Vida e família

Pontes e feriados em 2021: Já sabe quando calha a Páscoa? Prepare as suas férias

Fique a par dos feriados para 2021. Conheça também as pontes que pode fazer no próximo ano e comece já a planear a próxima escapadinha.

Vida e família

Pontes e feriados em 2021: Já sabe quando calha a Páscoa? Prepare as suas férias

Fique a par dos feriados para 2021. Conheça também as pontes que pode fazer no próximo ano e comece já a planear a próxima escapadinha.

2020 foi um ano de desafios, em que pode ter adiado aquela viagem, devido ao Coronavírus. A incerteza sobre 2021 ainda é elevada, mas, nada como conhecer os feriados de 2021 e começar a planear uma viagem ou mesmo uma escapadinha, conjugando os dias feriado e as pontes que pode fazer. As próximas férias podem ser também bem mais low-cost do que imagina.

Quais são os feriados nacionais?

A legislação contempla 13 feriados que se aplicam a Portugal Continental e também às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Há vários feriados em 2021 que lhe podem proporcionar um fim de semana prolongado ou mesmo umas miniférias. E são várias as possibilidades que tem para poder tirar partido dos feriados de 2021 e prolongar o descanso.

Aqui ficam os dias feriado, de acordo com o calendário do próximo ano, com a indicação do dia da semana em que acontecem.

  • 1 de janeiro, sexta-feira, dia de Ano Novo;
  • 2 de abril, sexta-feira, Sexta-Feira Santa;
  • 4 de abril, domingo, Páscoa;
  • 25 de abril, domingo, Dia da Liberdade;
  • 1 de maio, sábado, Dia do Trabalhador;
  • 3 de junho, quinta-feira, Corpo de Deus;
  • 10 de junho, quinta-feira, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas;
  • 15 de agosto, domingo, Dia da Assunção de Nossa Senhora;
  • 5 de outubro, terça-feira, Dia da Implantação da República;
  • 1 de novembro, segunda-feira, Dia de Todos os Santos;
  • 1 de dezembro, quarta-feira, Restauração da Independência;
  • 8 de dezembro, quarta-feira, Dia da Imaculada Conceição;
  • 25 de dezembro, sábado, Natal.

1 de janeiro, sexta-feira, dia de Ano Novo

2021 começa a uma sexta-feira. O ano começa assim com um fim de semana prolongado. Em Portugal e em muitos países do mundo o primeiro dia do ano é feriado e é uma época de festas em que muitas pessoas aproveitam para viajar. Não fossem as restrições devido à COVID-19 e esta seria uma altura ideal para uma escapadinha, para ganhar energia para o ano que começa. Ainda assim se desejar mesmo viajar, recomendamos-lhe algumas dicas para escolher o alojamento. Seja como for, nada o impede de sonhar e planear a próxima viagem.

2 de abril, sexta-feira, Sexta-Feira Santa

O segundo feriado do ano acontece em abril. É a Sexta-Feira Santa e, tal como o nome indica calha sempre a uma sexta-feira, proporcionando todos os anos um fim de semana prolongado. Nesta altura do ano, o tempo costuma estar mais ameno, possibilitando que se usufrua mais do ar livre, seja campo ou praia. Talvez tenha aqui o tempo perfeito para a primeira viagem de 2021.

4 de abril, domingo, Páscoa

Ainda que seja um feriado "móvel", é certo que o dia de Páscoa calha a um domingo. Em 2021 será no início de abril.

25 de abril, domingo, Dia da Liberdade

Outro feriado para 2021 que é ao domingo é o feriado em que se comemora o 25 de Abril. Este ano, o Dia da Liberdade não dará acesso a mais dias de descanso, nem a possíveis pontes.

1 de maio, sábado, Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador este ano calha a um sábado. Também não são boas notícias para quem quer fazer uma escapadinha. É caso para dizer: melhores feriados virão. No entanto, para quem trabalha ao fim de semana, vai poder descansar neste dia. Ou, caso tenha de ir trabalhar terá uma recompensa no salário por estar a trabalhar num dia feriado.

3 de junho, quinta-feira, Corpo de Deus

Sete dicas para poupar nos fins de semana prolongados de 2019
Ler mais

Em junho já poderá usufruir de um fim de semana prolongado! Quem o diz é o calendário. O feriado religioso Corpo de Deus em 2021 será uma quinta-feira. Pode fazer uma ponta na sexta-feira e partir para umas miniférias. Depois de vários feriados sem essa possibilidade aqui está uma oportunidade em grande: 4 dias para descansar, passear ou dedicar-se ao seu hobby preferido.

