Estar em boa forma física ou praticar um desporto seja amador ou profissional requer esforço e dedicação, tal como as suas economias. Saiba como os lemas de alguns desportistas consagrados se podem aplicar às suas finanças pessoais. 

Tal como a prática de exercício físico o início da poupança fica sempre para depois, para o dia a seguir, para o mês a seguir. Mas equilibrar as suas finanças e ficar com algumas economias ao final do mês requer o planeamento, foco e a determinação de um atleta.

Aplique os lemas de alguns atletas profissionais às suas finanças pessoais e torne-se um campeão da poupança!

“Se você falhar a preparação, você está preparado para falhar.” – Mark Spitz, nadador

Economizar exige disciplina e força de vontade. Se falhar na organização, estará preparado para não poupar.

“Eu não consigo me lembrar do último dia em que eu não treinei.” – Michael Phelps, nadador.

A poupança é como os treinos de Phelps, deve acontecer todos os dias nos pequenos e nos grandes gastos.

“Obstáculos não devem te impedir. Se você encontrar uma parede, não desista. Descubra como escalá-la.” – Michael Jordan, jogador de basquetebol.

Por vezes, os percalços acontecem e perdemos o controlo às nossas finanças. Se uma despesa extra aparecer, não desista e não perca o controlo. Se possuir alguns créditos, juntar todos num, através do crédito consolidado, pode ser uma solução viável para que lhe sobre algum dinheiro extra para algum evento inesperado.

“No basebol e nos negócios, há três tipos de pessoas: as que fazem acontecer, as que veem o que acontece e as que ficam se perguntando o que está acontecendo.” – Tommy Lasorda, jogador de basebol.

Tal como no basebol também há vários tipos de pessoas no que diz respeito às finanças pessoais: os que controlam os seus gastos e as suas receitas, os que vão controlando as suas finanças pessoais mas não conseguem economizar e os que se perguntam todos os meses o que aconteceu ao seu dinheiro. Seja qual for o seu perfil o Boonzi pode ajudá-lo a saber para onde está a ir cada cêntimo do seu dinheiro, mostrando-lhe mapas detalhados, gráficos por categoria e/ou entidades, por exemplo. O Bonzi ajuda-o a controlar o seu dinheiro e a criar as suas economias.

“Nunca faça algo para satisfazer outra pessoa. Trabalhe nos seus projetos com prazer.” – Peggy Fleming, patinadora artística.

Não se deixe levar por todos os seus impulsos consumistas, por aquele jantar não planeado com os amigos ou a compra de determinado artigo porque um familiar recomendou. Troque o jantar por um café e investigue os preços de todos os artigos que compra. Encare as suas finanças pessoais como um projeto e dedique-se a encontrar a melhor forma de as equilibrar e de aumentar as suas economias.

“Dê sempre o melhor de si. Trabalhe com 100% da sua capacidade. Mas não se esqueça de se divertir. Às vezes, nós nos focamos tanto que esquecemos que começamos tudo aquilo por amor. Quando isso acontece, o esforço não vale mais a pena.” – Allyson Felix, corredora.

Ter as finanças equilibradas e poupar é bom, mas não deixe de se mimar de vez em quando. Para além do fundo de emergência, pode ter outros objetivos para a sua poupança, uma viagem, remodelar a casa ou pequenos projetos. Com um objetivo definido, mesmo sendo um mimo, conseguirá mais facilmente controlar as suas finanças e evitar as pequenas compras por impulso do dia a dia.

 “Seus desafios são semelhantes à criação de uma fogueira. Você deve ir acumulando combustível e lenha. Acenda o fogo só no fim. Guarde o melhor para o final” – Mia Hamm, jogadora de futebol.

Poupar é um desafio e nem sempre acontece com a rapidez que desejaríamos, no entanto é importante que não desista e que a vá alimentando dia a dia, gesto a gesto. No final, terá o folga financeira para uma emergência ou para aquele mimo com que tanto sonha.

“Tudo é possível desde que você dedique seu tempo, seu corpo e sua mente.” – Michael Phelps, nadador.

Ter uma vida financeira saudável é possível. Lembre-se que todas ações do dia a dia contam. Dedique-se, planeie, orçamente e colha os frutos do seu esforço mais tarde.

 

Traçar um plano para as suas finanças pessoais pode parecer, muitas vezes, uma interminável maratona, mas traz sempre benefícios para a sua carteira. Partilhe connosco o seu lema de poupança.:)