Vida e família

Verão de 2020: Que cuidados ter para aproveitar as férias em segurança

Saiba que cuidados deve ter e que informações deve procurar para aproveitar as suas férias de verão de 2020 em segurança e sem preocupações.

Natacha Figueiredo Natacha Figueiredo , 1 Julho 2020

Dado o contexto atual da pandemia do Covid-19, as férias de verão de 2020 não vão ser como muitos portugueses tinham planeado. No entanto, isso não quer dizer que não possa desfrutar do melhor que o nosso país tem para oferecer. Mas para que tal aconteça é necessário adotar alguns cuidados e estar informado sobre algumas medidas, que vão permitir ter a segurança necessária que estes novos tempos requerem.

E para o ajudar a saber que cuidados deve ter para aproveitar as suas férias em segurança, vamos abordar algumas das principais regras em vigor. Pode ainda ficar a saber, que informações deve pedir antes de reservar as suas férias, os cuidados a ter antes de ir à praia e quais as novas regras para aproveitar a época balnear em segurança.

Ler mais: Férias em tempo de pandemia: Prós e contras dos tipos de alojamento

quarto de hotel em tons de azul

Veja as condições em agências de viagens e as políticas de cancelamento

Se costuma marcar as suas férias através de agências de viagens, este ano deve ter especial atenção a todas as condições e políticas de cancelamento. É fundamental que se informe com antecedência sobre todas as condições e políticas devido à pandemia do covid-19. Atualmente existe a possibilidade de acontecerem imprevistos que não são da responsabilidade dos clientes, mas também podem não ser da agência de viagens ou do alojamento, sendo importante perceber que direitos estão garantidos perante tais situações.

Procure o símbolo do "clean & safe" do Turismo de Portugal

Até ao final de abril de 2021, pode saber através do selo "Clean & Safe", disponibilizado pelo Turismo de Portugal, que o empreendimento turístico, alojamento local, empresa de animação ou agências de viagens está a assegurar a higienização necessária e todos os procedimentos estabelecidos pela DGS, de forma a evitar riscos de contágio.

Por isso, este ano é aconselhável que ao escolher o local onde vai repousar e restaurar energias nas suas férias de verão tenha em consideração a existência deste selo. Embora os empreendimentos e alojamentos turísticos não tenham obrigação de o ter, a existência do mesmo é uma forma simples de identificar que estão a ser garantidos os cuidados necessários para passar as suas férias em segurança.

Aproveite o território nacional nas suas férias de verão de 2020

Mesmo com algumas companhias aéreas a retomar a sua atividade e as fronteiras terrestres a abrir com data marcada de reabertura, este ano o Governo pediu aos portugueses para planearem as suas férias de verão de 2020 dentro do nosso país.

Para os amantes de praia, Portugal conta com 850 quilómetros de maravilhosas praias banhadas pelo oceano Atlântico. Já quem prefere passar as suas férias no interior, são vários os locais repletos de história e cultura que pode encontrar de norte a sul do país. Nas regiões autónomas existem alguns programas que entraram em vigor para promoverem o turismo local. Por exemplo, o Governo dos Açores vai apoiar, com um valor que pode chegar até aos 150 euros, os açorianos que pretendam desfrutar das suas férias em outras ilhas fora da sua residência.

A verdade é que opções não faltam para passar umas ótimas férias no nosso país, independentemente do tipo de férias que gosta de fazer. Lembre-se que para além disso, estará a contribuir para a nossa economia e para a subsistência de muitos negócios que vivem do turismo em Portugal.

Nota: Caso pretenda mais informações sobre o apoio em vigor nos Açores, deve consultar as condições do programa Viver Açores no site oficial do governo.

Ler mais: Férias: que perguntas tem de fazer antes de reservar o seu alojamento

mosteiro do crato, alentejo, portugal

Se reservar casas fale com os donos sobre as questões de higiene

São muitos os alojamentos locais que já detêm o selo "Clean & Safe" que referimos anteriormente. No entanto, se pretende alugar uma casa ou reservar um alojamento no Airbnb é aconselhável falar com os proprietários sobre as questões de higiene e segurança do local.

Tente perceber que tipo de higienização é feita no local, bem como os cuidados de higiene e desinfeção das superfícies e objetos que se encontram no alojamento. Pode ainda questionar se os proprietários fornecem alguns produtos de desinfeção para ir mantendo a higiene do espaço durante a sua estadia.

