Os centros de avaliação ou assessment centers são, cada vez mais, utilizados pelas empresas nos processos de recrutamento e seleção. A crescente importância deste método deve-se ao facto de ser considerado mais fiável do que uma simples entrevista de emprego, pois permite avaliar as reais competências dos candidatos.
Dinâmicas de grupo, testes de raciocínio, simulação de situações, análises e apresentações são alguns dos exercícios que podem ser efetuados num centro de avaliação. Saiba neste artigo como se deve preparar para "enfrentar" os centros de avaliação e obter os melhores resultados.
Dinâmicas de grupo nos centros de avaliação
Nas dinâmicas de grupo é apresentado a um conjunto de candidatos um tema ou uma situação para debaterem ou resolverem num determinado período de tempo. Assim, o mais importante não são as suas opiniões sobre os temas em discussão, mas sim a forma como interage em equipa.
Desta forma, os especialistas sugerem que siga as seguintes dicas:
- Não interrompa os outros candidatos enquanto falam;
- Seja claro nas suas opiniões e fale com entusiasmo;
- Demonstre confiança;
- Mantenha o contacto visual com todos os elementos do grupo;
- Pratique uma escuta ativa;
- Tente envolver todas as pessoas na discussão. Por exemplo, se alguém estiver mais calado, peça-lhe opinião.
Leia ainda: A importância das soft skills no processo de recrutamento
Testes de raciocínio? Insista no treino
Os testes de raciocínio são utilizados para aferir a capacidade dos candidatos em determinadas áreas. Os testes mais comuns são os de raciocínio numérico, verbal e abstrato.
Nestes exercícios, são apresentadas aos candidatos um conjunto de questões com várias hipóteses de resposta, normalmente quatro, onde apenas uma está correta. Porém, atenção, os candidatos têm apenas um determinado período de tempo para resolver o máximo de questões.
Assim sendo, para se preparar para os testes de raciocínio, a principal dica é que deve treinar bastante. Existem vários testes na internet que pode fazer para praticar.
Centros de avaliação simulam situações reais
Nas simulações, são apresentados determinados cenários e é solicitado, aos candidatos, que se comportem como se estivessem em situações reais. Por exemplo, podem propor-lhe que responda a um cliente “difícil” que apresentou uma reclamação ou pedir-lhe que tente vender um determinado produto/serviço a um cliente que coloca várias objeções.
Nesta fase da avaliação, as dicas são:
- Mantenha sempre o contacto visual com o(s) seu(s) interlocutores(s);
- Mostre-se confiante;
- Fale com calma e entusiasmo (este ponto é muito importante numa simulação de vendas);
- Tenha atenção à linguagem corporal. Por exemplo, mantenha as costas direitas e não cruze os braços.
Leia ainda: Como fazer um bom cv?
Vai analisar, tomar decisões e justificar
No capítulo da análise, prepare-se para receber um conjunto de informações que deverá analisar. Depois, vai ter de tomar uma decisão sobre o assunto que esteve a analisar e justificar a sua interpretação. No entanto, também terá apenas um determinado período de tempo para resolver esta tarefa.
Saiba ainda que a informação pode ser apresentada em diferentes formatos, nomeadamente, em texto, tabelas, gráficos, entre outros.
Assim, para ser bem sucedido, deve seguir estas dicas:
- Analise primeiro a informação que lhe é facultada, tire notas daquilo que lhe parece mais importante antes de começar a preparar a sua resposta;
- Faça uma boa gestão do tempo.
Preparar apresentações para os centros de avaliação
Neste exercício, os recrutadores vão solicitar-lhe que elabore uma apresentação sobre um determinado tema. Contudo, os avaliadores podem pedir-lhe que leve uma apresentação já finalizada ou que a prepare no próprio dia.
Neste caso, os especialistas aconselham que:
- Faça um documento adequado ao tempo que vai ter para apresentar;
- Estruture a apresentação com introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Foque-se nos aspetos mais importantes do tema;
- Mantenha-se confiante;
- Fale calma e pausadamente;
- No final da apresentação, deixe um tempo para esclarecimento de dúvidas que possam surgir.
Tal como para uma entrevista de emprego, a preparação é o segredo para ser bem-sucedido nos testes dos centros de avaliação. De acordo com a sua área e a função a que se está a candidatar, tente antecipar os exercícios que lhe podem propor e treine bastante.
Leia ainda: Marca pessoal: o que é e como construir
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário