Finanças pessoais

Manuais escolares gratuitos: Saiba quando pode pedir o seu voucher

Tenha em atenção que, com exceção dos do 1.º ciclo, para poder receber manuais escolares gratuitos, tem de devolver os que recebeu.

Finanças pessoais

Manuais escolares gratuitos: Saiba quando pode pedir o seu voucher

Tenha em atenção que, com exceção dos do 1.º ciclo, para poder receber manuais escolares gratuitos, tem de devolver os que recebeu.

Já são conhecidas as datas para o acesso aos vales relativos aos manuais escolares gratuitos para o próximo ano letivo de 2021/2022. Tenha em atenção que, com exceção dos do 1.º ciclo, para poder receber manuais escolares gratuitos no próximo ano letivo, tem de devolver à escola os manuais escolares que foram entregues no presente ano letivo. E se ainda não os devolveu, apresse-se, porque tem apenas até ao final deste mês para o fazer. 

Assim, segundo informa a plataforma Mega - "Manuais Escolares GrAtuitos" -, os vouchers para aquisição de manuais escolares gratuitos vão começar a ser disponibilizados a partir do próximo dia 16 de agosto para os alunos do: 

  • 1.º Ciclo (2.º, 3.º e 4.º anos);  
  • 2.º Ciclo (6.º ano);  
  • 3º Ciclo (8.º e 9.º anos);  
  • Secundário (11.º e 12.º anos). 

A partir do dia 23 de agosto, os vouchers vão ser disponibilizados para os alunos dos anos de escolaridade de início de ciclo, ou seja: 

  • 1.º Ciclo (1.º ano); 
  • 2.º Ciclo (5.º ano); 
  • 3.º Ciclo (7.º ano);  
  • Secundário (10.º ano). 

Leia ainda: Ação Social Escolar: Saiba se o seu filho tem direito a algum apoio

Como beneficiar de manuais gratuitos 

Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA, em www.manuaisescolares.pt, ou descarregar a app "Edu Rede Escolar".  

A partir de qualquer um destes dispositivos, terão acesso aos dados escolares dos seus educandos, aos respetivos vouchers para os manuais escolares, bem como à lista das livrarias aderentes, onde poderá ser feito o levantamento. 

Registo passo a passo 

Se é a primeira vez que vai pedir os manuais gratuitos, saiba que para fazer o registo, tem de indicar o nome e e-mail do encarregado de educação e definir uma password. De seguida, deve ler e aceitar os termos de utilização da plataforma, entre os quais se destaca a exigência de os manuais atribuídos terem de ser devolvidos em bom estado.  

O passo seguinte é associar os educandos ao seu perfil. Para isso, a plataforma vai encaminhá-lo através de um link, para o Portal das Finanças, onde terá que validar os dados dos seus educandos.

Feita a associação, resta-lhe aguardar pelo e-mail que vai avisá-lo da atribuição dos vouchers e a sua disponibilidade. 

Importa recordar que, se já recebeu manuais gratuitos o ano passado, não precisa de fazer novo registo. No caso de já se ter registado em anos anteriores, apenas tem de aguardar pelo e-mail com os vouchers disponíveis na plataforma. 

Leia ainda: Reduzir encargos para um regresso às aulas mais tranquilo

Já tenho o voucher, e agora? 

Com os vouchers atribuídos, deve então aceder à plataforma com os seus dados e, em seguida, imprimi-los para que os possa apresentar na livraria. Ainda assim, também pode guardá-los em formato digital. Se tiver dificuldades em aceder à plataforma ou à aplicação móvel, deve dirigir-se à escola dos seus educados para solicitar os vouchers em papel.  

Já munido dos vouchers, se se tratarem de livros novos, pode levantá-los em qualquer livraria aderente, sendo que a lista desses estabelecimentos está disponível na Plataforma MEGA. Caso o seu voucher seja para manuais usados, deve levantá-los na respetiva loja.  

Importa sublinhar que todos os vouchers têm um código pessoal e intransmissível, e que não podem ser usados vouchers de anos anteriores. 

Recordamos ainda que o ano letivo 2021/2022 arranca entre 14 e 17 de setembro.

Leia ainda: Como ocupar o tempo dos seus filhos durante as “férias grandes”?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Um comentário em “Manuais escolares gratuitos: Saiba quando pode pedir o seu voucher
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.