Quando temos problemas de saúde vamos ao médico. Quando temos problemas na carteira devemos recorrer a um consultor financeiro. A Dica do Doutor explica-lhe o que é que um consultor financeiro pode acrescentar à sua saúde financeira.

A doença financeira pode afetar a carteira de muitas famílias portuguesas. Para ter uma boa saúde financeira, deve programar e controlar um orçamento familiar equilibrado, em que se gasta menos do que aquilo que se ganha, poupar uma parte do orçamento para um fundo de emergência e ainda assim ter um bom nível de vida.

Pode pensar que esta realidade de liberdade financeira não está ao alcance de todos os portugueses, porque o salário não estica ao final do mês e as despesas parece que aumentam todos os dias.

As despesas crescem todos os dias com a prestação da casa, bens essenciais (energia e água), alimentação, transportes, vestuário, escolas e outras atividades. Poupar dinheiro no final do mês pode ser difícil quando nos sentimos estrangulados com os múltiplos créditos que vamos fazendo ao longo dos meses, não sabendo que apenas estamos a aumentar a nossa taxa de esforço e que o endividamento não nos permite viver o presente e limita a nossa capacidade de poupar para o futuro.

Há quem consiga poupar durante alguns anos e com essas poupanças faça outros investimentos onde possam obter rendimentos adicionais. Muitos dos que conseguem poupar, não têm conhecimentos suficientes para encontrar boas opções de diversificar as suas poupanças ou identificar oportunidades de investimento com bons retornos financeiros.

dica do doutor

É possível ter liberdade financeira, contudo, falta a muitos portugueses o conhecimento e as ferramentas necessárias para gerir o seu orçamento familiar e tomar boas decisões que os permita ter uma vida financeira saudável.

A Dica do Doutor sugere que quando tem o orçamento familiar desequilibrado e pretende melhorar a sua situação, deve procurar ajuda junto de um consultor financeiro.

Um consultor financeiro não é apenas para pessoas ricas que precisam de alguém que lhes diga onde investir o dinheiro, ou só para pessoas que estão demasiadamente endividadas e já não conseguem pagar as suas responsabilidades. Um consultor financeiro é como um médico de família, alguém que regularmente nos ajuda a olhar para a nossa vida financeira e que tem como função orientar as famílias a fazer boas decisões e a alertar para consequências que poderão hipotecar o cumprimento dos compromissos financeiros.

O consultor financeiro tanto aconselha na realização de investimentos, como ajuda a reduzir as despesas regulares de quem paga a mais do que é necessário mas como consegue, nada faz para alterar esta situação, informa e acompanha o processo de encontrar as melhores soluções de crédito no mercado financeiro para quem vai contrair um novo empréstimo, como ajuda a resolver situações de dificuldades de pagamento, ou seja, sempre que precisar de tomar uma decisão sobre a sua vida financeira, não deixe de, gratuitamente, pedir conselhos ou ajuda a um consultor.

Um consultor financeiro é uma pessoa que pode orientá-la nas várias facetas da vida financeira e económica de uma família.

Perguntas simples como «como reduzir o spread no meu crédito habitação?» ou «qual é o melhor crédito pessoal que posso fazer para aos meus projetos?» podem ser respondidas por um consultor financeiro.

Para poder ter aconselhamento financeiro deverá primeiramente fazer um check-up às suas finanças, aos seus orçamentos, rendimentos e despesas. Tal como um médico de família lhe faz perguntas sobre o seu historial de saúde, um consultor financeiro irá perceber as dores da sua carteira e ajudá-lo a tomar as melhores decisões sobre as suas finanças.

Com um atendimento personalizado, um consultor que conheça o seu historial financeiro pode ajudá-lo a reduzir encargos na prestação da casa, a obter um prémio mensal melhor nos seus seguros ou até mesmo consolidar os seus créditos. Há também uma orientação para poder reduzir os seus encargos mensais, para poder gerar uma poupança para um fundo de emergência ou também para utilizar noutras atividades de lazer.

Faça um check up financeiro com um consultor financeiro, de forma gratuita, para poder reorganizar o seu orçamento familiar, tomar as melhores decisões e passar a ter um melhor futuro financeiro.