Mobilidade

Via Verde para Estrangeiros: Como funciona o Via Verde Visitors?

O Via Verde Visitors é um novo modelo identificador que permite a quem visita Portugal, poupar tempo e dinheiro. Saiba mais neste artigo!

Via Verde: o que é?

A Via Verde é um sistema de pagamento de portagens sem paragens associadas, que foi lançado no ano de 1991, na Universidade de Aveiro, traduzindo-se desta forma no primeiro sistema mundial de pagamento eletrónico de portagens. 

Ao longo dos anos, a Via Verde foi sendo aperfeiçoada de maneira a que se estabelecesse uma relação de proximidade com caráter tecnológico que permitisse aos portugueses, e não só, usufruir de um dispositivo pioneiro sem necessidade de mais trâmites burocráticos nas viagens do quotidiano

Sendo Portugal um país cada vez mais visitado por estrangeiros, e por forma a facilitar a vinda de quem nos visita, foi lançado o Via Verde Visitors, um identificador Via Verde em tudo semelhante ao já existente que permite aos estrangeiros passar sem parar nas portagens, sendo depois o valor de cada passagem debitado no cartão de crédito ou de débito. 

Como funciona o Via Verde Visitors?

Para poder aderir a este sistema, há um valor caucionado que tem de ser pago no valor de 27,50 euros, que é devolvido ao cliente caso mais tarde o cliente pretenda devolver o identificador por já não precisar mais dele. 

O Via Verde Visitors pode ser pedido ou adquirido no site da Via Verde ou presencialmente nas Lojas Via Verde, sendo necessário que o adquirente seja portador de um cartão de crédito ou débito.

Após este dispositivo ser adquirido, basta o cliente colar o mesmo no vidro da viatura sempre que vier de visita a Portugal, onde pode passar nas portagens sem necessidade de efetuar as paragens para pagamento dos respetivos valores uma vez que estes são sempre debitados no final de cada mês. 

Quais as principais características do Via Verde Visitors?

Como principais fatores diferenciadores, podemos elencar os seguintes : 

  • Trata-se de um produto especialmente designado para clientes particulares, de preferência com nacionalidade estrangeira, que tenham a necessidade de circular nas estradas portuguesas , mais concretamente na rede viária de autoestradas;
  • Destina-se a todos os proprietários de veículos ligeiros e motociclos , classes 1, 2 e 5 das portagens;
  • Pode ser utilizado por clientes que não disponham de conta bancária originária de Portugal, assim como por proprietários de viaturas sem matrícula portuguesa;
  • É um modelo que é realizado por via de uma subscrição com a modalidade de aluguer de dispositivos Via Verde
  • O identificador tem uma garantia vitalícia podendo ser alvo de substituição sem qualquer custo adicional, excetuando se for da exclusiva responsabilidade do cliente a perda ou deterioração do dispositivo.

Que modalidades de pagamento estão disponíveis ?

No que respeita ao contrato de aluguer celebrado, este tem uma duração de 90 dias, sendo que a primeira mensalidade tem um investimento de 4,99 euros que corresponde não só ao valor apresentado como também à disponibilização do respetivo identificador. 

As mensalidades seguintes têm um custo de 1,25 euros sendo de realçar que as mesmas apenas são cobradas nos meses que utilizar os serviços da Via Verde. 

Convém lembrar que à mensalidade em questão, acresce o valor das portagens por onde o utilizador tenha passado. 

Que vantagens estão associadas à utilização do Via Verde Visitors?

Entre as vantagens conhecidas e já faladas, destacam-se as seguintes :

  • Sistema abrangente (210 km de autoestradas, incluindo 16 espanholas onde o dispositivo pode ser usado)
  • Sem custos administrativos ( paga só o valor da portagem)
  • Passagem em todas as portagens sem necessidade de paragem para realização de pagamento 
  • Recebe todos os meses no email um extrato detalhado para conferir as utilizações do dispositivo e confirmação dos locais de passagem e os valores a pagamento 
  • É vitalício e está sempre pronto a usar sempre que o utilizador vier de visita a Portugal 
  • Sem fidelização e restrições diluídas no tempo 
  • Em caso de avaria, e fruto da garantia vitalícia que possui, a sua substituição é realizada sem qualquer custo extra 

Método de pagamento 

Para aquisição deste identificador Via Verde Visitors, os utilizadores têm de possuir um cartão de crédito ou débito internacional, podendo ser Mastercard ou Visa. 

Em suma:

A solicitação do dispositivo Via Verde Visitors para quem visita Portugal pode-se revelar de uma importância facilitadora, permitindo assim que os seus utilizadores poupem tempo e dinheiro nas suas deslocações ao nosso país.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

2 comentários em “Via Verde para Estrangeiros: Como funciona o Via Verde Visitors?

    1. Olá, Maria.

      Até ao momento, os nossos artigos são maioritariamente direcionados para as famílias portuguesas. Contudo, esta é uma questão que merece a nossa atenção.

      Obrigada 🙂