Vida e família

O que é a Economia Circular?

Sabe o que é a economia circular e quais os seus princípios? Descubra como esta se distingue da economia tradicional e quais os seus benefícios.

Vida e família

O que é a Economia Circular?

Sabe o que é a economia circular e quais os seus princípios? Descubra como esta se distingue da economia tradicional e quais os seus benefícios.

O desenvolvimento sustentável requer mudanças disruptivas na forma como a nossa sociedade e os negócios estão organizados. O modelo de economia circular oferece uma nova oportunidade de inovação e integração entre ecossistemas naturais, negócios, a nossa vida quotidiana e a gestão de resíduos.

O que é a economia circular e quais os seus princípios

A economia circular assenta na restauração e reutilização de produtos, componentes e materiais, maximizando a sua utilidade e valor em todos os momentos. Já num sistema de economia linear os bens são produzidos, utilizados e descartados.

Uma economia circular funciona de maneira diferente. Os produtos e serviços numa economia circular são projetados de forma a permitir a sua reutilização, seja nos ciclos biológico ou técnico.

A economia circular pressupõe partilha, reutilização, reparação e reciclagem de materiais e produtos existentes, permitindo que o seu tempo de vida se prolongue. Com esta abordagem é possível reduzir o desperdício.

O objetivo é aproveitar todos os produtos e reduzir a necessidade de comprar novas matérias-primas, enquanto a produção e o transporte tiram partido das energias renováveis.

Leia também: Dicas para diminuir a sua pegada ecológica

conjunto de sacos com varios cereais aveia etc

Extensão da vida útil dos produtos e materiais

É possível desenhar e planear alguns produtos e componentes para que possam ser reutilizados, reparados e reciclados/reproduzidos. Mas fazer produtos para durarem para sempre não é a única solução.

Quando se trata de produtos como alimentos ou embalagens, poderemos recuperar os materiais para que eles não acabem em aterros sanitários. Além disso, a energia solar, energia eólica, energia das marés, entre outras, são as principais fontes de energia renovável que devem ser mais utilizadas para estender a vida útil dos produtos.

Leia ainda: Como dar uma segunda vida a objectos que já não utiliza

Regeneração de sistemas naturais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Antoine Lavoisier

Este princípio diz respeito a inúmeros agentes que trabalham entre si para criar fluxos eficazes de materiais. Na natureza, é assim que a cadeia alimentar funciona. Se uma espécie entrar em vias de extinção, poderá afetar muitas outras espécies, porque são interdependentes.

Ao devolver nutrientes valiosos ao solo e a outros ecossistemas, podemos melhorar assim os nossos recursos naturais.

Leia ainda: Alternativas ao plástico que vão poupar o ambiente e a sua carteira

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)