Vida e família

Como ocupar o tempo dos seus filhos durante as “férias grandes”?

O período de férias escolares é extenso, conheça algumas soluções para ocupar as crianças, da melhor forma, durante o verão.

Vida e família

Como ocupar o tempo dos seus filhos durante as “férias grandes”?

O período de férias escolares é extenso, conheça algumas soluções para ocupar as crianças, da melhor forma, durante o verão.

Com o final do ano letivo, chegam as "férias grandes" das crianças e também um grande desafio para a maioria dos pais.

Uma vez que o período de férias das nossas crianças é bastante extenso (quase três meses), é quase impossível passar todo este tempo na companhia dos pais, mesmo que estes alternem o período de férias. O que também acabava por prejudicar as férias em família.

Neste período, os pais têm a difícil tarefa de decidir onde deixar as crianças, como mantê-las ocupadas, felizes e seguras enquanto trabalham.

Todos os anos, nesta altura, o drama dos pais é sempre o mesmo. E se há quem tenha a sorte de ter os avós ou familiares por perto com tempo livre e disponibilidade para tomar conta das crianças, tem a vida facilitada e a carteira resguardada. No entanto há famílias que não têm esta ajuda, ou porque os avós ainda trabalham ou porque estão longe. Neste caso têm de arranjar alternativas.

Existem várias empresas, desde ATL (Atividades dos tempos livres), campos de férias, entre outras, que organizam passeios, idas à praia e outras atividade variadas, para manter as crianças ocupadas durante as férias de verão, e os pais descansados enquanto trabalham.

Neste artigo, conheça algumas soluções que podem ser-lhe úteis, não só para ocupar as crianças como também para dotá-las de novos conhecimentos e capacidades. Desde abordagens à ciência, novas tecnologias, desenvolvimento da criatividade, atividades ao ar livre, ao voluntariado, ficam aqui algumas sugestões. Conheça algumas destas opções e fique a saber quanto pode vir a gastar nestas férias.

Leia também: Para os seus filhos: como ter um trabalho nas férias de verão

É certo que não podemos passar todo o tempo, das férias de verão, com os nossos filhos. Mas também é certo que queremos que eles aproveitem, da melhor forma, esse tempo, sem estar permanentemente em frente a um ecrã.

Existem várias possibilidades que pode ponderar, tais como:

ATL ou Centros de Estudo para a férias

As salas de  ATL ou centros de estudo são espaços onde pode deixar o seu filho durante as férias e onde realizam várias atividades de lazer, mas também de aprendizagem.

Estes centros estão dotados de profissionais especializados que mantêm o tempo das crianças ocupado enquanto trabalham o seu desenvolvimento saudável e harmonioso.

Por norma, e na época de verão, todos eles têm elaborado um plano de férias que inclui várias atividades lúdicas como:  atividades que envolvam trabalhos manuais, atividades ao ar livre, música, desporto, dança ou representação, idas à praia, culinária, pintura, entre outras… A maior parte destes espaços tem horário alargado e podem incluir no preço-almoço, lanche da manhã e da tarde, e o material necessário para a realização das atividades. Pode optar por deixar o seu filho o dia inteiro ou apenas uma parte do dia.

Os preços variam consoante o número de dias ou os períodos que a criança frequente e as refeições que optar por incluir.

Por norma, no preço está incluído o almoço, o lanche da manhã e da tarde e o material necessário para a realização das atividades.

Existem imensos ATL ou centros de estudo, de norte a sul do país, é só pesquisar na internet qual o mais próximo de si. Os preços variariam bastante, mas uma semana (de segunda a sexta) pode rondar os 80 a 160 euros, se incluirmos idas à praia. Em centros, pode pagar ao dia, onde o valor  ronda os 20 euros diários. Se forem organizadas saídas que impliquem visitas a museus, cinema ou teatro, por norma os bilhetes e transporte são pagos à parte deste valores.

Programa de férias promovido pelos municípios

Existem várias atividades para os mais pequenos, promovidas pelas Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesia. Basta pesquisar na sua zona de residência.

Um exemplo são as férias desportivas, onde se organizam várias atividades desportivas onde as crianças podem participar.

