Bem-estar

Dicas para uma vida mais saudável sem gastar dinheiro

Para ter uma vida mais saudável sem gastar dinheiro só tem de seguir algumas estratégias simples e gratuitas. Saiba do que falamos.

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Dicas para uma vida mais saudável sem gastar dinheiro

Para ter uma vida mais saudável sem gastar dinheiro só tem de seguir algumas estratégias simples e gratuitas. Saiba do que falamos.

Quer começar a ter uma vida mais saudável, mas receia que possa ser muito dispendioso? Então este artigo é para si. Seguem-se seis dicas para alcançar este seu objetivo sem gastar dinheiro.

Para começar a ter uma vida mais saudável, não é necessário inscrever-se já num ginásio ou mudar completamente os seus hábitos, basta seguir pequenas estratégias que além de simples são completamente gratuitas.

Faça exercício físico no exterior

O exercício físico é imprescindível para uma vida saudável. A prática de exercício físico não só contribui para a prevenção de algumas doenças, como por exemplo as cardiovasculares, como aumenta o seu bem estar físico e psicológico.

Se não tem por hábito praticar exercício, comece por fazer caminhadas diárias de 30 minutos num parque ou perto da sua casa. Se já tiver mais resistência, pode fazer caminhadas mais longas, correr ou mesmo andar de bicicleta.

No dia a dia pode também mudar alguns hábitos, como por exemplo preferir as escadas em vez de utilizar os elevadores ou para percursos mais curtos ir a pé em detrimento da utilização do automóvel.

Leia ainda: Como correr sem gastar muito dinheiro?

Beba mais água para ter uma vida saudável

O consumo de água é vital para o correto funcionamento do nosso organismo. Prefira sempre água em detrimento de outras bebidas como por exemplo refrigerantes.

Para que não se esqueça de beber água leve sempre consigo uma garrafa e estabeleça um objetivo para cumprir, por exemplo, beber dois litros de água por dia. Se não gostar de água, pode sempre substitui-la por água aromatizada ou por chá, mas sem açúcar.

Durma melhor

Tal como o consumo de água, dormir bem é essencial para o nosso bem estar físico e psicológico.

Para começar, deve dormir o número de horas recomendado, que para um adulto é de sete a nove horas por dia. Se tem problemas em adormecer ou se acorda muitas vezes durante a noite, os especialistas sugerem que verifique se o seu quarto está com uma temperatura ajustada (nem muito quente nem muito frio); não deve existir barulho ao seu redor e a luz deve ser mínima; se tiver rádio despertador não vire as horas para si; se possível desligue o telemóvel; antes de se deitar não consuma bebidas estimulantes, como por exemplo chá ou café, prefira um copo de leite morno; não espere ter sono para ir dormir, deite-se sempre à mesma hora; não esteja no telemóvel até à hora de se deitar, opte, por exemplo, por ler um livro.

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Poder da meditação numa vida saudável

Praticar meditação é uma forma de gerir a ansiedade e, consequentemente, aumentar o seu bem estar psicológico. Reserve 30 minutos do seu dia para meditar.

Para começar pode praticar um dos exercícios mais simples: sente-se no chão com as pernas cruzadas num local onde não seja interrompido e que não haja barulho. Inspire e expire com calma e profundamente. Feche os olhos. Durante o tempo do exercício tente abstrair-se dos seus pensamentos e focar-se exclusivamente na sua respiração.

Coma menos mas faça mais refeições por dia

Por vezes, e com o stress do dia a dia, fazemos poucas refeições e comemos muito em cada uma delas. O ideal é fazer mais refeições diárias e comer menor em cada uma, pois com isso vai por exemplo melhorar seu trânsito intestinal e ficar com mais energia.

Desta forma, deve tentar fazer cinco refeições por dia, designadamente, pequeno almoço, lanche a meio da manhã, almoço, lanche a meio da tarde e jantar.

Leia ainda: Como ter uma alimentação mais saudável sem gastar muito dinheiro

Reduza o consumo de fritos e doces

Se quer começar a ter uma vida mais saudável, é natural e fundamental que altere os seus hábitos alimentares. Evite comer fritos, opte por cozidos e grelhados e aumente o consumo de verduras. Evite igualmente comer doces, substitua-os por fruta por exemplo. O consumo de sal também deve ser reduzido, opte por ervas aromáticas para temperar os alimentos.

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