Poupança

Saldos: 8 dicas para manter as suas finanças pessoais saudáveis

Sofia Serrano Sofia Serrano , 27 Junho 2017 | 1 Comentários
Os saldos são ideais para algumas compras mais dispendiosas, mas se cedermos ao impulso de comprar tudo o que está com descontos também podem revelar-se desastrosos para as nossas finanças pessoais. Saiba como manter o seu orçamento saudável na altura dos saldos.Muitas pessoas esperam pelos saldos para comprarem determinados artigos com um preço mais em conta. Um casaco, uns sapatos ou mesmo um móvel ou um electrodoméstico. Contudo, entusiasmados com os preços e descontos, acabamos por fazer algumas compras menos racionais e mais emotivas.Se por um lado este é um momento de boas oportunidades, também é um convite às compras impulsivas e desnecessárias, o que pode comprometer as suas finanças durante algum tempo.

Assim, conheça as 8 formas de manter as suas finanças pessoais equilibradas.

1.Faça uma arrumação geral.

Antes de partir em busca de algum artigo nos saldos garanta que precisa mesmo dele antes de o comprar. Faça uma limpeza geral aos armários, guarda-roupas e prateleiras. Provavelmente vai descobrir algumas peças de roupa que pode reutilizar ou que libertou algum espaço num armário e já não precisa de comprar outro. Feita esta limpeza, equacione o que pensava comprar e faça um lista do que realmente precisa.

2. Faça um orçamento.

Esta é uma regra de ouro aqui no Doutor Finanças. Tal como em todas as compras que faz deve estabelecer um limite para o que pretende gastar durante os saldos. Esta é também uma forma de priorizar as suas compras, pois com um limite definido será mais difícil cair na tentação de comprar coisas que não precisa.

3. Antes de sair de casa compare os preços dos artigos.

Pesquise cada artigo que quer comprar e compare preços entre as diferentes lojas. O site Kuantokusta.pt é uma ótima ferramenta para esta tarefa. Se deixar para o momento em que estiver a fazer as compras, existe a probabilidade de não conseguir visitar todas a lojas e não trazer a melhor opção.

4. Verifique os artigos.

Quer vá comprar uma peça de roupa ou um móvel para a casa, inspecione cada detalhe dos artigos. Principalmente em época de saldos existe muito movimento e alguma confusão o que pode por vezes danificar as peças que pretende comprar.

6. Pague em Dinheiro.

Levante o dinheiro que pretende gastar e deixe o cartão de crédito em casa. Esta é outra forma de o impedir de fazer as compras por impulso.

7. Não compre apenas pelo preço.

Não compre coisas apenas por serem baratas. Não se esqueça que o barato, por vezes, sai caro. Evite surpresas futuras e avalie também a qualidade dos artigos que pretende comprar. No momento da compra, avalie se o desconto vale a pena, em função da qualidade e durabilidade dos artigos.

8. Utilize o Boonzi.

O Boonzi pode ajudá-lo a gerir o seu orçamento. Ao registar as despesas que pretende fazer, fique logo a saber quanto dinheiro lhe vai sobrar para fazer face às despesas e para o resto do mês. Consulte ainda o artigo "Como controlar as compras por impulso com o Boonzi" e saiba como esta ferramenta pode ser útil.

5. Guarde as faturas.

Guarde as suas faturas para efeitos de IRS. Com o Boonzi poderá também digitalizá-las e guardá-las. Desta forma,  saberá que nunca perde as suas faturas.Os saldos são uma boa oportunidade de fazer bons negócios. Aproveite-os, mas não deixe que estes lhe estraguem as contas. 🙂 
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #poupar nos saldos,
  • #resistir aos saldos,
  • #saldos,
  • #saldos quando começam

Deixar uma resposta

Um comentário em “Saldos: 8 dicas para manter as suas finanças pessoais saudáveis