Vida e família

Férias em tempos de pandemia: Prós e contras dos tipos de alojamento

Após mais de dois meses de confinamento devido ao coronavírus, começa a procura pelo alojamento ideal. Quais os prós e contras de cada alojamento?

O verão está aí à porta e à medida que as restrições vão sendo levantadas pelo Governo, alguns portugueses começam a pensar nas suas férias.  

Depois de dois meses de confinamento devido à propagação do novo coronavírus, começa a procura pelo alojamento ideal para uns dias de descanso sem sair do país.  

As opções são várias: ir para um hotel, alugar um apartamento ou optar pelo turismo rural? Numa altura em que os cuidados a ter ainda são muitos, há aspetos a ponderar. Neste artigo, vamos analisar os prós e os contras de cada tipo de alojamento, para o ajudar na hora de marcar férias.  

Uma coisa é certa: máscaras e gel desinfetante são dois essenciais que deve levar na sua mala, independentemente do destino.  

Leia ainda: Marcar férias: 14 questões para o ajudar

Ficar hospedado em hotel

O hotel é o tipo de alojamento ideal para aqueles que pretendem relaxar ao máximo. Dependendo do tipo de regime escolhido, muitos dos que optam por este tipo de estabelecimento procuram não ter preocupações com a preparação das refeições.  

Estando hospedado num hotel não tem de se preocupar com a arrumação e limpeza do seu quarto, tal como com a preparação de refeições. A grande vantagem deste tipo de alojamento tem a ver com a comodidade.  

Contudo, não se pode esquecer de todos os cuidados que muito provavelmente terá de ter ao circular pelos espaços comuns do hotel. O uso de máscara deve ser requerido nesses locais, assim como a recorrente higienização das mãos e o distanciamento social.  

De acordo com Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), nenhum hotel vai ter a total capacidade disponível. Ou seja, as unidades hoteleiras não vão estar lotadas, havendo assim menos hóspedes. E ainda, são muitos os que estão a aderir ao selo Clean & Safe, do Turismo de Portugal. Este selo implica que os estabelecimentos implementem um protocolo que garanta o cumprimento das medidas de higiene e segurança de acordo com as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS).  

Ficar hospedado em hotel pode ser mais confortável, mas será também mais caro. O preço das estadias é, por norma, mais elevado. 

Alugar um apartamento

Optar por alugar um apartamento é uma alternativa à estadia em hotel. Neste caso, pode ser mais fácil lidar com as medidas de segurança e higiene recomendadas pela DGS. Apesar de poder ter de se cruzar com outras pessoas, não tem de partilhar tantos espaços comuns como numa unidade hoteleira.  

Se houver piscina, saiba que em alguns casos, os condomínios têm optado por encerrar este espaço de modo a evitar a proximidade entre as pessoas. É importante confirmar todos os detalhes antes de marcar o aluguer, para que não tenha surpresas. 

Arrendar um apartamento costuma sair mais barato do que a estadia num hotel. No entanto, as refeições vão ficar todas a seu cargo. Assim, para conseguir fazer uma comparação a nível de gastos deve sempre incluir as compras em supermercado ou refeições em restaurantes.  

Leia ainda: Como a marcação de férias pode ajudar a equilibrar as finanças

Alojamento em turismo rural

O alojamento em turismo rural é outra opção para uns dias de descanso. Este tipo de alojamento caracteriza-se por ser um espaço mais pequeno e ter menos pessoas, pelo que é uma vantagem em tempos de pandemia.

Em turismo rural, as casas estão, por norma, mais isoladas, o que é benéfico no que diz respeito ao distanciamento social.

Os preços vão variar consoante as comodidades e há casas para todos os gostos. Com ou sem piscina, com ou sem refeições incluídas, etc. Terá de perceber que tipo de férias pretende ter e escolher consoante as suas necessidades.

Além disso, muitos destes alojamentos estão também a aderir ao selo Clean & Safe, garantindo assim que todas as medidas de higiene e segurança são cumpridas.

Assim, antes de marcar os seus dias de descanso, pondere sobre as suas preferências. Mas, não se esqueça,  higiene, limpeza e segurança devem ser as palavras de ordem para as férias deste ano.

Leia ainda: A sua viagem foi cancelada? Saiba se tem direito ao reembolso

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

2 comentários em “Férias em tempos de pandemia: Prós e contras dos tipos de alojamento