Navegar o mundo dos seguros de saúde nem sempre é simples. Compreender as diferentes propostas pode ser desafiante, sobretudo quando não se está familiarizado com alguns dos termos mais usados.
Em 2024, o número de pessoas cobertas por um seguro de saúde foi superior a quatro milhões, um aumento de 3,6% face 2023, de acordo com o Observatório dos Seguros de Saúde, publicado pela ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
Este crescimento tem sido consistente ao longo dos últimos anos, o que reforça a importância de conhecer bem os conceitos associados aos seguros de saúde. Para ajudar, preparámos um glossário que explica os principais termos e facilita a leitura das apólices e propostas.
Acidente
Acontecimento fortuito, súbito e anormal, devido a causa exterior e alheia à vontade da Pessoa Segura e
que nesta origine lesões corporais, clínica e objetivamente comprovadas, suscetíveis de acionar as coberturas do contrato.
Agregado familiar
Conjunto das pessoas identificadas nas Condições Particulares, constituído pelo tomador do seguro ou pela pessoa segura, o seu cônjuge ou pessoa que com ele viva em união de facto, e os descendentes menores e solteiros. Em alguns casos, os descendentes podem ser maiores de idade, desde que ainda estejam a estudar.
Apólice
Documento contratual que formaliza o contrato de seguro e onde constam as condições gerais, especiais e particulares. Define o que está incluído, o que está excluído, os limites de cobertura e os direitos e deveres do tomador do seguro, da pessoa segura e do segurador.
Assistência ambulatória
Cirurgias de clínica geral e especialidade, exames e pequenas cirurgias realizadas em consultório. São atos médicos que não exigem internamento.
Ato médico
Cada ato praticado por um médico num hospital ou clínica. Num só momento podem ser praticados vários atos médicos, como vários exames ou um exame e um tratamento, por exemplo.
Capital seguro
Representa o valor máximo da prestação a pagar pelo segurador por sinistro ou anuidade de seguro, consoante o que esteja estabelecido no contrato.
Por exemplo, se a assistência ambulatória tiver um capital seguro de mil euros, significa que o segurador cobre as despesas válidas até ao limite anual de mil euros. Assim que a pessoa atinge este valor, tem de pagar as restantes consultas ou exames na totalidade. Em alguns casos, o capital seguro não é expresso em euros, mas sim em número de consultas e exames.
Cobertura
É a designação de cada uma das proteções contratadas no seguro de saúde. Por exemplo, assistência ambulatória é uma cobertura, hospitalização é outra e parto outra. Cada uma terá capitais seguros diferentes e, eventualmente, períodos de carência distintos.
Comparticipação
É a parte das despesas médicas que fica a cargo do segurador.
Copagamento
É a parte das despesas médicas que fica a carga da pessoa segura.
Despesa médica
Custo resultante de atos médicos, tratamentos, exames ou medicamentos relacionados com a saúde da pessoa segura.
Doença
Toda a alteração involuntária do estado de saúde, não causada por acidente e que pode ser comprovada por diagnóstico médico.
Doença crónica
É a doença que persiste por mais de 6 meses e que não se resolve num curto espaço de tempo.
Doença preexistente
É um problema de saúde que já existia antes de contratar o seguro. Estas doenças podem não estar cobertas pelo contrato de seguro ou ter limitações.
Doença súbita
Doença manifestada após o início do Contrato que exija, no momento em que se manifesta pela primeira vez, cuidados de urgência em hospital ou clínica, em regime de ambulatório ou internamento.
Especialidade
É uma área específica da medicina, como dermatologia, cardiologia, oftalmologia ou estomatologia.
Estomatologia
É a área médica focada na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da boca e do sistema dentário. Regra geral esta cobertura não está incluída nas opções mais baratas dos seguros de saúde. Mesmo nas opções mais caras e com mais coberturas, a de estomatologia é, algumas vezes, apenas opcional, encarecendo o valor do seguro quando é escolhida.
Exclusões
Situações, tratamentos ou riscos que não estão abrangidos pelo seguro de saúde. As exclusões estão descritas nas condições gerais.