Se ainda não foi à praia não se esqueça que existem novas regras

No contexto da pandemia por Covid-19 e com base no Decreto-Lei n.º 24/2020, de 25 de maio, foi criado um manual com as linhas orientadoras para a ocupação e utilização das praias na época balnear de 2020. Este manual estabelece diversas linhas orientadoras para os municípios, entidades concessionárias, comércio, restauração, e utentes. Para além das medidas de higiene e segurança indicadas pela DGS, todos os utentes que pretendem desfrutar da praia devem seguir as seguintes regras:

  • Informar-se antecipadamente sobre a lotação da praia onde pretende ir, o que pode consultar através do Info Praia;
  • Confirmar a afluência antes de sair de casa, dando prioridade às praias com pouca ocupação sinalizadas a verde. A sinalização a amarelo corresponde a uma ocupação elevada,tendo uma utilização de um a dois terços da mesma. Já no caso de encontrar a praia pretendida com a sinalização a vermelho, significa que esta tem a lotação máxima preenchida. Neste caso deve deslocar-se a outra praia que ainda não tenha a sua lotação plena.
  • No acesso à praia deve usar sempre calçado e circular sempre pela direita, seguindo as indicações que possam existir no chão. É essencial que seja sempre mantida a distância de 1 metro e meio dos outros utentes, sempre que estes não estejam inseridos no mesmo grupo.
  • A distância de um metro e meio dos outros utentes deve ser mantida na praia, à beira-mar e dentro de água;
  • Os chapéus de sol devem estar afastados a uma distância mínima de 3 metros dos chapéus de sol de outros utentes que se encontrem sozinhos ou em grupo;
  • Sempre que existirem corredores de circulação as deslocações nessas zonas devem ser realizadas dentro dos mesmos, evitando as circulações aleatórias em áreas que estão ocupadas.

As mesmas regras são aplicadas nas idas a piscinas ao ar livre durante as férias de verão de 2020.

imagem de uma praia vista de cima

Maioria das atividades de grupo na praia estão proibidas

De forma a evitar o contacto físico e a manter a distância de segurança, este ano não vão ser permitidas as atividades de natureza desportiva, massagens e atividades similares na zona balnear das praias que envolvam duas ou mais pessoas.

No caso das aulas promovidas por escolas, instrutores de surf ou desportos similares estas são permitidas. No entanto, para que tal seja possível deve ser respeitado o número máximo de 5 participantes por instrutor e o distanciamento físico de 1 metro e meio entre participantes.

Já em relação à prática de atividades náuticas individuais, as mesmas são permitidas desde que sejam cumpridas as regras em vigor. As principais regras e orientações são as mais comuns, como o distanciamento de segurança, etiqueta respiratória, higienização das mãos e de limpeza e desinfeção de superfícies definidas pela Direção Geral de Saúde.

Sempre que quiser ir à praia nas suas férias de verão de 2020 não se esqueça de consultar o InfoPraia

Uma das boas práticas a adotar este ano antes de ir à praia é consultar a afluência da mesma antes de sair de casa. Pode assim usar a App InfoPraia. Também pode consultar o site InfoPraia, caso não pretenda descarregar a aplicação.

Seja através da aplicação ou do site, os utilizadores podem aceder a informação atualizada sobre as praias pretendidas. Para além disso é possível definir as suas praias favoritas, ter acesso às direções até às mesmas, saber a previsão meteorológica, estar informado sobre os galardões atribuídos, equipamentos e serviços no local e até ser notificado sobre as últimas análises da qualidade da água balnear.

Já no que diz respeito à lotação dê sempre prioridade às praias que constam com uma ocupação baixa, que corresponde a utilização até um terço. Como referimos anteriormente, este tipo de lotação é sempre assinalado a verde. Se pretender ter uma noção sobre a lotação máxima de cada praia de norte a sul do país, pode consultar o site da Agência Portuguesa do Ambiente e ter acesso à lista de lotação das praias consoante a região pretendida.

Para sua segurança e dos restantes utentes siga as recomendações da DGS para a frequência dos espaços e à saída da praia

De forma a garantir a sua segurança e a de todos aqueles que frequentam as praias portuguesas é essencial que continue a seguir todas as recomendações da DGS. Por isso mantenha o distanciamento físico de segurança, faça uma limpeza frequente das mãos, siga a etiqueta respiratória e utilize sempre máscara quando tal for obrigatório.

Sempre que se dirigir a um bar de praia ou à restauração não se esqueça que é obrigatório o uso de calçado e cumprir todas as normas de higienização e segurança. Já antes de sair da praia é fundamental que não deixe lixo na mesma. Estes resíduos devem ser bem acondicionados e colocados nos respetivos contentores. Lembre-se que as máscaras e luvas devem ser sempre colocadas nos contentores de lixo indiferenciados.

Ler mais: Covid-19: Que regras têm de ser cumpridas pelos hóteis?

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)