Finanças pessoais

Decoração de Natal: 13 ideias para poupar

Com a época natalícia à porta, a decoração de Natal é mais uma despesa para a sua carteira. Saiba como poupar mantendo a alegria na sua casa.

Finanças pessoais

Decoração de Natal: 13 ideias para poupar

Com a época natalícia à porta, a decoração de Natal é mais uma despesa para a sua carteira. Saiba como poupar mantendo a alegria na sua casa.

Em época natalícia, as compras são muitas e as despesas tendem a disparar, nomeadamente com a decoração de Natal. Ainda assim, é possível poupar e decorar com todos os enfeites natalícios que tanto gosta.

Nesta quadra de festa, alegria e comunhão em família, para muitas famílias não podem faltar as tradicionais luzes, presépio, estrelas, velas, decoração à mesa, o Pai Natal, entre outros adereços festivos.

Numa altura de crise marcada por uma forte inflação, o orçamento familiar tem ainda menos margem para este tipo de despesas, pois existem prioridades. Contudo, se faz questão de manter a tradição e dar uma nova cor à sua casa, seja criativo.

Se fizer uma pesquisa rápida pelo Pinterest, vai encontrar centenas de ideias originais com preços apelativos para decorar a sua casa. Em seguida deixamos algumas ideias para decorar a sua casa nesta época sem gastar muito dinheiro.

Leia ainda: Este ano pode ser diferente: 7 dicas para um Natal mais sustentável

13 ideias para poupar na decoração de Natal

Aproveite o que já tem de anos anteriores

Por exemplo, artigos como velas, estrelas, Pai Natal, entre outros, pode aproveitar de anos anteriores. Não precisa de mudar de decoração todos os anos.

Desde logo, as cores são importantes. Se já tem decoração adequada ao Natal (vermelho, branco, verde ou bege, por exemplo), pode sempre aproveitar e reutilizar a mesma. Em alternativa, pode sempre experimentar e fazer as suas próprias estrelas ou velas.

Reutilize latas e frascos

Aproveite as latas de conservas. O que costuma fazer à latas de salsichas, feijão, grão ou atum, por exemplo? Use-as! Experimente lavá-las, tire o papel e coloque uma vela lá dentro. Se quiser, pinte as latas numa cor a combinar com a sua decoração de Natal.

Outra sugestão é juntar 13 latas e aproveitar cada uma delas para colocar uma letra até perfazer a frase: “Mery Christmas”. Afinal de contas, é simples, original e barato.

Refaça algumas peças com nova decoração

Se quer poupar, não desperdice recursos. Ou seja, aproveite as decorações de Natal de anos anteriores mesmo que não seja o que realmente quer para este ano. Para isso, use umas fitas decorativas. Por exemplo, pode fazer uma grinalda ou usar esses restos para encher jarras de vidro. Mas se preferir, junte umas luzes e tem uma árvore de Natal diferente!

Por outro lado, se for a uma loja de artesanato ou até a uma das conhecidas "lojas do chinês", pode comprar umas fitas adesivas decorativas e com elas decorar qualquer objeto e fica como novo. Mas, se quiser ser ainda mais original, opte pela personalização. Aproveite o que tiver, desde taças, candelabros, jarras, cinzeiros de vidro, entre outras coisas.

Outra opção, é embrulhar umas caixas de cartão vazias com papel cenário e colocar-lhes uns laçarotes bem grandes e bonitos.

Por fim, lembra-se daquelas molduras que estão no sótão ou na garagem e não sabe o que lhes fazer? Pois bem! Traga-as para casa, remova o vidro e costas e fique só com a estrutura delimitadora. Em seguida, com a ajuda de uns fios ou corda, pendure estrelas e bolas de Natal. Por fim, um spray de neve ou luzes led.

Enfim, seja criativo!

Compre decoração de Natal nas lojas de 1 euro

As chamadas "lojas de 1 euro" têm dezenas de peças ótimas decorar a sua casa no Natal. Então, aproveite os preços e poupe! Se preferir, vá comprando ao longo do ano estes artigos que poderá usar no Natal (velas, estrelas, guardanapos, pratos de papel e outras peças decorativas).

Por fim, tenha atenção às cores que usa ou que pretende usar este ano na quadra natalícia.

