Bem-estar

O que deve ter em consideração se quiser alugar uma autocaravana

Se está a pensar alugar uma autocaravana para as suas férias, fique a conhecer alguns aspetos a ter em consideração antes de se fazer à estrada.

Natacha Figueiredo Natacha Figueiredo , 14 Agosto 2020

Alugar uma autocaravana para as férias é cada vez mais uma opção colocada em cima da mesa por muitas famílias. Para além da possibilidade de ter acesso a várias comodidades e equipamentos, uma autocaravana oferece uma enorme liberdade para explorar vários destinos. Atualmente, existem diversos modelos deste tipo de veículos, e muitos deles são autênticas casas sobre rodas.

No entanto, se nunca viajou ou alugou uma autocaravana é essencial estar bem informado sobre vários aspetos antes de escolher este meio de transporte para as suas férias. Isto porque ao ter consciência dos prós e contras das mesmas vai conseguir desfrutar melhor desta experiência.

Ler mais: Como fazer um orçamento para as férias, sem recorrer a crédito

Comece a ver modelos e empresas de aluguer

Tal como referimos, atualmente existem diversos modelos de autocaravanas disponíveis para aluguer, tendo modelos mais pequenos e modestos até a autocaravanas bastante espaçosas e com todas as comodidades que pode imaginar. Antes de escolher o modelo, deve pensar quais são as suas necessidades e objetivos, quantas pessoas vão partilhar a autocaravana, por onde vai andar com ela, etc.

Depois de criar o cenário ideal deve fazer um orçamento para perceber quanto é que pode gastar no aluguer. Tenha em mente que existem várias despesas para além do aluguer do veículo, como os gastos com o combustível, dormidas em parques apropriados, refeições, etc. Depois do orçamento estar definido então é hora de começar a procurar por empresas de aluguer de autocaravanas e as condições de aluguer que estas oferecem no tipo de modelo que pretende.

Em caso de dúvida sobre a empresa de aluguer procure avaliações sobre a mesma, e leia sobre os testemunhos de outros clientes. Ao informar-se com antecedência pode esclarecer algumas questões que tenha ficado apreensivo e até prevenir situações mais desagradáveis.

Veja bem os equipamentos e as condições que estão incluídas no aluguer

Os equipamentos e as condições incluídas no aluguer de uma autocaravana são um fator muito importante, pois podem maximizar bastante a experiência neste tipo de veículos. Por isso, deve ler com atenção todos os equipamentos incluídos e se existe a possibilidade de adicionar mais equipamentos caso necessite dos mesmos. Muitas empresas de aluguer têm disponíveis vários kits, como os de cama, cozinha e limpeza, o que pode ser uma vantagem se não quiser estar a levar vários equipamentos de casa.

Outra questão importante é informar-se com antecedência sobre o tamanho dos tanques de água limpa e suja, a bateria e o gás. Hoje em dia muitas empresas também disponibilizam wi-fi através de um hotspot portátil, sendo que muitos têm cobertura em case toda a União Europeia.

Em termos de condições deve informar-se se o valor do aluguer incluí quilómetros ilimitados ou existe um limite de quilómetros por noite, se existem limitações nos destinos que pretende percorrer, se o seguro já está incluído no valor apresentado e o que é que o mesmo cobre. Veja também se o suporte e assistência rodoviária funciona 24 horas por dia e como é efetuado o levantamento e a recolha do veículo.

Informe-se sobre as condições de pagamento antes de alugar uma autocaravana

Ao contrário de alguns modelos de férias, o aluguer de uma autocaravana implica o pagamento antecipado da mesma. No entanto, isso não quer dizer que o valor total seja pago de uma só vez. Muitas empresas de aluguer permitem que pague em duas vezes o valor, sendo que nesses casos o primeiro pagamento é realizado na formalização do aluguer e o segundo quando vai levantar a autocaravana.

No entanto, deve sempre informar-se com antecedência das condições de pagamento, do que está incluído no mesmo e as formas disponíveis para pagamento. É importante saber que existem empresas de aluguer internacionais e nacionais, e que cada uma dela pode ter condições distintas. Lembre-se também que deve consultar as coberturas do seguro que vem incluído e se para as suas necessidades compensa fazer ou não um upgrade do mesmo.

Planear bem os percursos é essencial para ter uma experiência inesquecível

Embora o tipo de férias ideal varie de pessoa para pessoa, a maioria das famílias ou grupos que pretendem alugar uma autocaravana opta por fazer uma roadtrip. Atualmente é muito simples encontrar percursos pré-idealizados de roadtrips tanto a nível nacional, como no estrangeiro. Um dos fatores importantes a ter em consideração é que viajar numa autocaravana em cidades muito movimentadas pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, o mais comum é optar-se por percursos em zonas costeiras ou interiores, que permitam uma maior facilidade de circulação e estacionamento.

