Vida e família

5 sites para aprender mais sobre sustentabilidade

Explore estes sites para aprender mais sobre sustentabilidade. Não há desculpas para não fazer coisas que ajudem o planeta.

Vida e família

5 sites para aprender mais sobre sustentabilidade

Explore estes sites para aprender mais sobre sustentabilidade. Não há desculpas para não fazer coisas que ajudem o planeta.

A sustentabilidade não é só uma moda, mas sim um estilo de vida e um paradigma que veio para ficar. Para que possa fazer parte desta mudança e fazer a sua parte a favor de um planeta melhor, explore alguns sítios na Internet em que pode aprender mais sobre sustentabilidade e até investir em projetos que promovam uma economia mais sustentável.

Já não tem desculpas para não ser parte da solução neste processo de transição. Da economia circular até à educação ambiental há todo um manancial de conhecimento para adquirir e pôr em prática.

Leia ainda: Investimento sustentável: investir e ajudar o planeta

Eco.nomia

Este portal foi criado pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática e tem como objetivo dinamizar a economia circular, uma área extremamente relevante para pôr em prática os princípios da sustentabilidade. No Eco.nomia pode encontrar diversa informação sobre este tema. Por exemplo:

  • O que é a economia circular?
  • Que estratégias estão a ser seguidas e implementadas para desenvolver este novo modelo?
  • Quais são os planos estratégicos para a economia circular?
  • Recursos como notícias e ferramentas práticas;
  • Calendário de eventos

Além destes pontos mais informativos e políticos é também possível encontrar exemplos de projetos de economia circular e sustentabilidade como, por exemplo, a criação de uma garrafa para detergente feita à base de papel, chapéus de chuva são retirados do lixo para fazer roupa, uma nova vida para os resíduos de sabonetes da hotelaria. É ainda possível encontrar várias plataformas para poder trocar ou mesmo vender coisas que já não quer ou não precisa, em vez de desperdiçar e deitar fora. Tudo boas ideias para que se possa inspirar e embarcar na maratona da sustentabilidade.

Portal mais sustentabilidade

Também pode aprender mais sobre sustentabilidade através de um portal criado pela DECO para o efeito. Chama-se Mais Sustentabilidade e promete contribuir para as melhores escolhas e atitudes em prole de um planeta mais sustentável. O que tem este portal de especial e que o diferencia dos demais? Através deste portal pode:

  • Acompanhar as novidades ligadas à sustentabilidade;
  • Ficar a par de conselhos e dicas práticas de como incorporar a sustentabilidade no seu dia a dia e até poupar com isso em áreas-chave da nossa vida como a água, os resíduos, mobilidade e alimentação.

Pode também encontrar informação sobre os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e alguns dados estatísticos. Por exemplo, sabia que em Portugal são desperdiçadas todos os anos 324 mil toneladas de comida? E que dos 484 quilos de lixo por ano por habitante, só uma pequena parte é reciclada?

Outra grande mais-valia deste portal é que não vai deixar que se sinta sozinho ao navegar pelo mar da sustentabilidade já que lhe disponibiliza ferramentas para o guiar em todo o processo. Para que possa tirar o melhor partido desta experiência e ter acesso a mais conteúdos deve registar-se no Portal Mais Sustentabilidade. Há ainda outra boa notícia: o registo é gratuito.

Essência do ambiente

Através do Portal Essência do Ambiente, é possível desenvolver uma consciência mais crítica sobre o modo como o nosso estilo de vida interfere e afeta o ambiente. Para isso, há jogos e animações didáticas que podem ser utilizados em ações de sensibilização e educação ambiental. É ainda um bom depósito de conteúdos para apresentar mais sobre sustentabilidade.

Neste portal também é possível ficar a par dos dias mundiais/internacionais ligados ao ambiente e à biodiversidade. Sabia que existe um dia internacional sem sacos de plástico? E que se comemora a 3 de julho? Além do dia mundial do ambiente, dos oceanos, do dia europeu do mar, existem outros dias mais "bizarros" que talvez até desconheça como o dia mundial da cobra, do rato, do pinguim ou mesmo do urso polar.

Mas há mais. Há estórias verdadeiras que já fazem parte dos nossos dias e que nos permitem aprender mais sobre sustentabilidade. E para quem não acredita que neste mundo nada se perde e tudo se transforma, há quem transforme borra de café em cogulemos orgânicos e em Portugal; já há uma enzima que consegue reciclar plástico em poucas horas e assim poder diminuir drasticamente um dos grandes inimigos da vida marinha.

Também existem alguns alertas preocupantes, por exemplo, os rios em todo o mundo contêm elevadas quantidades de antibióticos, ou a forte possibilidade de virem a ser transmitidas mais pandemias pela vida selvagem.

ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável

Mais conhecida por Zero, esta associação, que nasceu em 2015, distingue-se pelo ser caráter interventivo e ativista. No seu site é possível conhecer os seus projetos e áreas de intervenção. E essas áreas estão divididas em 5 blocos principais:

  • Sociedades sustentáveis e novas formas de Economia;
  • Alterações climáticas, energia e mobilidade;
  • Solo e gestão do território;
  • Água e oceanos;
  • Biodiversidade, agricultura e florestas.

A Zero tem ainda metas concretas como acabar com os combustíveis fósseis, poluição, desperdício de recursos, destruição dos ecossistemas e da biodiversidade e ainda da desigualdade económica e social. Para atingir essas metas, a associação apresenta vários projetos no seu portal. Por exemplo, o projeto "Agua da Torneira.pt" pretende sensibilizar a população para a muito boa qualidade da água em Portugal e levar as pessoas a preferirem consumir água da torneira à água engarrafada.

Outro dos seus projetos mais emblemáticos prende-se com a disponibilização de uma calculadora para que todos possamos calcular a nossa pegada ecológica e, posteriormente, compensá-la através de um sistema de ecocréditos. Segundo a Zero, "os Ecocréditos são um mecanismo voluntário de compensação de impactes ambientais não evitáveis que liga os agentes económicos e os cidadãos aos fornecedores de serviços dos ecossistemas".

Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal

Por fim, também pode aprender mais sobre sustentabilidade através do portal do BCSD. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 100 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade. O portal do BCSD contém importantes conteúdos para quem quer aprender mais sobre sustentabilidade, sobretudo, nas seguintes áreas:

  • Biodiversidade;
  • Cidades sustentáveis;
  • Economia Circular;
  • Neutralidade Carbónica;
  • Sustainable Finance;
  • Pacto Ecológico Europeu;
  • Objetivos do desenvolvimento sustentável.

O portal do BCSD também disponibiliza newsletters subordinadas aos seguintes assuntos:

  • Agenda para a sustentabilidade;
  • Diretrizes para a sustentabilidade;
  • Financiar a sustentabilidade.
  • Além de publicações diversas e análises de estudos de caso de boas práticas em sustentabilidade levadas a cabo pelos seus associados.

Aqui fica uma mão cheia de formas para aprender mais sobre sustentabilidade.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.