Poupança

4 questões que deve saber sobre a sua carteira

Daniela Gonçalves Daniela Gonçalves , 18 Abril 2019

Sabe tudo sobre a sua carteira? Se esta questão o deixa um pouco desconfortável, é porque talvez deva procurar conhecer melhor o seu dinheiro. Não se trata apenas de conhecê-lo em quantidade, mas também em qualidade: como está a ser investido, que deve estar sempre salvaguardado e para quê, qual o fluxo das transações ao longo de cada mês, etc.

Este conhecimento permite-lhe ter um maior controlo sobre o seu capital e tomar as melhores decisões, quando necessário. Para testar o seu nível de conhecimento sobre o seu património financeiro, reunimos 4 questões básicas sobre a sua carteira à quais deve saber responder.  

carteira

Quando recebe ao final do mês?  

Falamos de salário líquido. Muitas pessoas têm uma ideia aproximada de quanto recebem, pela indicação que têm no contrato de trabalho. No entanto, o valor apresentado nesse documento é o montante bruto, ao qual se devem subtrair os impostos e contribuições. Já reparou, por exemplo, qual foi a alteração que sofreu no valor do seu rendimento com as novas alterações nas tabelas de IRS de 2019?  

Não se esqueça de calcular também os diferentes subsídios, que, em alguns casos, são somados ao ordenado regular. Subsídios de alimentação, de deslocação ou de turno podem ser pagos juntamente com o ordenado, criando uma ilusão inflacionada do valor do rendimento.   

Para saber exatamente quanto recebe, utilize a calculadora de salário líquido do Doutor Finanças. 

Qual o seu spread

Se tem créditos bancários, sabe, à centésima qual é o spread que paga pelo empréstimo? Este conhecimento pode fazê-lo poupar milhares de euros, se contabilizar todos os anos que ainda tem para liquidar o crédito. Saber qual é o spread do seu empréstimo permite-lhe procurar sempre soluções mais vantajosas. A resposta é negativa? Então informe-se o mais rapidamente possível sobre esta percentagem e compare com outras opções do mercado. Se precisar de ajuda para renegociar o seu crédito, encontrar spreads mais competitivos ou transferir o seu crédito para outra entidade, conte connosco!  

Quanto paga de créditos na totalidade? 

Somando o crédito habitação, com o crédito pessoal e ainda alguma prestação do cartão de crédito, sabe qual é o valor final? É crucial ter a noção clara do valor que paga pelos seus créditos na totalidade. Primeiro, porque este é um compromisso com o qual não pode falhar e esse montante deve estar disponível todos os meses, para liquidar as prestações. Depois, porque é possível negociar esse valor total, caso este se revele insustentável para o orçamento familiar. A solução pode passar por um crédito consolidado. Reúna todas as parcelas de crédito, some-as e caso esse valor seja superior a 35% do seu orçamento familiar, fale connosco!  

Quanto sobra ao final do mês? 

Depois de liquidadas todas as mensalidades de crédito, pagas as despesas da casa e outros gastos, quanto sobra da receita? É importante ter este valor sempre presente para perceber qual é a margem de manobra que tem, para fazer face a uma despesa inesperada, por exemplo. Há outra questão que deriva da principal: é o valor que sobra ao final do mês que encara como poupança ou tem uma parcela fixa definida para esse fim? Seja como for, é importante que sobre um valor com, pelo menos, três dígitos, para que haja alguma flexibilidade e equilíbrio orçamental.   

Descubra neste dossier várias ferramentas poupança, que o podem inspirar a encontrar soluções para este montante que sobra no final do mês.  

Depois de feito este exercício de perguntas e respostas sobre o seu dinheiro, não se fique por aqui. Estas são apenas as questões básicas às quais deve saber responder com certezas. Mas há um universo de questões e reflexões sobre o dinheiro que podem melhorar a sua vida financeira. Acompanhe o nosso blog ou, se preferir, aprofunde os seus conhecimentos com os nossos mini-cursos. Aposte na sua literacia financeira.  

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #credito habitação spread,
  • #poupança,
  • #salário líquido

Deixar uma resposta