Na altura de definir o percurso que vai fazer nas suas férias não se esqueça de que nem todos os países permitem fazer caravanismo fora de zonas apropriadas para tal. Dito isto, veja com antecedência as regras nos locais de destino, mas também pesquise por locais onde possa fazer a limpeza da sua autocaravana e pernoitar em segurança.

Para muitas pessoas, a escolha de parques de autocaravanas são a solução ideal para não estarem preocupados com o seu conforto e segurança durante a noite. Caso pretenda consultar informações sobre parques durante as suas férias, pode ser interessante instalar a aplicação park4night. Esta app vai permitir-lhe consultar os diversos locais apropriados para as suas dormidas e paragens, mas também facilita bastante a consulta de preços e comodidades que existem nos locais.

Se é a primeira vez que vai conduzir uma autocaravana adapte-se primeiro à condução antes de partir em viagem

Embora não seja necessário nenhuma licença especial para conduzir uma autocaravana, se é a primeira vez que vai conduzir um veículo deste tipo é importante que se adapte a este antes de se fazer à estrada. Segundo alguns testemunhos de condutores em sites especializados, a condução de uma autocaravana por norma não é difícil. No entanto, numa fase inicial é bom adaptar-se às dimensões do veículo, estacionar e a fazer curvas com o mesmo.

Se tiver a possibilidade de ambientar-se ao veículo antes do início da sua viagem, aproveite. Desta forma vai sentir-se mais seguro e descansado a percorrer os vários quilómetros que tem pela frente.

Esteja atento aos tanques de água, bateria e gás para não ficar sem as suas principais comodidades

Quem já viajou numa autocaravana está familiarizado com os vários procedimentos que estas implicam para continuar a usufruir de todas as comodidades. No entanto, se nunca alugou uma autocaravana deve saber que vai precisar de despejar a sua sanita química, abastecer os tanques de água, carregar a bateria e gás.

A periodicidade com que vai ter de fazer estes procedimentos vai depender da própria autocaravana, mas também do uso que vai dar aos eletrodomésticos e comodidades que existem. Numa primeira fase o mais aconselhável é verificar regularmente o nível de gás e bateria, para conseguir continuar a cozinhar, guardar alimentos no frigorífico e até tomar banhos quentes. Já em relação à água, conforme o uso, vai perceber a regularidade com que tem que encher e despejar os tanques. Contudo, na maioria das situações, este procedimento acaba por acontecer de dois em dois dias ou até menos.

Dito isto, veja com antecedência os locais ao longo do seu percurso que permitem executar todos estes procedimentos. Muitos parques de autocaravanas dispõem de todas as comodidades para conseguir manter tudo em dia, sem qualquer obstáculo.

Ler mais: Proteções online para ter mais segurança nas suas férias

Prevenir é sempre a melhor solução. Não se esqueça de levar consigo kits e ferramentas que podem ser úteis

Embora muitas autocaravanas venham equipadas com os mais variados objetos, kits e equipamentos, não existe mal nenhum em estar prevenido para algumas situações. Por exemplo, ao viajar numa autocaravana pode ser aconselhável levar consigo um kit de ferramentas para algum imprevisto. Outros equipamentos que podem ser úteis são as lanternas, isqueiros e adaptadores para dispositivos móveis.

Se a autocaravana que vai alugar não tiver disponível um kit de primeiros socorros, então é essencial que se faça acompanhar de um na sua viagem.

O que para uns pode ser umas férias de sonho, para outros pode ser um pequeno pesadelo

Para muitas pessoas fazer uma viagem de autocaravana pode ser uma experiência única, não só pela liberdade para conhecer vários locais, como pela facilidade de alterar os locais para descansar e fazer as suas refeições. Para as pessoas que gostam de acampar ou têm um espírito mais aventureiro, as viagens de autocaravana costumam ser uma experiência única e deixam vontade de repetir a aventura brevemente.

No entanto, as pessoas que gostam de passar as suas férias com mais conforto e fogem a sete pés de imprevistos, podem acabar por achar esta experiência um pouco desagradável. A verdade é que embora muitas pessoas viagem de autocaravana sem acontecer nenhum imprevisto, não será inusitado acontecerem pequenos incidentes em viagens mais longas. Para além disso, muitos destes veículos não têm muito espaço no seu interior, e as famílias com filhos podem ter alguma facilidade de adaptação. Por fim, os procedimentos relativo às limpezas das águas, sanita, carregar baterias podem revelar-se um pouco cansativos.

Dito isto, deve sempre pesar os prós e contras de alugar uma autocaravana nas suas férias, fazer bem as contas aos gastos que vai ter, e só depois tomar uma decisão final. Lembre-se que nem todos temos as mesmas preferências e o que pode ser uma viagem de sonho para uns, pode ser um pequeno pesadelo para outros.

Ler mais: Verão de 2020: Que cuidados ter para aproveitar as férias em segurança

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)