Finanças pessoais

Saiba como escolher o melhor fornecedor de eletricidade

Tem tido dúvidas na hora de escolher o melhor fornecedor de eletricidade? Conheça algumas dicas que vão ajudar a tomar uma decisão.

Se nos últimos tempos tem recebido contas da luz elevadas e não está contente com o seu fornecedor de eletricidade, talvez esteja na hora de procurar uma nova solução para si. Embora escolher o melhor fornecedor de eletricidade não seja uma ciência exata, uma vez que as vantagens e desvantagens depende muito das necessidades de cada consumidor, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer a escolha certa para si.

Lembre-se que a liberalização do mercado permite-lhe uma mudança de fornecedor sem grandes complicações, e a verdade é que ao mudar pode poupar anualmente um valor significativo. E para o ajudar a tomar uma decisão informada, fique a conhecer algumas dicas e fatores que deve ter em consideração para escolher o melhor fornecedor de eletricidade consoante as suas necessidades.

Ler mais: 7 formas de poupar na conta da luz este inverno

Para escolher o melhor fornecedor de eletricidade deve estar atento aos valores fixos e variáveis

Se está a pensar mudar de fornecedor de eletricidade o primeiro passo é começar a informar-se sobre as tarifas que existem, mas também como são feitos os cálculos das mesmas. Mas antes de iniciar uma análise detalhada aos preços praticados e às soluções que os diversos fornecedores oferecem, deve saber que na eletricidade existem custos fixos e outros variáveis. Por exemplo, a potência contratada tem um valor fixo, já o custo da energia é variável.

Desde que o mercado foi liberalizado, a maioria dos consumidores não tem qualquer problema em procurar tarifas mais baixas em outros fornecedores. No entanto, o custo da energia não é o único aspeto que deve ter em consideração. Isto porque a potência contratada nem sempre é mais indicada às necessidades da sua família.

Embora em Portugal a maioria das famílias tenham uma potência contratada entre os 3,45 KVA e os 6,9 KVA, se os seus eletrodomésticos tiverem uma ótima classificação energética não vai precisar de uma potência tão elevada. Ao não ter essa necessidade, existe a possibilidade de alterar a potência contratada para um valor ligeiramente mais baixo. Claro que antes de baixar a potência deve ponderar o uso em simultâneo que dá aos eletrodomésticos em sua casa, para não ter problemas mais tarde.

Caso seja possível escapar de uma potência contratada muito elevada, menor será o valor a pagar mensalmente na sua conta de eletricidade. Afinal, quanto mais elevada é a potência, maiores são os custos por KWH consumido e pela potência contratada.

Antes de entrar em negociações precisa de perceber o seu consumo de eletricidade e a tarifa contratada

Atualmente, a maioria dos consumidores já está familiarizado com a existência dos três tipos de tarifas que existem. No entanto, o uso de algumas tarifas nem sempre é feito de forma correta em determinadas alturas do dia ou do ano. Mas vamos por partes. Hoje em dia, os consumidores podem facilmente optar por uma das seguintes tarifas:

  • Tarifa simples: O consumidor paga o mesmo valor a qualquer hora do dia.
  • Bi-horária: Existem dois preços distintos consoantes os horários de consumo definidos. Neste caso existe um período das horas de Vazio, onde o custo é menor, e um período das horas Fora de Vazio, onde o custo é mais elevado.
  • Tri-horária: Tal como o nome indica, nesta tarifa existem três períodos de horários de consumo com preços diferentes. Ou seja, existe o período das horas de Vazio, onde o custo é mais reduzido, o período das horas Cheias, valor intermédio, e o período das horas de Ponta, que tem o custo mais elevado.