10 de junho, quinta-feira, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas

Diz o povo que não há fome que não dê em fartura e junho de 2021 parece fazer jus a este conhecido ditado popular. O Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas em 2021 será a uma quinta-feira. Assim, à semelhança do feriado anterior, pode fazer uma ponte na sexta-feira e disfrutar de mais um final de semana que em vez de dois dias terá quatro.

15 de agosto, domingo, Dia da Assunção de Nossa Senhora

Dia 15 de agosto assinala outro feriado religioso. Como este feriado calha em agosto, num mês de férias por excelência, e faz a transição entre quinzenas, permite poupar um dia de férias. Contudo, em 2021 fará pouca diferença, uma vez que calha no fim de semana.

5 de outubro, terça-feira, Dia da Implantação da República

Já o Dia da Implementação da República será numa terça-feira. Mais um fim de semana prolongado à vista! No início de outubro o tempo ainda está ameno e pode ser uma oportunidade para viajar e disfrutar de experiências novas. Simplesmente relaxar também é uma coisa que pode muito bem entrar neste cardápio do bem-estar.

Como aproveitar os feriados sem gastar muito dinheiro
Ler mais

1 de novembro, segunda-feira, Dia de Todos os Santos

Em novembro nem vai precisar de pontes para usufruir de um fim de semana prolongado. O dia 1 de novembro, conhecido como Dia de Todos os Santos será numa segunda-feira. Mesmo que o tempo não esteja convidativo para o passeio ou não goste de passear no inverno, vai saber bem ter um dia a mais para fazer o que quiser e dedicar-se às atividades de que mais gosta, ou mesmo, dedicar tempo a si próprio.  

1 de dezembro, quarta-feira, Restauração da Independência

O primeiro dia de dezembro assinala a restauração da independência. Desta vez será difícil fazer pontes. Para isso terá de tirar dois dias de férias. Este é o primeiro feriado para 2021 que ocorre a meio da semana, ou seja, a uma quarta-feira. Pode aproveitá-lo como dia de férias extra e tirar dois dias, ou mesmo os restantes quatro dias úteis dessa semana de férias. Ganha um dia!

8 de dezembro, quarta-feira, Dia da Imaculada Conceição

O segundo feriado de dezembro acontece exatamente uma semana depois do anterior, também a uma quarta-feira. Porque não este ano tirar uma semana de férias de 1 a 8 de dezembro. O que tem ganhar? Dois dias de férias e tempo extra para planear os preparativos para o Natal e comprar os presentes.  

25 de dezembro, sábado, Natal

Este é o último e também um dos feriados nacionais mais aguardados. Certamente que o Natal será também uma data muito aguardada em 2021. Como feriado nem tanto, uma vez que em 2021 tem lugar a um sábado. Natal em dia de semana só mesmo em 2022.  

Feriados municipais

Além dos treze feriados nacionais há outros: os feriados municipais. Estes são feriados que acontecem em cada um dos municípios portugueses e que variam de concelho para concelho. Para saber qual o dia do feriado do município onde vive (ou onde trabalha), pesquise na internet e veja se pode fazer uma ponte ou ter um fim de semana prolongado. Por exemplo, em Lisboa o feriado municipal é a 13 de junho, que em 2021 será um domingo, e o feriado municipal do Porto - dia 24 de junho - será uma quinta-feira. Os portuenses têm oportunidade de arriscar um fim de semana prolongado. Será também o seu caso?

Carnaval

O dia de carnaval é considerado um feriado facultativo. Por norma, a função pública tem direito a este dia. No entanto, há empresas privadas que nem sempre consideram este dia feriado. Em 2021, a terça-feira de carnaval será dia 16 de fevereiro. Pode significar uma possível ponte na segunda-feira.

2021 dá-lhe 3 fins de semana prolongados e 3 pontes

Os feriados de 2021 dão-lhe a possibilidade de fazer alguns fins de semana prolongados e ainda de fazer pontes que pode começar já hoje a planear. 

Terá três fins de semana prolongados: 

  • 1 de janeiro, Dia de Ano Novo, sexta-feira;
  • 10 de abril, Sexta-Feira Santa: sexta-feira;
  • 1 de novembro, Dia de Todos os Santos: segunda-feira.

Tem ainda a possibilidade de criar pontes:

  • 3 de junho, Corpo de Deus: quinta-feira; possível ponte: sexta-feira;
  • 10 de junho, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas: quinta-feira; possível ponte: sexta-feira;
  • 5 de outubro, Dia da Implementação da República: terça-feira; possível ponte: segunda-feira.

Se contar com o dia de Carnaval poderá ter a possibilidade de fazer outra ponte, dia 15 de fevereiro, segunda-feira. Viria mesmo a calhar para ter um dia dos namorados prolongado.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido