Bem-estar

13 dicas para eliminar o desperdício. Já entrou no combate da década?

Reunimos algumas sugestões para que consiga eliminar o desperdício. Afinal, é uma responsabilidade de todos e a carteira agradece.

Bem-estar

13 dicas para eliminar o desperdício. Já entrou no combate da década?

Reunimos algumas sugestões para que consiga eliminar o desperdício. Afinal, é uma responsabilidade de todos e a carteira agradece.

O combate ao desperdício é um dos grandes desafios da década. Todos os dias desperdiçamos recursos e nem nos damos conta disso. Gastamos mais água do que precisamos, deitamos comida fora, gastamos eletricidade quando não precisamos ter nada ligado, por pura distração.

Eliminar o desperdício também pode significar gastar menos recursos e dar uma nova vida às coisas que já não usamos. Além disso, ao combater o desperdício está a ser ambientalmente sustentável e a sua carteira também agradece. Neste artigo, reunimos um conjunto de formas de eliminar o desperdício.

Fechar a água enquanto lava os dentes e toma banho

Este é um clássico. Um gesto simples mas que vai fazer a diferença para o ambiente e na fatura da água. Lavar os dentes demora algum tempo. Imagina os litros de água que está a desperdiçar sem qualquer motivo? Neste ato, pode gastar cerca de 14 litros. Tomar um banho, em 15 minutos, com a torneira aberta, pode atingir um gasto de 180 litros.

Reaproveitar a água da máquina de lavar

Um ciclo de lavagem pode consumir centenas de litros de água, que poderiam ser reaproveitados para outros fins. A água da máquina de lavar podia ser aproveitada para lavar o chão, regar as plantas ou abastecer o autoclismo. Afinal, reciclar também é poupar e uma das maneiras de eliminar o desperdício.

Retirar restos de comida antes de lavar a loiça

Sabia que pode poupar água se retirar os restos de comida que ficam nos pratos e tachos? Desta forma, evita prolongar a lavagem e gasta menos água. Adicionalmente, com esta prática vai também evitar a passagem de gordura e resíduos para os canos que pode ficar entupidos (e evita despesas com possíveis avarias).

Lista do que falta na dispensa

Da água para a dispensa. Por vezes, acumulamos alimentos (comprados em excesso ou, simplesmente, não costumamos usar). Mas, estes acabam por perder a validade ou deteriorar-se. Uma boa estratégia para evitar este desperdício é fazer uma lista do que falta em casa e levá-la consigo para o supermercado. Verifique o que falta na dispensa e no frigorífico. Compre o que precisa de ser reposto, mas com conta, peso e medida.

Ler ainda: Desperdício alimentar: pode ajudar o ambiente e ainda poupar dinheiro

Comida na quantidade certa

É comum servir comida em excesso no prato. Uma das formas de eliminar o desperdício alimentar é fazer precisamente o inverso: servir menos comida no prato. Lembre-se: é preferível servir uma segunda vez a deixar comida no prato. Pode ser mais fácil respeitar esta dica se o prato em que faz as suas refeições for mais pequeno.

Preparar alimentos antecipadamente

Esta dica vai, certamente, facilitar-lhe a organização das refeições e diminuir o tempo que passa na cozinha. Porque não preparar de uma só vez sopa e acompanhamentos como arroz ou grão? Estes podem ir para o frigorífico ou congelador. Desta forma, consegue passar menos tempo a cozinhar, evita deixar restos de comida nas panelas e lava a loiça menos vezes.

mea cheia de pratos variados, coloridos

Reaproveitar o que sobrou do jantar

Sobras também são comida. Já lhe aconteceu deixar estragar a comida que está no frigorífico? Evite-o e reinvente essas sobras, já sem graça, em saborosas refeições. Existem várias receitas simples e deliciosas feitas a partir de arroz, carne, frango, bacalhau, legumes do dia anterior.

Se não comeu, leve para casa

Foi jantar fora e não tinha muita fome? Peça para colocar a comida que sobrou numa embalagem e leve-a para casa. Evita que comida em bom estado vá para o lixo e já tem a refeição do dia seguinte. Não tem motivos para ficar constrangido. Levar as sobras para casa é uma prática comum em muitos países.

Recicle as embalagens

Reciclar é talvez das formas de evitar o desperdício mais conhecidas. Separe as embalagens de papel, plástico, vidro e alumínio do lixo indiferenciado e deixe-as nos respetivos ecopontos. Pode também dar mais do que uma vida às embalagens de uso único. Por exemplo, pode utilizar as embalagens de comida feita para guardar outros alimentos em vez de irem logo para o ecoponto. Opte também por comprar produtos com embalagens recicladas.

Compre e venda artigos em segunda mão

O que já não serve para si pode servir para outras pessoas. E vice-versa. Comprar e vender artigos em segunda mão ajuda a reduzir nos recursos para produzir novos produtos. Além disso, estes artigos costumam ser mais baratos. Pode ser uma boa oportunidade para ter aquele casaco de marca por um preço mais acessível.

Leia ainda: 4 soluções para destralhar a casa e promover a economia circular

Trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED

Para evitar desperdício de energia é importante trocar as lâmpadas incadescentes, as tradicionais lâmpadas amarelas, por soluções que consomem menos energia. As lâmpadas energeticamente eficientes são mais caras, mas também consomem menos. Por isso, no fim das contas, acaba por poupar de duas formas: na conta da luz e na duração da lâmpada. Modelos fluorescentes são mais económicos, mas as lâmpadas LED são as mais eficientes.

Desligar os dispositivos da tomada

Eis uma prática que reduz o gasto de energia e os riscos de curtocircuitos. Para quê manter um dispositivo ligado se não o está a utilizar? Mesmo que os aparelhos não estejam a ser utilizados, se estiverem ligados, há transmissão de corrente elétrica pela tomada. Desperdiça energia e ainda podem avariar.

Dias específicos para lavar a roupa e passar a ferro

A máquina de lavar e do ferro de engomar estão entre os eletrodomésticos que mais consomem energia. Portanto, evitar usá-los muitas vezes é outra das dicas para eliminar o desperdício de energia e ainda poupar na conta da luz. Para evitar estar sempre a usá-los, sugerimos que organize a rotina da família para lavar e passar as roupas em dias específicos.

Leia ainda: Energia do futuro? Será renovável, amiga do ambiente e da carteira

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.