Vida e família

Se ainda não ativou a Chave Móvel Digital saiba por que o deve fazer já

A Chave Móvel Digital permite não só aceder a uma série de serviços sem sair de casa como ainda assinar documentos à distância.

Sara Fernandes Sara Fernandes , 12 Março 2020 | 2 Comentários

Ativar a Chave Móvel Digital é algo muito simples. Esqueça o cartão de cidadão ou o leitor para o chip do cartão de cidadão, porque não precisa de nenhum deles. E, sem sair do seu sofá, pode ativar esta chave que lhe permitirá fazer coisas como renovar documentos e assiná-los. Tudo à distância de alguns cliques. Leia este artigo e saiba como é simples e útil.

A propagação do coronavírus tem levado o Governo e as empresas a tomar medidas de contenção. Entre elas, destacam-se a quarentena voluntária por prevenção de contágio ou a possibilidade de desempenhar o trabalho de forma remota.

Felizmente, a digitalização da economia permite-nos aceder a uma série de serviços online a partir de qualquer lugar. Atualmente conseguimos realizar uma série de operações e resolver várias questões mais burocráticas de forma cómoda, sem precisarmos de nos deslocar a balcões.

A Chave Móvel Digital é uma ferramenta simples e segura que lhe permite usufruir de vários serviços e assinar documentos sem ter de sair de casa. Só precisa de ter acesso à internet.

Leia ainda: Coronavírus - Como será afetado o meu salário se ficar em casa?

Chave Móvel Digital: Já pediu a sua?

A Chave Móvel Digital (CMD) permite, de uma forma simples e segura, aceder a uma série de serviços sem ter de se deslocar presencialmente aos locais. Não precisa sequer do seu cartão de cidadão.

A CMD é, por exemplo, a solução para renovar documentos sem sair de casa, mas o seu potencial não se resume a isto. O processo para fazer o pedido é simples e rápido. Precisa apenas de alguns dados como o número de contribuinte, senha do Portal das Finanças, número de telemóvel e e-mail.

Leia ainda: Como ativar a Chave Móvel Digital?

Quais são os benefícios da CMD?

Com a CMD pode tratar de vários assuntos a partir de casa. O processo garante a mesma segurança e eficácia tal como se o fizesse presencialmente.

Já imaginou poder assinar, de forma segura, documentos à distância? Com esta ferramenta, é possível assinar todo o tipo de documentos como contratos de promessa compra e venda, certificados, contratos de serviços, entre outros, a partir de qualquer lugar. É apenas necessário que ambas as partes estejam de acordo na utilização da assinatura digital.

Pode usar a CMD para aceder a todos os serviços disponíveis no portal de serviços públicos ePortugal.gov.pt. São exemplo:

  • Renovação do cartão de cidadão;
  • Alteração de morada no cartão de cidadão;
  • Registo de nascimento;
  • Pedido de certidão de óbito;
  • Pedido de registo predial;
  • Marcação de consultas no Serviço Nacional de Saúde;
  • Assinatura digital;
  • Pedido de passaporte;
  • Pedido de informação sobre matrícula automóvel;
  • Criação de empresa online;
  • Início de processo de casamento;
  • Pedido de divórcio;
  • Requerimento de Cartão Europeu de Seguro de Doença da Segurança Social;
  • Pedido de certidão de registo automóvel;
  • Requerimento do subsídio de desemprego;
  • Abertura de atividade nas finanças;
  • Serviço Casa Pronta;
  • Realização da habilitação de herdeiros;
  • Candidatura ao Porta 65 - Jovem;
  • Entre muitos outros.

Mas não só, alguns bancos em Portugal também permitem a utilização desta ferramenta para aceder aos seus serviços. São exemplo: a Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco, Millennium BCP e ActivoBank.

Tratar de assuntos como estes - por norma urgentes - e até poder assinar documentos sem ter de se deslocar aos locais é uma realidade. Tirar partido desta opção é um grande benefício, pois vai poupar tempo e, em alguns casos, dinheiro.

Ative já a Chave Móvel Digital. Não tem custos, trata tudo online e vai dar-lhe muito jeito. Leia o artigo Chave Móvel Digital: A solução para renovar documentos sem sair de casa e saiba quão simples é ativar esta ferramenta.

Confirme se assinatura digital está ativa

Há algumas situações em que, apesar de se conseguir pedir e acionar a chave móvel, não se consegue ativar a assinatura dos documentos.

Depois de já ter a chave móvel e o PIN correspondente, aceda ao site autenticacao.gov.pt, entre e faça log in e depois de confirmar os seus dados vai entrar numa zona do site onde tem várias opções do lado esquerdo, escolha a Chave Móvel Digital e consulte o estado da subscrição da assinatura digital. Se estiver ativo poderá assinar documentos através desta ferramenta, Se estiver inativo terá de realizar a ativação presencialmente nos Espaços Cidadão, Espaços Empresa e nos balcões de atendimento do IRN e da RIAC.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #chave móvel digital
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

7 comentários em “Se ainda não ativou a Chave Móvel Digital saiba por que o deve fazer já

  1. A Chave Móvel Digital é muito bonita mas esqueceram-se das pessoas mais velhas que não têm Cartão do Cidadão por terem Bilhete de Identidade vitalício! De qualquer forma há vários casos em que se pode entrar sem CMD (casos do Mbcp, CGD, entre outros, em que se entra com uma palavra- passe e um PIN ou com alguns dígitos aleatórios de um código previamente fornecido), ou seja, há uma alternativa à CMD. No caso do SNS essa alternativa deixou de existir pelo que os mais velhos ficam sem acesso aos seus dados. Será que os seniores já não interessam?
    Obrigado pela atenção.

    1. Olá, Luís.

      Por experiência própria posso dizer-lhe que não é preciso ter cartão do cidadão para ter chave móvel digital (a minha esposa, por exemplo, não é cidadã portuguesa, logo nem sequer tem cart
      ao de cidadão nem bilhete de identidade, e tem chave móvel digital).

      Na página de Pedido de nova Chave móvel digital tem as várias opções à disposição para fazer o pedido. Como pode constatar, nem todas requerem o cartão do cidadão.