Crédito

Crédito pessoal online – será seguro?

Rui Bairrada Rui Bairrada , 15 Junho 2016 | 2 Comentários

O recurso ao crédito é algo que deve ser feito de forma consciente, não pode ser por impulso. O crédito não é algo de mau à partida. Tudo vai depender dos motivos e das condições que o devedor quer e está disposto a assumir. Subscrever um pedido de crédito online não tem porque ser um erro. Mas há cuidados que deve ter.

Condições elementares para ter um crédito pessoal

Costumamos dizer que todos os créditos têm uma finalidade. Nalguns casos é mais específica (habitação, automóvel), noutros é mais genérica (crédito pessoal, cartão de crédito). O facto da finalidade destes últimos tipos de crédito ser mais genérica, irá fazer com que os riscos sejam maiores e consequente as taxas de juro também serão mais elevadas.

Mesmo que o crédito pessoal seja para uma finalidade genérica não significa que seja “fácil” ser concedido. Se for fácil é de desconfiar. Todos os créditos e, por conseguinte, os pessoais, só são aprovados mediante algumas condições:

  • Se o cliente não apresentar incumprimentos noutros créditos. Se alguém disser que consegue financiar um cliente estando ele em incumprimento é porque não está a dizer a verdade.
  • Se o cliente tiver estabilidade de rendimentos. Clientes desempregados ou sem contrato de trabalho não poderão ser financiados.
  • Se a idade do cliente o permitir. Este aspeto pode depender de credor para credor.

Critérios que deve observar no crédito online

summer-office-student-work

Na era digital em que vivemos, cada vez é mais comum que alguns contratos sejam celebrados por telefone. A validade deste tipo de contratos é igual aos que são assinados presencialmente, pois a gravação da chamada serve de prova contratual.

Contudo, deverá sempre assegurar-se que está mesmo a falar com algum credor válido no mercado. Mesmo que fale com um intermediário, vai ser necessário que assine um contrato que será sempre emitido pelo credor e enviado para a morada do credor. Nunca aceite fazer qualquer pagamento pelo serviço de intermediação sem ter a certeza que o dinheiro já foi financiado. Infelizmente, temos conhecido alguns casos de clientes que entregaram dinheiro à empresa que negociou o crédito por eles, mas fazem-no antes de ter a certeza que o montante já entrou mesmo na conta. Não costuma dar bom resultado…

Não tenha medo... mas tenha cautelas!

As financeiras que atuam preferencialmente no mercado digital estão tão regulamentadas como qualquer outro banco. Estas também reportam ao Banco de Portugal, que é a entidade reguladora, e por isso têm de cumprir com as mesmas exigências e formalismos que os outros.

Não deverá ter receio com o crédito online, pois até pode ser que encontre soluções mais baratas, uma vez que estes credores não têm custos com os balcões e podem ser mais competitivos nos preços. Deverá sim, ter cautelas para garantir quem é o interlocutor do lado de lá e que a quem vai passar informação/documentação são empresas credíveis no mercado. Veja aqui alguns pontos a ter em consideração antes de submeter um pedido de crédito online.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #crédito,
  • #crédito online é seguro?,
  • #crédito pessoal,
  • #crédito pessoal online,
  • #crédito pessoal online é seguro?,
  • #cuidados crédito pessoal online

Deixar uma resposta

2 comentários em “Crédito pessoal online – será seguro?

  1. Pedi um crédito pessoal online e ligaram me a dar a resposta que foi aprovado mas pediram o pagamentos de custas e taxas de processo antes de ter o contrato só depois de fazer o pagamento é que envuan a documentação e en quatro dias disponiblizam o dinheiro na minha conta a entidade é Credinow, é seguro fazer o pagamento?

    1. Boa tarde Sónia

      Não nos podemos pronunciar sobre outras empresas. No entanto, o que podemos dizer é que não faz sentido pagar comissões, custas e taxas. O Dr. Finanças não cobra estes valores pelo que recomendamos que se pretender ter um crédito que preencha o formulário de crédito que teremos todo o gosto em ajudar.

      Cumprimentos