A maioria das Juntas de Freguesia organiza também, anualmente, idas à praia, ações de voluntariado, atividades artísticas ou ateliês com os mais variados temas.

O valor a pagar varia em função do município e atividades incluídas, mas a aprendizagem de uma atividade desportiva ou artística pode variar entre os 30 a 50 euros por semana e por norma inclui almoço.

Pode ler também: Saiba os cuidados a ter na praia ou na piscina

Campos de Férias

Outra alternativa a ponderar são os campos de férias. Existem campos de férias que funcionam quer em regime fechado, quer em regime aberto. Quer isto dizer que:

  • Em regime fechado as crianças ou jovens dormem no campo de férias. Durante o dia promovem-se atividades diversificadas, que variam de empresa para empresa, mas que podem ir desde slide, peddy-paper, jogos aquáticos, canoagem, escalada, equitação, música, paintball, passeios culturais, entre outros jogos. Este tipo de regime, para além de ajudar a desenvolver competências pessoais importantes, promove o sentido da autonomia das crianças, uma vez que elas ficam longe dos pais por um período de tempo (uma semana pelo menos). O grande senão é que o preço deste tipo de campo, em regime fechado, é, por norma, elevado para a maioria das carteiras. Neste tipo de regime, para além da dormida, são garantidas cinco refeições diárias, seguro e o acompanhamento contínuo por monitores especializados. Os valores podem ir desde 220 euros uma semana, a cerca de 500 euros por 14 dias. Quando se trata da inscrição de irmãos, por norma, estas empresas fazem um desconto que varia entre os 10 a 15 % no valor total. Há ainda algumas que facilitam o pagamento em mensalidades.
  • Em programas de regime aberto, as crianças passam apenas o dia no campo de férias, regressando ao final do dia para casa. Também neste caso, as crianças têm o dia preenchido de atividades, como idas à praia/ piscina, piqueniques, passeios em parques ou jardins... Como neste caso não inclui a dormida nem todas as refeições, o preço é um pouco mais acessível que o regime fechado.

Existem ainda empresas que organizam férias temáticas, abordando e realizando atividades relacionadas com o tema em causa, como por exemplo, campos de férias científicos, artísticos ou desportivos.

Aprendizagem Musical ou Desportiva

A aprendizagem de uma modalidade desportiva ou de um instrumento musical, também pode ser uma excelente alternativa à ocupação do tempo de férias das crianças.

No caso da música existe uma grande oferta, entre escolas de música ou até mesmo conservatórios, por todo o país, com programas especiais para as férias de verão.

As aulas podem ser durante meio dia ou ocupar grande parte do dia da criança.

Os preços também são variados, e esta pode ser uma excelente oportunidade para o primeiro contacto com o estudo da música e com um instrumento musical.

Já no que diz respeito à prática desportiva, há vários programas que permitem a aprendizagem de várias modalidades, muitas vezes modalidades relacionadas com o tempo de verão, como é o caso da natação ou do surf, que envolvem água.

Por exemplo, na região norte pode consultar o site da Surfski da Douro Academy e encontrará toda a informação sobre aulas de surf ou kayak. Por norma, as escolas fornecem o material necessário, o que fica menos dispendioso para os pais. Os preços podem variar entre os 25 e os 100 euros, dependendo do tipo de experiência e do pack que adquirir.

Em relação à prática de natação, há várias escolas ou ginásios que oferecem cursos intensivos de natação durante os meses de verão.

Para além dos exemplos apresentados existem outros cursos que as crianças ou adolescentes podem fazer durante as suas férias, como línguas, teatro, culinária, escrita criativa, carpintaria ou programação. Tente saber junto do seu filho os seus gostos e preferências, para que ele se mantenha motivado e seja também divertido para ele aprender e depois basta pesquisar. A oferta e os preços são muito variados.

Caso não possa despender muito dinheiro do seu orçamento familiar em nenhuma destas alternativas e caso tenha familiares (avós, tios...) disponíveis para ficar com os pequenos, mesmo que estejam longe, então pondere esta solução, pois é uma alternativa barata e sem dúvida segura e divertida para eles.

Leia ainda : Férias em tempos de pandemia: Prós e contras dos tipos de alojamento

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)