Os depósitos a prazo são um dos produtos de poupança mais populares em Portugal. Infelizmente, muitas pessoas não percebem o que são depósitos a prazo e acabam por contratar depósitos a prazo que não vão de encontro aos seus objetivos. Neste artigo vamos responder à pergunta: Será que os depósitos a prazo valem a pena?

Quer emprestar dinheiro ao seu banco?

Ao fazer um depósito a prazo está a emprestar dinheiro ao seu banco. Está a fazer um contrato em que se torna o credor do seu banco, com todas as consequências que daí advêm (na pior das hipóteses poderá perder parte do valor depositado).

Para emprestar tem de ser compensado por isso

dinheiro

Em finanças existe uma relação imediata entre o risco e o retorno. Existe outra relação que nos diz que para corrermos risco temos de ser compensados. Na realidade, quem empresta dinheiro ao banco tem de ser compensado por isso (inversamente, quando o banco nos empresta dinheiro temos de pagar juros).

Infelizmente, as taxas de juro praticadas atualmente acabam por não compensar. Algumas propostas são também elas insultuosas. Há bancos que simplesmente não querem o nosso dinheiro ou querendo, não querem pagar por ele. Não se deixe “enganar” pelas taxas promocionais com taxas muito atraentes, mas que apenas duram por 3 ou 6 meses.

Se o seu desejo é fazer depósitos a prazo sugerimos que pesquise diferentes alternativas e que procure negociar uma subida de taxas de juro. Não se contente com a primeira proposta que lhe é apresentada. Se optar mesmo pelos depósitos a prazo, consulte aqui a nossa lista de Melhores Depósitos a Prazo.

Compare alternativas e conheça outros produtos

Referimos anteriormente que, para emprestarmos dinheiro, temos de ser compensados. A compensação está associada ao risco que corremos. Na prática, ao corrermos mais risco temos de exigir mais retorno. Simples?

Se é assim tão simples, como justificamos preferir depósitos a prazo a outros produtos com menos risco e mais retorno como sejam os certificados de aforro? Talvez por desconhecimento. Talvez pela comodidade de fazer os depósitos a prazo online (apesar de podermos também subscrever certificados de aforro na internet).

Podemos referir os certificados de aforro ou outros produtos. No entanto, o que queremos mesmo reforçar é a importância de conhecer alternativas, porque existem. Podem não nos prometer muito mais retorno, mas pelo menos proporcionam um pouco mais de retorno e menos risco.

Produtos menos convencionais

crédito-habitação-para-compra-de-imovel-para-arrendamento

Se tem uma capacidade financeira mais elevada e se está indeciso sobre o que fazer ao seu capital, por que não avaliar outras alternativas como a compra de imóveis para arrendamento? O fator positivo da compra de imóveis é que tem uma garantia real, que terá sempre valor (mesmo que a casa desvalorize). Adicionalmente, a compra de casa com crédito habitação possibilita ter financiamento com prazos muito alargados e taxas de juro muito reduzidas. Assim, alavanca os seus retornos ao mesmo tempo que tem um custo financeiro muito baixo.

Conclusão

Atualmente nem mesmo os melhores depósitos a prazo do mercado compensam. Simplesmente não vale a pena fazer depósitos a prazo e existem outras alternativas. Umas mais imediatas, outras que exigem mais estudo e análise. Mas é possível ganhar dinheiro com as suas poupanças.