Finanças pessoais

4 vantagens em ter formação em finanças pessoais

Rita Amaral Rita Amaral , 10 Maio 2019

Para poder gerir melhor a sua vida financeira, há que conhecer alguns termos financeiros e conceitos. Saiba neste artigo porque deve ter formação em finanças pessoais. 

A formação de finanças pessoais ajuda-o a perceber como preparar um orçamento familiar, que tipo de despesas deve estar atento e renegociar, como usar o crédito a seu favor e prevenir situações de endividamento. 

Se acha que as finanças pessoais são complexas, desengane-se. Quando se trata do dinheiro que utilizamos todos os dias, temos de saber onde ele é gasto, adquirir conhecimentos e ferramentas para poder cumprir os seus encargos financeiros, criar um fundo de emergência e poupar para as restantes atividades de lazer. 

4 vantagens que tem em apostar num workshop de finanças pessoais

Mais literacia 

O saber não ocupa lugar e o conhecimento financeiro é muito útil! Atendendo a que não existem cursos de «finanças pessoais» ou disciplinas de gestão do orçamento nas escolas ou em universidades, de facto, os ensinamentos financeiros acabam por passar de geração em geração, no seio familiar com os mais velhos a mostrar aos meus novos como devem gerir o dinheiro. 

Assim, obter conhecimentos em idade adulta permite prevenir situações que expõem as famílias a situações de endividamento e de gestão financeira difícil.  

Mais controlo da sua vida financeira 

Se por um lado tem o conhecimento, então pode colocá-lo em prática todos os dias. Rever frequentemente o extrato bancário, acompanhar e anotar as despesas, colocar no orçamento familiar o que é gasto, planear os meses seguintes. 

Nos workshops de finanças pessoais, falamos sobre planeamento do orçamento familiar ao longo do ano. Contudo, não falamos apenas de despesas e receitas, vamos mais ao fundo da questão. Com mais conhecimento, consegue olhar para as suas despesas fixas e perceber se é uma boa altura para reequacionar os seguros, que tipo de coberturas deve ter, se deve ou não amortizar a prestação do crédito habitação ou se faz sentido fazer uma compra com cartão de crédito com modalidade a 100%.  

Estas pequenas ações diárias não lhe tomam muito tempo e produzem resultados a longo prazo. Apenas com a prática iremos ter melhores hábitos de consumo e ser mais independentes financeiramente. 

Atingir objetivos a longo prazo 

Fazer as contas todos os dias dá frutos amanhã e nos próximos anos. Os hábitos de poupança permitem-lhe estabelecer objetivos a longo prazo, como investir num mestrado ou reunir capital próprio para comprar uma casa. Ao conhecer a sua carteira, pode planear a vida a longo prazo e estar prevenido quando os imprevistos batem à porta. 

Ler mais: 4 perguntas que deve saber sobre a sua carteira. 

Debater decisões financeiras

Ter mais informação e conhecimento permite-lhe poder tomar melhores sobre a sua vida, quer seja pessoal, profissional ou financeira. Imagine que quer reunir com o seu gestor de conta e descobrir um melhor produto para si. Ao saber o que pretende, consegue esclarecer os seus objetivos e colocar questões relevantes para si.

Quando for escolher um seguro, pode falar sobre coberturas importantes e questionar as suas necessidades futuras. Conhecimento é mesmo poder! 

No Doutor Finanças organizamos workshops de finanças pessoais nas nossas instalações, mas também em empresas portuguesas.

Contacte-nos para poder ter um workshop de finanças pessoais na sua empresa. 

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #formaçao em empresas,
  • #formaçao finanças pessoais,
  • #workshop finanças pessoais

Deixar uma resposta