Crédito

Quais os critérios para aceder ao crédito consolidado?

Procura fazer um crédito consolidado, mas não sabe se é elegível? Saiba três critérios que podem ser decisivos neste processo.

Crédito

Quais os critérios para aceder ao crédito consolidado?

Procura fazer um crédito consolidado, mas não sabe se é elegível? Saiba três critérios que podem ser decisivos neste processo.

Se pretende fazer um crédito consolidado, a primeira coisa que deve ter em mente é que não pode ter nenhuma prestação de crédito em atraso. Ou seja, esta é uma solução para ganhar um novo fôlego financeiro e não para quem entrou em incumprimento.

Mas se, pelo contrário, tem todas as suas contas regularizadas e procura uma forma de reduzir as suas prestações de crédito, considere a sua consolidação.

Mas vejamos, um a um, quais os critérios para aceder ao crédito consolidado.

1. Não pode ter prestações em atraso

Se se encontrar em incumprimento com alguma entidade financeira e tiver o seu nome na lista negra do Banco de Portugal, então não reúne condições para pedir um crédito consolidado, isto porque estamos perante um novo crédito. 

Nesta situação, e antes de consolidar os créditos, deve liquidar primeiro as suas dívidas. Se estiver com dificuldades, renegoceie os empréstimos diretamente com as entidades em causa até conseguir regularizar a sua situação. 

2. Deve ter dois ou mais créditos

Para consolidar os créditos precisa, lá está, deve ter vários créditos. Por isso, este produto financeiro, destina-se a quem tem, pelo menos, dois financiamentos - além do crédito habitação - e procura reduzir o encargo mensal com as prestações

3. Situação pessoal e profissional estável

Por exemplo, se estiver numa situação de desemprego ou com mais despesas do que receitas - o que leva a ter uma taxa de esforço alta - pode vir a ser-lhe recusado o crédito consolidado. Isto porque, para as instituições é um cliente de risco.

Nestes casos, e para conseguir avançar com o processo, o banco pode solicitar-lhe algumas garantias, como fiador ou fazer um crédito consolidado com hipoteca. Mas atenção, se recorrer a esta última opção, não se esqueça de que está a utilizar um bem imóvel como garantia ao empréstimo.

O crédito consolidado não é (nem deve) ser só para sobreendividados  

O crédito consolidado é uma solução financeira que permite juntar vários créditos num só, com melhores condições e uma única prestação mensal mais baixa. Sendo que, a taxa de juro do crédito consolidado é, em regra, mais baixa do que a média das taxas de juros de todos os créditos que tinha anteriormente

Através deste mecanismo pode poupar até 60% do valor total das mensalidades e gerar ainda mais poupança, que pode utilizar para amortizar empréstimos que tenha a decorrer ou investir, por exemplo.

Para além de passar a pagar menos todos os meses, vai também conseguir controlar todos os créditos que tem e não falhar com o pagamento de nenhum, evitando assim entrar numa situação de incumprimento.   

A quem devo recorrer para fazer um crédito consolidado? 

Escolha uma entidade que proteja os seus interesses e que assegure as melhores condições para o seu caso. E tenha atenção às burlas. Nunca faça nenhum pagamento antecipado pela análise do seu caso. 

O Doutor Finanças tem ajudado muitos portugueses a conseguirem poupanças significativas através do crédito consolidado. Um dos clientes que usufruiu do apoio do Doutor Finanças pagava 1.700 euros distribuídos por várias mensalidades de crédito. Depois de consolidar, passou a pagar 577 euros, numa única mensalidade. Ou seja, ganhou uma folga de 1.223 euros. 

Saiba quanto pode poupar com o crédito consolidado. Preencha o formulário abaixo e será contactado por um dos nossos especialistas que vão explicar-lhe todo o processo e analisar o seu caso, e isto sem pagar qualquer custo por este serviço. 

Indique os valores dos créditos que pretende consolidar
O valor mínimo a consolidar deve ser de 5 000 € O valor total é necessário O valor total não é válido
Escolha uma das opções
Escolha uma das opções

84 meses
Indique o salário total do agregado Insira um valor até 99 999€ Insira um número válido
Escolha uma das opções
O nome é necessário O nome não é válido Apenas são suportados nomes com até 120 caracteres
O email é necessário O email não é válido Apenas são suportados email com até 100 caracteres
Escolha uma das opções

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

2 comentários em “Quais os critérios para aceder ao crédito consolidado?
  1. Pingback: Regresso de férias: Como reequilibrar as contas? – GRANA NA INTERNET
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.