Contudo, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não existe uma verdade absoluta sobre o melhor tipo de tarifa, pois tudo depende dos hábitos de consumo de eletricidade de cada pessoa ou família. Agora, no caso de não ter uma tarifa simples, para poupar vai ter que ter atenção aos períodos de consumo de eletricidade, uma vez que existem valores distintos. Afinal, se não fizer uma boa gestão quando tem uma tarifa bi-horária ou tri-horária, até pode reduzir o valor que paga pela energia, mas se o consumo for desadequado à sua tarifa, as contas da eletricidade vão continuar elevadas.

Caso não saiba qual é a sua tarifa, na sua fatura da eletricidade pode facilmente ver o tipo de tarifa que tem atualmente. Esta informação costuma vir indicada onde tem os dados da instalação, como potência contratada, ciclo horário, tarifa, etc. Já nos detalhes da fatura pode verificar o valor que paga de energia e de potência contratada. Por fim, se já não se lembrar dos horários da sua tarifa, na maioria dos sites dos fornecedores pode encontrar essa informação sem dificuldade.

Nota: Se descobrir que não está a fazer um bom uso da sua tarifa, o melhor é alterar os seus hábitos de consumo de acordo com a tarifa que tem. Se após dois meses de contagem as contas continuarem elevadas, então provavelmente o melhor é procurar um novo fornecedor.

Pondere as vantagens e desvantagens de ter uma conta da eletricidade sozinha ou com gás natural

Se em sua casa tem gás natural, existe sempre a possibilidade de contratar um plano que englobe a eletricidade e o gás natural. Por norma, as tarifas Dual variam bastante quando comparamos os fornecedores que dispõem desta possibilidade. No entanto, em alguns casos a poupança pode ser bastante atrativa. Mas isso não quer dizer que este tarifário represente uma poupança certa para si.

Caso atualmente tenha estes serviços separados, deve analisar bem as tarifas e as ofertas que cada fornecedor lhe vai apresentar. Depois de reunir essas ofertas, deve analisar os valores praticados pelo seu fornecedor de gás natural e pelo fornecedor de eletricidade. No fim, deve sempre ponderar as vantagens e desvantagens de contratar a tarifa dual, e se esta compensa em relação a ter os serviços em separado.

Para o ajudar a tomar a melhor decisão neste caso, o melhor é ler os pontos seguintes pois vão ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada se pretende escolher o melhor fornecedor de eletricidade.

Vai precisar de serviços adicionais?

Atualmente, muitos fornecedores na hora de angariar novos clientes oferecem durante um período serviços adicionais gratuitos ou com custos reduzidos. E não é novidade que na hora de angariação de novos clientes as empresas são bastante generosas, oferecendo seguros, descontos, planos, pontos que podem ser trocados, entre tantos outros produtos ou serviços. Mas as perguntas que os consumidores devem colocar é se precisam realmente destes serviços adicionais e se estes representam uma poupança a longo prazo.

Ou seja, existem serviços adicionais que até podem ser vantajosos, principalmente se não tiverem um custo adicional ou elevado. No entanto, se não fizer uso dos mesmos e mais tarde pretender cancelá-los, alguns fornecedores vão retirar-lhe algumas vantagens oferecidas, como os descontos relacionados com a eletricidade. Vamos a um exemplo. Imagine que se aderir a uma campanha promocional de um fornecedor é lhe oferecido descontos em combustível ou um seguro para os seus eletrodomésticos. Se já tiver descontos em combustível através de outros produtos ou serviços e os seus eletrodomésticos estiverem na garantia, será que é a melhor opção para si?

No fundo o que queremos dizer é que deve sempre ponderar se os serviços adicionais são realmente vantajosos para si e se vai fazer uso dos mesmos. Porque caso não faça uso destes, pode não estar a escolher o melhor fornecedor de eletricidade, e sim aquele que oferece (aparentemente) a campanha promocional mais atrativa. O ideal é sempre analisar os prós e contras de cada oferta, verificar os preços relacionados ao consumo de energia e potência contratada, e todos os outros pontos que podem ser relevantes para si.

