Poupança

Quer poupar com a energia? Há uma aplicação que faz as contas por si

Sabe quanto paga pela energia que consome atualmente? Simule o seu caso e veja se não há alternativas mais baratas.

Agora é mais simples saber qual o tarifário de energia mais económico ou mudar de comercializador de eletricidade ou gás, basta ir ao site Poupa Energia ou fazer o download gratuito da aplicação com o mesmo nome.

O nome resume o objetivo: Poupa Energia

Primeiro veio o site, depois a aplicação, ambos concebidos pela ADENE- Agência para a Energia, com o objetivo de ajudar os consumidores a fazer escolhas informadas que lhes permitam consumir menos ou, pelo menos, poupar mais. E com meia dúzia de cliques é possível até mudar de comercializador.

Primeiro passo: simular tarifário

A aplicação disponibiliza dois simuladores que podem ser usados por clientes particulares ou empresas e para gás, eletricidade ou um pacote com as duas ofertas. Vai sempre necessitar de registar o comercializador, a potência contratada e o tipo de tarifa.

Usando um caso prático: um casal, a morar em Lisboa, e que tem uma potência mínima contratada à EDP, e tarifa bi-horária. No gás, esta famílias tem um contrato com a Galp, também pela potência mínima. O resultado da simulação é um consumo mensal de 53 euros (643 euros por ano), para a eletricidade, e de 15 euros para o gás.

Segundo passo: quanto pode poupar?

Depois de colocar as condições atuais dos contratos de energia, o simulador apresenta várias opções de poupança para os diferentes tipos de consumo.

Na eletricidade

No caso desta família, a primeira oferta que aparece é também da EDP, mas de um tarifário diferente, que permite poupar 167 euros anuais, ou seja, quase 14 euros por mês. A segunda opção é apresentada pela Gold Energy, se quiser mesmo mudar de comercializador, porque a poupança até é mais baixa - são pouco mais de 13 euros por mês.

Leia ainda: Saiba como escolher o melhor fornecedor de eletricidade

No gás?

O simulador estima que o consumo de gás para esta família de Lisboa é de 15 euros mensais (180 euros por ano). E a maior poupança acontece se mudar de comercializador: no caso, para a Endesa, onde pode poupar cerca de 5 euros mensais (63 euros por ano). Só na quinta opção da lista aparece outro comercializador: a Gold Energy, que apresenta uma poupança de 4 euros mensais (49 euros por ano).

Mudar de comercializador

Seja no gás ou na eletricidade, se decidir mudar de comercializador basta carregar no botão “aderir” que se encontra no canto inferior direito de cada oferta, depois confirma os seus dados e é dito que a empresa entrará em contacto no espaço de 5 dias úteis. Só depois disso o contrato entrará em vigor.

Leia ainda: Tenho um problema com o meu fornecedor de energia, o que posso fazer?

Conselhos básicos para poupar

O site Poupa Energia tem também dicas de poupança. A primeira é uma comparação para mostrar o potencial de eficiência dos veículos elétricos: neste caso, dois carros da marca Smart, em que o elétrico representa uma poupança anual de 1.436 euros. Outro exemplo: é possível poupar 48 euros por ano numa fatura de energia de 1.200 euros anuais se instalar equipamentos de medição inteligente de consumos (os smart meters), com um investimento mínimo de 100 euros.

Leia ainda: Tarifa Social de Energia: o que é e a quem se destina?

Quer saber mais sobre veículos elétricos?

Se está interessado em mais informação sobre veículos elétricos basta navegar no separador mobilidade, onde também tem acesso a um simulador e a um comparador cuja base de informação é do Instituto de Mobilidade e Transportes. Também é possível saber mais sobre autoconsumo de energia através da consulta de legislação e dicas que ajudam a conhecer os custos do investimento e o processo de licenciamento.

Leia ainda: Como escolher um veículo elétrico adequado às minhas necessidades

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)