Aproveite a criatividade das crianças para a decoração de Natal

As crianças são originais e criativas por natureza! Aproveite a oportunidade e faça com os seus filhos as decorações de Natal. As opções são várias, tais como:

  • anjos;
  • estrelas em cartolina;
  • desenhos;
  • ou ainda bombons para colocar na árvore.

Na internet encontrará muitos sites com ideias de Natal. Procure, por exemplo, em páginas como o Pinterest ou no Youtube, onde encontrará centenas de sugestões e tutoriais.

Construa uma grinalda para porta com papel

Ideias não faltam! Por exemplo, com umas simples folhas de papel de seda ou papel de crepe, pode decorar uma grinalda para a porta da sua casa. Coloque mãos à obra! Compre uma em espuma, cubra-a com o papel de seda ou de crepe, cole algumas folhas e coloque um laço no final. Vê, não custa nada!

Presente de Natal embrulhado e rodeado de icons natalícios

Não compre tudo de uma só vez

O Natal é sinónimo de entusiasmo e excitação para muitas famílias. Ainda assim, tente manter o controlo e não compre tudo o que lhe aparece à frente! Vá comprando as poucos e com critério, pense realmente naquilo que quer para a sua casa. Por exemplo, pode comprar todos os anos um pouco e formar uma coleção de artigos natalícios a seu gosto! Aproveite ainda os descontos que as lojas fazem logo a seguir ao Natal, para comprar mais um pouco.

Use os recursos naturais á sua disposição

A natureza tem muita coisa para nos oferecer, incluindo para o Natal. Aproveite as folhas caídas de uma árvore com cores de outono, pequenos troncos que apanha aqui e ali, pedaços do azevinho que tem no jardim ou até pinhas. Use a imaginação e faça artigos de decoração de Natal sem qualquer custo. Traga a natureza para dentro da sua casa. Não só contribui para a sustentabilidade do meio ambiente como a sua carteira agradece.

Por outro lado, pode pintar muitos destes artigos com um spray, por exemplo em dourado ou prateado. Aproveite os troncos das árvores e coloques dentro de um vaso, por exemplo. Faça uma árvore de Natal diferente.

Por fim, à mesa, em cada um dos lugares coloque em cima do prato um raminho de alecrim em forma circular (atado com fio de cozinha). Afinal de contas, o céu é o limite e tudo depende da sua imaginação.

Faça uma árvore na parede

Já pensou numa árvore de Natal numa das paredes da sua sala ou cozinha, por exemplo? Para o efeito, pode usar os seguintes artigos:

  • papel;
  • jornais;
  • cartolina;
  • fitas;
  • laços;
  • postais que já não precisa;
  • rolhas;
  • fotografias de família;
  • etc.

Olhe para o que tem em casa que não precisa e pense: como posso aproveitar esta peça para o Natal?

Utilize iluminação LED na decoração de Natal

Qualquer que seja o tipo de árvore de Natal que faça, tem de ter luzes. Ou seja, Natal sem luzes não é a mesma coisa! Utilize sempre luzes LED. Além disso, não se esqueça que estas duram cerca de 200 mil horas e consomem menos 90% de energia. Afinal de contas, a sua conta de eletricidade agradece!

Escolha uma árvore de Natal amiga do ambiente

Aproveite jornais e revistas velhas, e faça uma árvore de Natal de vários tamanhos e feitios para a sua casa. Mais uma vez, recorra ao Youtube e lá não faltarão ideias e sugestões para apender como fazer. Se quiser dar mais um toque pessoal, pinte na cor que quer para o seu Natal e acrescente outros adereços: estrelas ou bolas, por exemplo.

Faça um calendário natalício

Já pensou em fazer um calendário de Natal lá em casa? Pois bem, imagine uma folha bem grande, ilustrada pelos mais pequenos, com os dias de dezembro. Fácil e barato! Ponha todo o mundo a participar e arranje um bonequinho para ‘saltar’ de dia em dia.

Decoração de Natal: Faça um boneco de neve “sem neve”

Por acaso tem pneus do carro antigos na sua garagem e nunca se livrou deles? Pois bem, aproveite-os para fazer um boneco de neve (mas sem neve!). Em seguida, pinte-os de branco, empilhe três e deixe um ‘de pé’ em cima desta pilha.

Depois é só fazer uma carinha em cartão, colocar um gorro, um cachecol e consegue um boneco de neve sem neve! Mais uma vez o custo é praticamente nulo.

Leia ainda: Natal daqui a dois meses? Prepare-se e maximize as poupanças

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.