Na hora de escolher o melhor fornecedor de eletricidade não pense só nos preços, mas também no atendimento ao cliente

Embora o preço tenha sempre um peso elevado nas nossas decisões, a verdade é que este não é o único fator que devemos ter em consideração quando falamos de serviços. Se pensarmos bem, o apoio ao cliente e a rapidez com que uma empresa resolve as nossas queixas, é um fator determinante na hora de apurar a nossa satisfação. Para não cairmos no erro do ditado que o barato sai caro, o melhor é dedicar algum tempo a analisar as queixas e reclamações de alguns fornecedores. Mesmo que as reclamações sejam relacionadas a casos específicos, a verdade é que a postura que uma empresa assume perante a insatisfação dos seus clientes revela um pouco do que podemos contar.

Dito isto, lembre-se que o melhor fornecedor de eletricidade deve ter um bom apoio ao cliente e tentar resolver os problemas dos seus clientes sem grandes complicações. Imagine que mais à frente vai precisar de alterar alguma das questões contratuais. Não vai querer perder horas a tentar resolver essa questão, ficar dias e dias aguardar uma resposta ou até ter que apresentar uma reclamação para ver o seu problema resolvido. Por isso, tenha este aspeto em consideração para evitar problemas desnecessários no futuro.

Para escolher o melhor fornecedor de eletricidade deve estar munido das perguntas certas

Se está a pensar em mudar de fornecedor e vai começar a procurar ativamente novas propostas, o melhor é fazer uma lista de perguntas essenciais que o podem ajudar a detetar facilmente qual o melhor fornecedor para si. Em primeiro lugar o melhor é questionar quais são os preços propostos e os serviços prestados pelo fornecedor. Depois deve abordar o tema das opções de tarifas e os valores associados em cada uma. De seguida pode sempre abordar se existem serviços adicionais na campanha e no caso de serem gratuitos qual é a duração dessa oferta.

Depois de reunir essas informações, não se esqueça de perguntar como é feita a faturação e quais são as modalidades de pagamento. Por fim, mas não menos importante, questione sempre qual é o processo para a rescisão de contrato e as condições para este procedimento.

Ao fazer as perguntas certas não só vai ficar esclarecido sobre os assuntos mais importantes, como também vai perceber facilmente se existe algum senão na oferta apresentada.

Anote ou guarde sempre as ofertas apresentadas

Anotar ou guardar as informações relativas a ofertas apresentadas é uma decisão que pode ser muito útil se pretender comparar algumas campanhas promocionais. Para além de ficar com toda a informação disponível para analisar calmamente, pode facilmente comparar os valores que lhe apresentaram. No entanto, hoje em dia, a lei obriga os fornecedores a disponibilizarem uma ficha contratual que deve ter todas as informações essenciais oferecidas aos consumidores. Assim que tiver em sua posse as fichas contratuais será ainda mais fácil comparar todas as ofertas que os vários fornecedores lhe apresentaram e tomar uma decisão de forma informada.

Compare sempre e utilize um simulador se pretende escolher o melhor fornecedor de eletricidade

Por fim, se quiser poupar imenso tempo a comparar ofertas para descobrir qual o melhor fornecedor de eletricidade para si, saiba que existem simuladores que o podem ajudar bastante a tomar a melhor decisão. Por exemplo, a ERSE dispõe de um simulador onde pode facilmente comparar os vários fornecedores, bem como os preços praticados por cada um. Outro portal que também pode ser bastante útil, principalmente se for mudar de fornecedor, é o Poupaenergia. Este site criado pelo Governo não só permite aos consumidores simularem as melhores ofertas no mercado liberalizado, como também possibilita uma mudança de comercializador mais rápida.

Dito isto, se está à procura do melhor fornecedor de eletricidade aconselhamos a seguir estas dicas para conseguir encontrar a melhor solução para si e para a sua carteira.

Ler mais: Tenho um problema com o meu fornecedor de energia, o que posso fazer?

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)