Vida e família

Férias escolares: ideias para se divertir em família sem gastar muito dinheiro

As férias escolares estão aí à porta. Descubra todos os truques para ocupar o seu filho sem gastar muito dinheiro.

Bárbara do Carmo Bárbara do Carmo , 2 Dezembro 2019

As férias de Natal estão aí à porta e com elas a necessidade de entreter os mais pequenos sem destruir o orçamento familiar. Reunimos neste artigos algumas ideias que poderão ser muito úteis para passar tempo de qualidade em família.

Organize-se com os pais dos amigos do seu filho

A primeira coisa que deve fazer com a chegada das férias dos mais pequenos é ajustar e encaixar calendários. Mas, nestes ajustes, assegure que a criançada tem amigos para brincar.

Se tiver oportunidade, uma boa ideia é juntar os mais novos da família em casa do avós ou de algum familiar (nem que se vão revezando). Assim, garante que todos têm entretenimento, enquanto fomenta os laços familiares entre os pequenos e entre gerações. 

Outra solução que pode ser articular horários para que estejam com amigos durante as férias. Fale com outros pais de colegas de escola e pense nas possibilidades. Pode ser uma maneira das famílias se apoiarem neste período e que as crianças tenham sempre presença adulta.

Prepare festas e atividades que estimulem os mais pequenos 

Depois de pensar no calendário, é altura para pensar em atividades para fazer com os mais pequenos. Aliás, atividades que podem também pensar em conjunto. 

Uma festa do pijama é sempre uma boa ideia para os ter entretidos. Jogos de tabuleiros e experiências, onde se transformam em pequenos cientistas podem ser ótimas ideias. 

Faça tardes temáticas - dedicadas ao cinema, ao desporto, às artes manuais - e meta os miúdos a organizar os comes e bebes, a decoração e as atividades.

Façam as prendas de Natal

Aproveite as férias de Natal para pôr os miúdos a exercitarem a imaginação. Pensem juntos em prendas para dar à família na noite de natal e metam mãos à obra.

Podem fazer compotas e personalizar os frasquinhos, ou que tal uns bombons e biscoitos que vão encher a cozinha de aromas natalícios. Outra ideia é irem dar um passeio e apanhar uns paus, folhas, musgo para fazerem umas molduras, onde podem colocar umas fotografias de uma sessão em família, que podem fazer em casa, sem gastar muito dinheiro. Escolha ideias que envolvam toda a família e vai ver que vai passar umas tardes bem animadas entre receitas e bricolage. 

Aproveite estas férias e Natal para jogar alguns jogos de tabuleiro, reunindo os mais velhos e os mais novos.

Ler mais: 5 jogos que ensinam as crianças a gerir o dinheiro 

Esteja atento aos eventos gratuitos 

Por esta altura há muito eventos, a maioria pagos, mas alguns gratuitos que valem bem a pena. Com a chegada das férias pegue na agenda da cidade, das bibliotecas, dos centros de ciência viva e dos centro comerciais, certamente que vai ter concertos, leituras, peças de teatros e outras atividades gratuitas que vão marcar a diferença nos dias de férias.

Passeios ao ar livre sempre que o tempo permitir 

Explore a natureza, tire a bicicletas da garagem e os casacos do armário e passeiem em família pelos parques da cidade. Aproveite os dias sem chuva para uns passeios pela cidade e descubra os recantos que já tinha esquecido. Visite museus e exposições, aproveitando os dias de entrada é gratuita. 

As férias não têm que ser um pesadelo - organize-se e acima de tudo fale com outros pais e vai ver que não será assim tão difícil encontrar formas de ocupar os miúdos nas interrupções letivas.

Para além destas dicas, lembre-se que tem sempre as férias desportivas ou em campos de férias, que em último caso são sempre uma alternativa, um pouco mais cara, mas ainda assim, divertida que os vai manter ocupados e em segurança.

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta