Bem-estar

Dicas para ajudar a poupar nas férias de verão

Já planeou as suas férias? Neste artigo, deixamos-lhe dicas que o vão ajudar a poupar nas férias de verão sem comprometer o divertimento.

Bem-estar

Dicas para ajudar a poupar nas férias de verão

Já planeou as suas férias? Neste artigo, deixamos-lhe dicas que o vão ajudar a poupar nas férias de verão sem comprometer o divertimento.

Estamos já naquela altura do ano em que se torna impossível não começar a pensar e a planear as férias de verão. Bem sabemos que o grande segredo da poupança está no planeamento antecipado por isso, neste artigo, deixamos-lhe algumas dicas essenciais para que possa poupar nas férias de verão, sem comprometer o merecido descanso e o divertimento em família.

Na preparação das férias

Defina o seu orçamento e respeite-o

Este vai ser o seu ponto de partida e é, provavelmente, a dica mais importante de todas. É necessário, para o sucesso das suas finanças pessoais, que defina um orçamento realista e de acordo com as suas possibilidades. Não conte apenas com o subsídio de férias pois, muitas vezes, este rendimento extra serve para compensar e equilibrar despesas adicionais, que não têm necessariamente que ver com lazer. Tente antecipar esta possibilidade e opte por uma pequena poupança constante nos meses anteriores às suas férias. 

Leia ainda: Regras de poupança

Assegure-se que encontra os preços mais vantajosos on-line

Sabemos que, hoje em dia, a pesquisa on-line é a mais frequente. Já lhe aconteceu estar a pesquisar o preço de um voo e, no dia seguinte, voltar a fazer a mesma pesquisa e descobrir que o preço desse voo subiu? Todos os websites utilizam cookies, que armazenam informação relacionada com as preferências de navegação de um utilizador, de forma a melhorá-la. Contudo, considere a possibilidade de estes mesmos cookies poderem ser usados para criar a sensação de emergência na compra, aumentando os preços. De modo a garantir que consegue encontrar sempre as melhores condições on-line, pode experimentar fazer a pesquisa em modo anónimo.

Da mesma forma, ao utilizar um website comparador de preços e em caso de dúvida perante as condições oferecidas, é possível fazer a reserva direta com a marca ou companhia em questão pois, muitas vezes, estas dão a garantia da melhor tarifa no mercado.   

Divida despesas de alojamento  

Opte por soluções de alojamento mais económicas (por exemplo o Airbnb) e, se possível, considere dividir os custos com amigos ou familiares. Escolha também um local que lhe permita cozinhar as suas próprias refeições, se necessário. Quanto maior for a sua família, mais vai sentir o quanto consegue poupar com este pequeno gesto.

Pode também optar por fazer uma troca de casa, por exemplo, através do website Home Exchange. As trocas de casa permitem-lhe procurar casas nos destinos que lhe interessam e fazer um pedido de troca. Pode ser uma ótima janela de oportunidade para poupar nas férias de verão.

Ler mais: 5 cuidados a ter em reservas de alojamento no Airbnb

Na viagem

Divirta-se em casa

Num cenário epidemiológico ainda muito cauteloso, junte o útil ao agradável e opte por ficar num sítio que lhe permita ter alguma diversão em casa, poupar dinheiro e resguardar-se. Quando estiver a escolher o tipo de alojamento, considere uma casa com piscina ou com jardim que lhe permita dar alguns mergulhos ou fazer churrascadas e piqueniques no exterior. Aproveite o tempo em família e entre amigos e divirta-se com jogos de tabuleiro, prepare um jantar internacional, faça uma noite de cinema temática, um baile de máscaras ou um jantar de natal tropical. Dê asas à sua imaginação! 

Seja um turista no seu próprio país

Este ano, escolha Portugal como destino. Para além de ajudar a economia portuguesa, poderá poupar significativamente nas despesas de deslocação (se, claro está, optar por destinos mais próximos). Considere levar bicicletas ou alugá-las no destino. Use este meio de transporte durante as férias e poupe assim também no combustível. A sua carteira agradece e, certamente, o ambiente também.

Quando estiver a escolher o alojamento, tente perceber o que poderá ser mais vantajoso: escolher um local central – ainda que ligeiramente mais caro – que lhe permite fazer tudo o que precisa a pé, prescindindo por completo do carro, ou o cenário oposto. Pode compensar pagar ligeiramente mais pela estadia se, durante todo o período de férias, conseguir abdicar por completo do seu carro.

Ler mais: 5 destinos de luxo e económicos em Portugal para este verão

Utilize sites de cupões de desconto

Se vai de férias e deseja quebrar a rotina dos dias passados na praia, há inúmeras atividades e locais pelos quais pode optar: parques aquáticos, jardins zoológicos, passeio a cavalo, de barco, aulas de surf, etc. Tudo dependerá do destino que escolher mas, se quer fazer uma atividade diferente e, mesmo assim, conseguir poupar nas férias de verão, sugerimos que explore alguns websites que oferecem centenas de cupões de descontos em atividades de lazer:  Odisseias, Voucher Sapo, Top Descontos ou Mygon.

No regresso

Separe as despesas

Se optar por seguir umas das nossas recomendações acima e viajar com amigos ou com outra família, não se esqueça de dividir as contas no final da viagem. Durante as férias é natural que diferentes custos se vão acumulando, que diferentes pessoas vão assumindo as despesas do momento e que, a certa altura, o cálculo possa ser complexo. Se já não se lembra se a conta daquele jantar deve ser dividida equitativamente por todos ou se as bebidas são à parte, ou se deve incluir no cálculo a gorjeta que deixou ao empregado de balcão, não se preocupe. Existem algumas aplicações de fácil utilização que o ajudam a assegurar que todos colaboram com os custos que lhes são devidos. Deixamos aqui a sugestão de algumas aplicações às quais pode recorrer: Splitwise, Billr, Divvy e Venmo. A app Splitwise é gratuita e está disponível para sistemas operativos IOS e Android.

Comece a poupar para a sua viagem seguinte

Não espere pelo próximo prémio ou subsídio de férias e comece de imediato a poupar para as férias de verão do ano seguinte ou para a sua próxima viagem. Ocasionalmente, vá abdicando de pequenos luxos quotidianos e faça um novo pé de meia. Com pequenas poupanças que, à primeira vista, podem parecer simbólicas, ficará muito mais fácil riscar o próximo destino da sua lista de desejos. 

Ler mais: Economia doméstica: estratégias para poupar no dia a dia

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido