No Doutor Finanças recebemos muitos casos em que as pessoas não sabem ao certo quantos créditos têm e não é difícil perceber porquê. Nesta Dica do Doutor damos-lhe alguns exemplos de como pode ter um crédito e não saber e como pode verificar o seu mapa de responsabilidades de crédito.

Quase todos nós achamos que sabemos quantos créditos temos nos Bancos, mas por vezes somos surpreendidos com um cartão de crédito em mora que já não nos recordávamos, com um crédito de nossa responsabilidade de uma empresa que o nosso cônjuge possui ou um descoberto bancário de uma conta que tivemos e que nunca cancelámos. Estas são, entre outras, situações muito comuns e que podem acontecer a todos nós.

“Assim, tal como fazemos o check-up à nossa saúde, mesmo sem estarmos doentes, porque é que não fazemos o mesmo no que diz respeito à nossa saúde financeira?”

Para ajudar nessa tarefa o Banco de Portugal disponibiliza todos os meses, no seu site público, um mapa onde constam todos os créditos que cada cidadão tem registados junto dos Bancos e onde qualquer um de nós pode aceder e consultar o seu caso pessoal. A Dica do Doutor é que faça uso desta ferramenta com alguma regularidade.  É muito simples e não paga nada por isso! Basta aceder ao site do Banco de Portugal e ir à área de particulares ou aceder diretamente por aqui. Nesta pagina dispõe de um pequeno vídeo a explicar a forma como pode visualizar ou imprimir o seu mapa de responsabilidades, um manual de como interpretar a informação que o mapa tem, um conjunto das perguntas frequentes que o podem a ajudar as principais duvidas que surgem, entre outras informações.

No artigo do Doutor Finanças, “Como obter o seu Mapa de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal”  encontrará instruções passo a passo para obter o seu mapa de responsabilidades. Onde pode verificar todos os bancos onde tem algum crédito registado, quais os montantes em divida, o nível de responsabilidade (se é 1º titular, se é avalista, etc), qual é o produto financeiro, entre outra informação importante.

A Dica do Doutor

Consulte o seu mapa de responsabilidades com regularidade e certifique-se que conhece o seu histórico bancário, que não tem nenhum problema junto dos Bancos, que não tem nenhum crédito em incumprimento (por uma operação onde foi fiador, por um aval a uma empresa, por um erro de report, entre outras situações que ocorrem tantas vezes e desconhecemos).
Conhecermos o nosso histórico de crédito é determinante para não sermos confrontados com situações difíceis, que desconhecemos e que nos podem trazer transtornos desnecessário. Em 2 minutos e sem ter de gastar nada, pode ficar a conhecer ao pormenor a sua situação creditícia e evitar surpresas desagradáveis.

Se possui vários créditos, após a análise do seu mapa de responsabilidades, sugerimos ainda que pondere a fazer um crédito consolidado. Esta solução vai permitir-lhe juntar todos os créditos a apenas um, com uma única mensalidade e com taxas melhores que a média das taxas de todos os créditos.

Só podemos cuidar na nossa saúde financeira se a conhecermos.

Etiquetas: