Finanças pessoais

Dicas para aproveitar os saldos da melhor maneira

É fã de um bom desconto? Veja as nossas dicas para aproveitar os saldos e fazer compras úteis e conscientes.

Finanças pessoais

Dicas para aproveitar os saldos da melhor maneira

É fã de um bom desconto? Veja as nossas dicas para aproveitar os saldos e fazer compras úteis e conscientes.

Logo a seguir ao Natal chegam os saldos de inverno. Apesar de atualmente não existir uma data oficial de saldos, a verdade é que grande parte das lojas tende a coincidir na época em que apresenta os descontos das coleções. Recolhemos algumas dicas para aproveitar os saldos em grande e garantir que faz compras conscientes, sem exageros. 

As melhores dicas para aproveitar os saldos 

Os saldos de inverno estão de volta e esta é uma excelente oportunidade para comprar peças que lhe fazem falta, até porque geralmente os artigos desta estação costumam ser mais caros. É sempre boa ideia investir em sobretudos, malhas, camisas ou botas de boa qualidade e intemporais. Mas, por outro lado, é também na época de saldos que poderá encontrar, com desconto, aquele artigo tendência que anda a namorar há algum tempo. Em qualquer um dos casos, o ideal é preparar-se antes de começar a passar o cartão e essa preparação deve começar em casa. Siga as nossas dicas para aproveitar os saldos da melhor maneira e fazer boas compras!

Organizar o guarda roupa previamente 

Em vez de começar a abrir tudo o que é site de roupa e ver o que está com desconto, organize em primeiro lugar o seu guarda roupa. A ida aos saldos deve servir para adquirir artigos que lhe serão realmente úteis, por isso, o primeiro passo deve ser analisar o que já possui. Separe as peças do roupeiro por categorias e cores e, a partir daqui, veja o que lhe faz falta. Será uma malha de gola alta preta? Um bom casaco para a chuva? Umas botas quentinhas? Perceba também que cores farão mais sentido, ou seja, que combinam melhor com aquelas que já tem. Não faz sentido comprar uma camisa só porque a achou bonita e depois não a conseguir combinar. Além disso, se não fez esta “limpeza” na mudança de estação, aproveite também para desfazer-se de peças que já não utiliza: as que estão em bom estado podem ser doadas ou vendidas e as restantes entregues em pontos de recolha para “reciclagem”, por exemplo. 

Definir um orçamento 

Com o guarda roupa organizado e com uma ideia clara do que gostaria de comprar, avalie, no seu caso, qual o orçamento disponível para estas compras. Fazer orçamentos é uma dica comum a muitas situações e não é por acaso — é algo que faz realmente a diferença. É este limite que o vai impedir de fazer compras por impulso, garantindo que não desperdiça dinheiro sem necessidade e que lhe pode vir a fazer falta no futuro. Portanto já sabe: defina um orçamento e mantenha-se fiel a esse valor. 

Pesquisar e comprar online 

Comprar em lojas online permite-lhe fazer compras mais ponderadas e o simples facto de escolher o método de pagamento, inserir os dados e ver várias vezes o valor a pagar, fá-lo pensar duas vezes se realmente pretende fazer aquela compra. Através da internet consegue ver várias opções, em diferentes lojas e marcas sem sair de casa, evitando os aglomerados de pessoas nos centros comerciais. Além disso, alguns sites oferecem um desconto extra para a primeira compra ou então para quem subscreve a newsletter e, muitas vezes, esse desconto é acumulável com outras promoções. 

Leia ainda: Como usar o e-commerce e fazer compras em segurança

Guardar os favoritos nas Apps das lojas 

Hoje em dia, as maiores cadeias de lojas já possuem aplicações para telemóvel onde é possível não só consultar os artigos disponíveis, como fazer compras diretamente a partir da aplicação e, ainda, guardar os seus favoritos. Muitas vezes, esta mesma função também está disponível nos sites das superfícies comerciais. Nesse sentido, uma boa dica passa por selecionar os artigos que gostaria de comprar, guardando-os como favoritos. Assim, mal a época de saldos comece, só tem que confirmar se essas peças estão ou não com desconto e, se estiverem, aproveitar para fazer a compra. 

Confirmar duas vezes as etiquetas

Por mais vantagens que existam nas compras online, a verdade é que com o aumento do número de e-shoppers, os melhores artigos esgotam rapidamente dos sites. Grande parte do stock fica apenas disponível nas lojas físicas, portanto, se já não conseguiu online, poderá ainda ter sorte numa superfície comercial. Aqui, tenha muita atenção às etiquetas. Em primeiro lugar, a desarrumação das lojas nas épocas de saldo pode originar algumas trocas de etiquetas, ou então, a peça pela qual tem interesse estar colocada na zona errada. Antes de ir para a caixa, confirme o valor de cada peça individualmente. Além disso, não caia na tentação de comprar só porque tem uma etiqueta vermelha a 50%; analise qual era o preço anterior e qual o preço após o desconto para perceber se realmente é um bom negócio ou não. 

Garantir a qualidade dos artigos 

Quando a esmola é muita, o pobre desconfia. Se determinado artigo tem um desconto muito elevado, principalmente numa primeira fase de baixa de preço, não compre sem se assegurar de que este se encontra em boas condições. Alguns defeitos podem ser tão mínimos que nem se notem, ou então serem de fácil resolução e acabar por compensar adquirir o produto na mesma. De qualquer forma fica a dica: procure por rasgões, botões descosidos ou manchas nos tecidos - estes costumam ser os mais comuns. 

Comprar peças de outra estação

Se por um lado a época de saldos é excelente para apostar em peças intemporais, por outro, pode ser uma boa oportunidade para adquirir peças para a estação seguinte. Tanto ao nível de calçado como de roupa, as lojas costumam ter opções que são perfeitamente adaptáveis a outras temperaturas, ou seja, não são exclusivas da época. Assim, se fizer sentido no seu roupeiro, e se encontrar preços simpáticos, invista neste tipo de artigos. 

Da mesma forma, algumas pessoas procuram nos saldos adquirir roupa mais formal ou de festa, como vestidos ou fatos. São sempre conjuntos bastante dispendiosos, por isso os saldos acabam por facilitar a compra destes. 

Ir às lojas de manhã cedo ou à noite

Entre as dicas para aproveitar os saldos da melhor forma não podia ficar de fora o melhor horário para ir às lojas. Os descontos podem atrair multidões, por isso, se quiser fugir da confusão e desfrutar das lojas o mais arrumadas possível, então o melhor é ir logo de manhãzinha ou então perto da hora de fecho. É nestes horários que, geralmente, há menos pessoas e as lojas tendem a estar mais organizadas. Além disso, os próprios funcionários estão mais disponíveis para o ajudar a procurar artigos ou tamanhos específicos. 

Ler os rótulos dos produtos de beleza

Para os fãs de produtos de beleza, desde cuidados de pele, a maquilhagem ou perfumes, os saldos são uma boa altura para adquirir qualidade a um preço mais acessível. Mas por mais apetecíveis que os descontos possam ser, leia primeiro a lista de ingredientes e toda a informação sobre o produto, caso nunca o tenha utilizado antes. Se tiver alguma alergia conhecida a algum ingrediente, é mais fácil: basta confirmar se este ingrediente não faz parte da composição do mesmo. Afinal, este tipo de produtos, depois de aberto já não poderá ser devolvido, por isso, muita atenção antes de comprar. 

Leia ainda: 7 dicas para poupar em produtos de beleza

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.