Utilidades

Tem um carro com matrícula estrangeira? Saiba como pedir a Via Verde!

Se está de visita a Portugal em lazer ou negócios, saiba que pode aderir à Via Verde. Conheça neste artigo, como tudo se processa.

Rui Aspas Rui Aspas , 26 Novembro 2019

Sabia que a Via Verde possui um dispositivo próprio para quem tem um automóvel com matrícula estrangeira? 

É verdade! Chama-se Via Verde Visitors e consiste num dispositivo eletrónico para o pagamento das portagens. Este pode ser solicitado de forma temporária, durante o tempo de permanência no País. 

Os proprietários de veículos nestas condições devem requerer junto das delegações da Via Verde um identificador para colocar no carro e devolver o mesmo quando se vão embora de Portugal. 

Assim, não há o risco de passar por uma portagem e depois não saber como liquidar o valor em causa, para além de que facilita a circulação automóvel. 

Fazer o pedido do identificador

O identificador Via Verde, para esta situação em particular, só pode ser alugado pelo que para o requerer, o proprietário de um veículo com matrícula estrangeira tem de possuir um meio de pagamento aceite pela Via Verde. Deve utilizar como por exemplo cartão de crédito ou débito, com funcionalidade Mastercard ou Visa e até american express. 

Na adesão há lugar ao pagamento de uma caução cujo valor atualmente está nos 27,50 euros, ficando esse valor na posse da Via Verde que depois o vai creditar na conta do cliente, após o identificador ser entregue pelo proprietário. 

Em termos de período máximo com que o proprietário pode ficar com o identificador , este é de 90 dias , cabendo ao condutor a liquidação de dois valores distintos:

  • 6 euros durante a primeira semana
  • 1,5 euros nas semanas seguintes 

Referir que a estes montantes, acrescem as taxas de portagem. 

Diferentes modalidades

Os estrangeiros ou proprietários de veículos com matrícula estrangeira, para além da modalidade Via Verde Visitors, dispõe ainda de mais duas opções para pagamento de portagem em território nacional: 

  • Easytoll, para estadias que se prolonguem até o máximo de um mês;
  • Toll Service, caso as viagens sejam realizadas ocasionalmente podendo nesta situação adquirir um título pré pago no valor de 20 euros;
  • Toll card, que associa a matrícula do carro a um cartão com montantes de carregamento distintos consoante a estadia

Utilizar a Via Verde facilita a estadia em Portugal e evita preocupações e despesas desnecessárias. Agora que já conhece estes serviços, pode seguir viagem sem ter a necessidade de parar com frequência.

Ler mais artigos sobre o tema:

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta