Crédito

O que é a TAEG nos créditos

Saiba neste artigo o que é a TAEG e porque é tão importante para a análise do seu pedido de crédito. Consulte a TAEG e faça as contas.

Rui Bairrada Rui Bairrada , 28 Maio 2015

Se tem feito a sua pesquisa por créditos ou se fez recentemente alguma simulação de crédito com grande probabilidade ter-se-à deparado com a TAEG. Neste artigo vamos explicar-lhe o que é a TAEG e dizer por que é tão importante para a análise do seu pedido de crédito.

O que é a TAEG?

TAEG é a sigla para Taxa Anual Efetiva Global. Foi uma taxa criada há alguns anos atrás para permitir comparar diferentes propostas de crédito.

Infelizmente, o desconhecimento generalizado das regras de funcionamento do setor financeiro implicou algum aproveitamento por parte da banca. Propostas de crédito que pareciam ser mais interessantes revelavam-se como as piores propostas, muito pela existência de custos escondidos ou pouco considerados.

Quais os custos englobados na TAEG?

Para ser possível comparar diferentes propostas de crédito temos de comparar todos os custos associados a essa proposta. Assim, temos de considerar:

  • Taxa de juro do crédito;
  • Comissões de avaliação;
  • Comissões de dossier;
  • Custo dos seguros obrigatórios;
  • Custo de outros produtos de cross-selling como anuidades de cartões de crédito, por exemplo.

Ler mais: Taxas e Juros que pode encontrar num Crédito Habitação

taeg

São estes custos tão expressivos para justificar a criação da TAEG?

Infelizmente, os bancos estão a ceder à tentação de aumentar em muito os custos e as comissões que cobram aos seus clientes. Numa altura em que o crédito é escasso o banco acaba por ter “a faca e o queijo na mão”.

O mesmo será dizer que o desespero do cliente é tal que este irá aceitar todas as propostas que lhe apareçam como aprovadas (o que chega a gerar algumas situações de burla, especialmente se considerarmos o crédito online).

Qual a solução para o meu caso?

Se está à procura de uma solução de crédito sugerimos sempre que faça a sua simulação e que compare as diferentes propostas. Caso queira que o Doutor Finanças faça esse trabalho por si preencha o nosso formulário. Apresentaremos as diferentes propostas para que depois possa tomar as suas decisões

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #cálculo TAEG,
  • #TAEG,
  • #taeg 2015,
  • #taeg banco de portugal,
  • #TAEG o que é,
  • #taeg simulador
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

5 comentários em “O que é a TAEG nos créditos