Bem-estar

7 ideias para uma passagem de ano a dois inesquecível

Está sem ideias e não sabe que programa fazer numa passagem de ano a dois? Conheça as nossas sugestões e prepare um dia inesquecível.

Bem-estar

7 ideias para uma passagem de ano a dois inesquecível

Está sem ideias e não sabe que programa fazer numa passagem de ano a dois? Conheça as nossas sugestões e prepare um dia inesquecível.

Para muitos casais, nem sempre é fácil decidir o que fazer na passagem de ano. Por um lado, podem não ter dias de férias para gozar (o que muito ajudaria ao planeamento). Por outro, quanto mais tempo passa, menos programas atrativos para uma passagem de ano a dois existem.

Contudo, por vezes, é apenas uma questão de falta de ideias. Neste artigo, reunimos algumas sugestões de programas específicos para casais. Embora algumas das ideias impliquem um orçamento mais elevado, também há sugestões que podem ser adaptadas a vários orçamentos.

Saiba ainda o que ter em consideração para não gastar mais do que pode nesta época do ano.

Ler mais: Resoluções de Ano Novo: da teoria à prática

Antes de decidir, defina um orçamento para a sua passagem de ano a dois

Se o seu desejo é ter uma passagem de ano inesquecível, deve garantir que o seu orçamento não vai ficar em risco com as despesas adicionais. Logo, sugerimos que antes de escolher o programa para esta noite especial, faça contas.

Tendo em consideração as despesas que já suportou no mês de dezembro, com a ceia e presentes de Natal, verifique qual é o teto máximo que pode gastar. O valor apurado vai permitir-lhe concluir que tipo de programa pode fazer, inclusive, se pode, ou não, viajar.

Lembre-se que deve fazer um levantamento dos custos associados a cada programa. Desta forma, vai ter a certeza que não vai gastar mais do que pretendia.

Ler mais: Como preparar o seu orçamento para não gastar demais em dezembro

7 ideias para uma passagem de ano a dois inesquecível

1 - Uma passagem de ano a dois na Europa

Se tem um orçamento elevado para a sua passagem de ano a dois e alguns dias de férias para gozar, uma forma inesquecível de entrar em 2022 é viajar pela Europa. Embora este tipo de programa não seja o ideal para uma decisão de última hora, se quer surpreender a sua cara metade, pode ser a solução perfeita.

Contudo, é aconselhável que planeie estes dias o mais rápido possível. Afinal, quanto mais tempo demorar, mais caro vai ser o programa e menos opções terá.

Para evitar custos muito elevados, em vez de reservar um hotel luxuoso, opte por outro tipo de alojamento, como pousadas, igualmente charmosas, mas podem ter preços mais acessíveis.

Caso o objetivo seja conhecer um pouco melhor o destino escolhido, planeie com antecedência o roteiro, nomeadamente como vai deslocar-se, onde vai fazer as refeições, etc.

Ler mais: Para as viagens de ano novo, verifique o seu seguro de viagem

2 - Escapadinha romântica em Portugal

Portugal é um país perfeito para escapadinhas românticas de dois ou três dias. De norte a sul do país não faltam opções para todos os gostos e carteiras. Por exemplo, se gosta de passeios à beira mar, mesmo no inverno, existem inúmeros alojamentos junto à costa que pode explorar. Mas, se prefere o interior, pondere procurar um alojamento numa das aldeias históricas.

Nesta altura do ano, pode ainda ponderar fazer umas pequenas férias na neve, na Serra da Estrela, por exemplo. Caso pretenda fazer um retiro com a sua cara metade, também pode encontrar alojamentos bem no meio da natureza.

Independentemente da solução, tenha atenção ao que está, ou não, incluído na estadia.

casal a passear na natureza

3 - Passagem de ano a dois num barco

Para quem gosta de fugir à rotina e pretende uma entrada em 2022 marcante, passar a passagem de ano a bordo de um barco ou de um cruzeiro pode ser a solução. Este tipo de programa tem custos muito distintos, consoante a empresa promotora, mas o seu valor também oscila consideravelmente com a inclusão de certos serviços e produtos.

No entanto, para orçamentos altos mas mais limitados, há programas que apenas incluem pequenas deslocações, música, espumante e, claro, as 12 passas. Já para quem pode suportar custos mais elevados, pode prolongar o serviço e incluir jantar e um passeio de barco.

4 - Acabar o ano "naquele" restaurante onde sempre quiseram ir

Para os casais amantes da gastronomia, terminar o ano num bom restaurante pode ser um cenário bastante atrativo. Afinal, os menus da passagem de ano costumam ser de degustação e há possibilidade de provar inúmeros pratos e sobremesas confecionados pelos chefes do restaurante.

Mas, imprta realçar que a maioria dos restaurantes luxuosos ou mais procuradoss ficam indisponíveis com bastante antecedência. Assim, sugerimos que faça a sua reserva o mais breve possível.

Caso pretenda uma solução menos dispendiosa, pesquise restaurantes típicos que gostaria de experimentar e que tenham preços fixos para o menu da passagem de ano. Contudo, não se esqueça que as bebidas não costumam estar incluídas no preço anunciado.

5 - Passagem de ano a dois em festa ou eventos noturnos

Se o casal gosta de aproveitar a noite para sair e dançar, uma boa solução é explorar os espaços noturnos na sua cidade. Embora na maioria das discotecas e bares possam existir limitações na entrada, necessidade de convite, etc., existem espaços nos quais o acesso é mais facilitado. Contudo, tenha atenção que a maioria dos espaços vai cobrar um valor mais elevado do que o habitual.

Esta solução também pode ser interessante para os casais que pretendam estar com amigos, ainda que não queiram passar toda a celebração no mesmo local ou acompanhados.

Relembramos que este ano, muitas das festas promovidas pelas autarquias foram canceladas devido à pandemia da Covid-19. Por isso, deve consultar todas as medidas em vigor, como a necessidade de ter certificado ou de teste negativo.

6 - Terminar o ano a dois num evento cultural

Mesmo com medidas mais restritivas, muitos dos eventos culturais agendados para a passagem de ano irão realizar-se seguindo as normas de segurança. E por isso, caso sejam um casal que gosta de assistir a concertos ou espetáculos culturais, porque não quebrar a rotina e terminar o ano num evento cultural?

Se esta é opção que lhe agrada, aconselhamos a fazer uma pesquisa o mais rápido possível para ficar a par sobre todos os espetáculos e conseguir bilhetes para a sua primeira escolha.

7 - O seu orçamento é reduzido? Programe uma noite especial low-cost

Proporcionar uma passagem de ano inesquecível à sua cara metade não requer obrigatoriamente um grande orçamento. Se está a par das preferências e gostos pessoais, certamente vai conseguir surpreender e sem ter de gastar muito.

Por exemplo, uma das soluções é confecionar ou encomendar as suas refeições preferidas. No entanto, o programa da passagem de ano não deve ficar por aqui. Tente criar um cenário especial, desde a decoração da mesa até ao próprio espaço onde vão jantar. Depois do jantar, tenha um plano para a noite a dois.

Ou seja, a seguir ao jantar podem dar um passeio num sítio especial para os dois. Caso prefiram ficar em casa, tente criar uma noite de jogos, de cinema ou com outro tipo de atividade que agrade aos dois. O mais importante é fugir à rotina diária e criar uma noite inesquecível.

Ler mais: 6 ideias para uma passagem de ano em casa inesquecível e barata

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.