Energia

Quer ter outro verão com a casa mais quente do que na rua?

Um mau isolamento térmico pode tornar as casas mais quentes do que está na rua. Mas há formas de resolver este problema.

O mau isolamento térmico das casas, tanto ao nível das paredes como das janelas tem como consequência, não apenas mais frio no inverno, mas igualmente mais calor dentro de casa no verão.

Para além disso, não nos podemos esquecer que o custo do arrefecimento de uma casa é quatro vezes superior ao custo de aquecimento da mesma.

Leia ainda: Cuidados a ter para me candidatar ao apoio do Estado para mudar as janelas velhas

O que devemos fazer?

Agora que a primavera começa a trazer-nos os primeiros dias de elevadas temperaturas, não temos só de fazer mudanças no roupeiro, é necessário, também, preparar as nossas casas para o conforto de verão.

O mau isolamento das paredes e das janelas, tem como consequência ter uma casa fria no inverno, mas igualmente, ter uma casa muito quente no verão. Já deve ter tido a sensação de entrar em casa e sentir que está mais quente do que seria a sua expectativa.

Para melhorar o conforto térmico no verão e no inverno, é fundamental investir na substituição das janelas antigas da sua casa com vidro simples, por novas janelas eficientes.

A aplicação de novas janelas eficientes, dotadas de vidros de elevado desempenho face ao controlo solar, permite minimizar a entrada de calor derivada dos raios solares que incidem sobre as fachadas e janelas – tudo o que desejamos nos dias mais quentes!

A substituição das janelas antigas, melhorando a envolvente passiva da casa, começando pelo elemento construtivo mais débil face ao isolamento térmico (inverno e verão) é um investimento com retorno garantido.

Ao optar por janelas eficientes, evita a instalação de aparelhos de ar condicionado, os quais não resolvem o problema do conforto térmico da casa, sendo pelo contrário, um fator de aumento do consumo e da fatura energética – algo que queremos evitar sempre que aconteça.

Leia ainda: Substituição de janelas garante mais conforto e segurança em casa

Diminuir o desperdício energético

E não é só! O aumento do custo da fatura energética tem também como consequência, aumentar, o desperdício de energia que sai pelas frinchas das caixilharias e dos vidros simples. Situação que é controlada com a instalação de janelas eficientes.

Existem, assim, vários motivos para que comece desde já a pensar na hipótese de mudar as suas janelas para uma solução que lhe traga mais conforto para sua casa.

Vivemos hoje, mais do que nunca, num quadro de fortes incertezas económicas, em que o custo da fatura energética continuará a subir, devemos considerar com grande rigor quais os investimentos que devemos fazer nas nossas casas para melhorar o conforto, o isolamento térmico e acústico.

Por isso, é fundamental investir no conforto das nossas casas para que o verão possa ser vivido com uma temperatura adequada sem recurso à abertura das janelas, à instalação de ar condicionado e colocação de ventoinhas.

Ganhamos conforto, poupamos energia e dinheiro.

Leia ainda: Cuidados a ter para me candidatar ao apoio do Estado para mudar as janelas velhas

João Ferreira Gomes é licenciado em Arquitetura (1998), pós-graduado em Gestão Empresarial (2002) e mestre em Construção (2007). Fundou e preside a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes – e integra a direção da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário - e da EUROWINDOOR. É coordenador de seminários técnicos na FCT-Universidade Nova de Lisboa.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.