uma VPN torna a sua ligação muito mais segura e secreta, minimizando as hipóteses de ser vítima de roubo de identidade ou de cartão de crédito.

Utilize cartões virtuais

Os cartões virtuais poderão ser os seus melhores aliados quando faz compras online, não só pela segurança que conferem às transacções, como pelo seu carácter prático.

Com o MBNet, por exemplo, pode criar cartões de crédito virtuais e temporários com o limite máximo de um mês e com o limite que quiser (até um máximo definido por si na criação da sua conta MBNet). Por exemplo, se tiver que pagar 57€ por uma encomenda no Amazon, pode gerar um cartão MBNet de limite máximo de 57€. Assim saberá que nem mais um cêntimo será descontado da sua conta.
Porém, os cartões MBNet não são iguais aos cartões de crédito no que diz respeito ao pagamento do valor utilizado, pois o valor é descontado da sua conta corrente.

O serviço MBNet foi recentemente integrado na aplicação MBWay, tornado ainda mais fácil - e seguro - fazer compras online.

No caso de fazer pagamentos por transferência bancária para vendedores (no caso de compras no OLX, por exemplo) a aplicação financeira MBWay para smartphones e tablets permite-lhe fazer compras e transferências bancárias imediatas de uma forma simples e com total segurança e ainda levantamento de dinheiro sem cartão e pagamentos de serviços online.

No que diz respeito às compras online pode também utilizar o Paypal para manter os cartões de crédito dos consumidores online seguros. Ao associar o seu cartão de crédito ou débito à sua conta do PayPal, pode escolher a opção "pagar com Paypal" no checkout das suas compras online. O serviço concluirá o resto do processo, nunca partilhando as suas informações financeiras com os vendedores.

Faça actualizações

Recomendamos também que faça sempre as actualizações recomendadas pelo seu browser e pelo seu sistema operativo para a versão mais recente. Normalmente, sempre que os fabricantes detectam falhas de segurança, resolvem-nos numa nova versão, daí que devamos sempre procurar ter os nossos produtos digitais e informáticos actualizados para a versão mais recente.

Esperamos que estas dicas facilitem as suas compras online e ajudem a proteger os seus dados, tornando mais seguras e prazerosas as suas compras na internet. Se se lembrar de uma dica de segurança que não esteja neste artigo, fique à vontade de a partilhar connosco nos comentários abaixo. 🙂

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #compras online,
  • #MBNet,
  • #MBWay,
  • #pagamentos online com cartão de crédito,
  • #pagamentos online visa,
  • #pagamentos seguros online

Deixar uma resposta

6 comentários em “5 regras essenciais para proteger os seus cartões em compras online