Carreira e Negócios

Como fazer um bom cv?

Ter um cv atualizado, sem erros e adequado à vaga a que quer candidatar-se é fundamental. E é preciso ter atenção a uma série de pormenores.

Telma Gonçalves Telma Gonçalves , 25 Fevereiro 2020

Nem sempre é fácil chamar a atenção do empregador para a nossa candidatura a uma vaga de emprego. Mas será que fazemos tudo o que está ao nosso alcance? Embora não sejam garantia de um emprego por si só, pôr em prática algumas regras no CV pode ajudá-lo a destacar-se entre os outros candidatos.

Neste artigo deixamos-lhe dicas sobre como fazer brilhar o seu currículo.

Como ter um bom CV?

O curriculum vitae é uma espécie de “longa-metragem” da sua vida e um elemento fundamental em qualquer candidatura, seja a uma vaga de emprego concreta ou numa candidatura espontânea. Ainda não surgiu o anúncio de que está à espera? Então experimente enviar uma candidatura espontânea para uma empresa ou instituição que goste e que ache que tem perfil para lá trabalhar.

Leia ainda: 5 sinais de que deve procurar um novo emprego

Não queira esconder nada, mas não mostre demais

Por norma deve incluir todas as atividades profissionais que já desenvolveu incluindo voluntariado e todos os cursos de formação que possui independentemente do grau e até os seus hobbies. No entanto, deve ter em atenção que os recrutadores têm diversos outros currículos para ler. Por isso, o aconselhável é que o CV não ultrapasse três páginas.

Adeqúe o seu CV à vaga a que se candidata

Vai candidatar-se a um emprego científico ou a um doutoramento? Nesse caso o seu CV deve ser bastante detalhado na perspetiva académica. Caso contrário pode ter de resumir ou omitir algumas informações profissionais, curriculares ou voluntárias que, apesar de não serem mentira, não são preponderantes para a vaga a que se candidata. É muito importante entender o que deve ser destacado em função da situação concreta.

Organize o conteúdo

É preciso que o empregador seja capaz de identificar claramente a formação académica e profissional e a experiência profissional. Estes itens do CV em particular devem ter sempre data de início e fim e estarem listados por ordem cronológica decrescente.

Erros ortográficos são proibidos

pessoa a escrever no computadorno jardim

Além da organização, deve proporcionar ao leitor uma leitura fluída. Erros ortográficos e gralhas estão fora de questão.

Seja original

Há diferentes tipos de currículos: uns mais detalhados e tradicionais e outros mais sucintos ou mais coloridos e até em diferentes formatos, como vídeo. É importante o currículo apresentar traços diferenciadores para se destacar dos outros candidatos. Mas a originalidade deve ser utilizada com parcimónia e de acordo com a posição e empresa a que se candidata.

Não seja modesto, mas não arrisque mentir

O CV deve dar ao empregador uma visão geral de quem é e do que pode trazer de novo para a sua organização. No entanto, não deve exagerar ou mentir para sobressair. Mas também não deve ser modesto. Valorize-se ao máximo!

Fotografia sim, mas não uma qualquer

Este aspeto é, por vezes, controverso. Embora a aparência esteja longe de ser tudo, é importante que o futuro empregador associe um CV a uma cara. A fotografia que escolher não precisa ser uma fotografia “tipo passe”. Deve gostar de se ver na fotografia, mas escolha uma que seja atual, apelativa, profissional e de boa qualidade.

Em suma, seguir estas dicas pode ajudar a melhorar o seu CV e facilitar-lhe o caminho para despertar o interesse dos recrutadores. Haverá vários currículos semelhantes e desinteressantes. Se conseguir primar pela diferença pode chamar a atenção dos recrutadores. O seu CV pode abrir-lhe portas, especialmente se for acompanhado de uma boa carta de motivação.

Leia ainda: 8 conselhos para escrever candidaturas de emprego mais eficazes

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • ##currículo,
  • ##curriculum vitae,
  • ##cv
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

2 comentários em “Como fazer um bom cv?