Boas bases de literacia financeira ajudam na definição dos objetivos de vida relacionados com a poupança e investimento.
Nunca é demais lembrar que a aposta no desenvolvimento da literacia financeira contribui para que a relação com o dinheiro seja mais saudável, equilibrada e rentável.
Leia ainda: Como o Programa Nacional de Formação Financeira contribui para a Literacia Financeira
Se colocarmos em prática algumas lições da educação financeira, e se tivermos exemplos próximos de boa gestão e organização do dinheiro, podemos facilmente ter uma vida financeira mais desafogada.
Neste artigo, vamos explicar em cinco atos como pode reorganizar a sua vida financeira sem que para isso se tenha de privar de grande coisa.
1. Não gastar mais do que ganha
Esta é a lição número um de qualquer manual de finanças pessoais. E está diretamente relacionada com o padrão de vida que quer levar.
Ter um padrão de vida menor do que o expectável não significa que se tem de privar das melhores coisas da vida. Trata-se, no entanto, de otimizar melhor os recursos disponíveis.
Por exemplo: se você ganhar dez, guarde uma percentagem destes dez e viva como se ganhasse apenas oito. Ou seja, dedique uma pequena parte do que ganha à poupança e investimento.
2. Definir metas
Com certeza que tem sonhos e objetivos mas tem isso bem definido por metas e prazos?
Poupar e investir sem ter um plano ou meta para atingir, dificilmente traz resultados.
Defina tudo muito bem, de forma mensurável e realista para que a poupança e investimento façam sentido.
3. Dar o exemplo
Consuma de uma forma responsável e consciente dando um bom exemplo para quem está ao seu redor, principalmente se entre essas pessoas estiverem os seus descendentes.
Não entre em euforias consumistas e comerciais que apenas lhe vão trazer dissabores.
Leia também: A Literacia Financeira Infantil: porque dar mesada aos meus filhos?
4. Investir e diversificar
Invista com frequência e destine uma parte do dinheiro para um fundo de reserva.
Na prática, este ato está ligado com os conceitos da poupança e investimento: faça por manter sempre lado a lado estes mecanismos pois ao poupar de um lado, está a rentabilizar do outro.
Não se fique por uma aplicação e caso tenha essa possibilidade, diversifique a plataforma de investimentos.
5. Doar e Agradecer
Sim, pode parecer um pouco fora de mão, mas a verdade é que ao doarmos coisas que não precisamos e agradecer pelo que temos, estamos a gerar uma onda de prosperidade. Mais do que isso: estamos a ganhar consciência daquilo que realmente precisamos.
Desde doar alimentos até roupa, o importante é estar sempre disponível para ajudar quem mais precisa e incutir esses bons exemplos.
Pode não acreditar, mas de cada vez que doa algo e agradece está a aprimorar as suas capacidades de conseguir atingir os objetivos propostos.
Colocar a literacia financeira em prática é muito simples e uma questão de hábito.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário