Há momentos em que, por falta de condições financeiras ou porque se está a poupar para algo no futuro, não é possível gastar dinheiro com férias. Este sacrifício pode, no entanto, tornar-se mais desafiante no caso de famílias com filhos que, apesar das restrições no orçamento, pretendem proporcionar bons momentos de diversão aos mais pequenos.
Na realidade, uma coisa não impede a outra. A pensar nestes casos, elaborámos uma lista de ideias de atividades para fazer com as crianças, sem gastar um cêntimo.
Praia e praia fluvial
Em Portugal, ao contrário do que acontece noutros países, todas as praias são públicas. Quer isto dizer que são grátis, pelo que só terá de desembolsar algum dinheiro na deslocação. Os custos, naturalmente, vão depender do meio de transporte escolhido e da distância até à praia.
Caso more mais próximo do interior, pode ainda optar por uma praia fluvial. São muitos os municípios que contam com este tipo de oferta, ainda que nem todas sejam facilmente acessíveis.
As praias fluviais de Portugal e as respetivas zonas balneares são avaliadas por três programas com diferentes critérios de avaliação. O programa Bandeira Azul, o programa Praia Acessível Para Todos e o galardão Praia com Qualidade de Ouro.
Uma praia com o selo Praia Acessível para Todos é a mais inclusiva, na medida em que garante acessos sanitários, estacionamento e equipamentos adaptados.
Leia ainda: Restrições na praia: Sabe o que pode ou não fazer?
Parques e zonas verdes
Em alternativa às praias, pode sempre optar por zonas verdes, muitas como espaços de diversão para crianças. Em Lisboa pode sempre ir ao Parque Ecológico de Monsanto.
Já no Porto pode perder-se nos encantos da Quinta do Covelo, onde irá encontrar um parque infantil completo (túnel, baloiços, redes), mesas de piquenique e centro de educação ambiental . Mas estas são apenas algumas sugestões.
Se os seus filhos gostarem de interações com animais, também pode deslocar-se à quinta dos Olivais em Lisboa. Porém, lembre-se de verificar que existem vagas para o dia que escolher.
Experiências culturais
Iniciar os filhos na cultura não tem de ser caro. Pelo contrário, até pode ser grátis, desde que a sua visita seja marcada com alguma antecedência. Para tal deixamos algumas sugestões.
Lisboa
- MAAT: Este museu oferece entrada gratuita no 1.º domingo de cada mês, com atividades lúdicas e criativas.
- Museu da Marioneta: Um divertido mergulho no universo das marionetas. Entrada grátis aos domingos e feriados até às 14h.
- Museu da Carris: Um espaço dedicado aos transportes com passeios virtuais no elétrico 28 – ideal para crianças curiosas.
Porto
- Museu Nacional Soares dos Reis: Um palácio com arte clássica e contemporânea; usualmente gratuito aos domingos e em dias escolhidos pelos residentes.
- Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio: Dedicada à arte moderna.
Mas estas são apenas algumas sugestões. Por todo o país, há uma série de espaços que pode visitar com os seus filhos, sem pagar um cêntimo.
Lembre-se ainda que, em Portugal, se apresentar o NIF e cartão de cidadão, pode visitar 37 museus, monumentos e palácios gratuitamente em 52 dias à escolha por ano — em qualquer dia da semana, incluindo feriados. Pode consultar a lista completa de espaços abrangidos por esta medida aqui.
Leia ainda: Visitas a museus e monumentos gratuitas alargadas a 52 dias
Procure atividades gratuitas
Hoje em dia são muitas as câmaras municipais e entidades privadas que oferecem atividades gratuitas durante o verão, como yhoga ao ar livre ou ginástica. Porque não optar por algo assim?
Verifique no site da sua Câmara Municipal as atividades disponíveis e parta à aventura!
E porque não ‘construir’ uma atividade?
Mais do que o que fazer, as crianças gostam de aproveitar o tempo com quem mais amam, por mais simples que seja a atividade. Assim sendo, porque não organizar uma atividade com eles?
Fique em casa e opte por um karaoke ou um jogo de tabuleiro. Lá fora, pode sempre jogar futebol e outros desportos em parques municipais.
E porque não organizar uma caça ao tesouro para os filhos dentro do seu bairro? Esta é uma atividade que pode durar um dia inteiro e que pode tornar-se ainda mais intensa se convidar os amigos do seu filho e respetivos pais.