Finanças pessoais

Vai de férias? O seu orçamento familiar é reduzido? Saiba como poupar

Vai de férias mas tem receio que o orçamento seja curto? Siga estas dicas para uns dias de descanso leves e saudáveis.

Finanças pessoais

Vai de férias? O seu orçamento familiar é reduzido? Saiba como poupar

Vai de férias mas tem receio que o orçamento seja curto? Siga estas dicas para uns dias de descanso leves e saudáveis.

Desde já, se vai de férias e está preocupado com o seu orçamento familiar, saiba que, ainda assim, é possível poupar. Poupe nas suas férias sem poupar na diversão e no descanso. Saiba o que pode fazer para reduzir os seus gastos.

13 dicas para poupar quando vai de férias

1 - Elabore um orçamento

Quando vai de férias, a primeira coisa que deve fazer para reduzir os seus gastos é um orçamento de quanto quer gastar, incluindo as despesas principais (transporte, alojamento, refeições), e deixando de parte um valor para alguns extras que possam eventualmente surgir. Acima de tudo, para não gastar mais do que aquilo que planeou, esteja preparado para despesas imprevistas. Seja racional e não ceda a tentações. Em outras palavras, se num dia gastar mais do que deve, no dia seguinte tente compensar e gastar menos. Tome nota das nossas sugestões e comece a poupar.

Leia ainda: Conheça os prazos e as regras para marcar e gozar férias

2 - Se vai de férias faça um mealheiro

Já diz o velho ditado, vale mais prevenir do que remediar. Nesse sentido, não fique à espera de receber o subsídio de férias para pagar as mesmas. Após ter uma ideia de quanto irá gastar, ainda assim, faça um plano mensal de poupança e coloque de lado um “X” todos os meses. Deste modo, quando chegar o momento de ir de férias, não precisará de se preocupar com o seu orçamento familiar, podendo assim guardar o seu subsídio de férias para outras finalidades.

3 - Planeie com tempo sempre que vai de férias

Ao planear as suas férias com antecedência, poderá encontrar o seu local ideal e ao melhor preço possível. Além disso, não deixe tudo para a última hora e evite começar as suas férias em stress. Em seguida, planeie, pesquise, peça opinião à sua família ou a quem o vai acompanhar nas suas férias, e encontre as melhores soluções. Nesse meio tempo, compare todos os preços e adquira os bilhetes de avião o mais cedo possível, evitando custos acrescidos. Além disso, poderá reduzir todos os seus gastos, se recorrer a agregadores de pesquisas como por exemplo o Skyscanner, Momondo ou Alma e Viagem, onde poderá encontrar viagens a preços mais acessíveis.

4 - Esteja atento aos descontos de última hora

Por estranho que possa parecer, em determinadas situações vale a pena aproveitar os descontos de última hora, o que pode significar algumas centenas de euros de poupança. Por exemplo, as viagens de cruzeiros que colocam a preços reduzidos cabines não tão procuradas e que ficam livres nas datas próximas da partida. O mesmo pode acontecer com os hotéis, por isso, se não se importar de fazer as malas de um dia para o outro, só tem a ganhar. Ainda assim, consulte sites como o Hotels.com, agarre nas malas, e siga rumo às tão ambicionadas férias.

5 - Opte pelas refeições em casa quando vai de férias

Por exemplo, ficar alojado num apartamento ou casa de férias não tem só vantagens ao nível dos preços. Também poderá fazer várias refeições em casa e preparar lanches para a praia, poupando umas boas centenas de euros.

6 - Procure alojamentos alternativos

Primeiramente, pense na pausa que pretende fazer e reserve o alojamento para as suas férias mais adequado. Seja como for, o essencial, será sempre o que faz e não o local onde está. Às vezes, alugar um apartamento ou casa pode ser uma excelente alternativa, nomeadamente se está acompanhado(a) de crianças e precisar de mais do que um quarto. Então, faça uma pesquisa na internet e compare as várias opções disponíveis para o destino pretendido. E se estiver para aí virado, o mais económico ainda será recorrer a sites de troca de casa.

7 - Marque férias com amigos ou familiares

Além disso, escolher uma boa companhia para disfrutar das suas férias é meio caminho andado para tudo correr bem. Por exemplo, marque férias com um grupo de amigos ou um casal com filhos da mesma idade, e torne as suas férias mais animadas, poupando ainda algum dinheiro. Em alternativa, pode também optar por partilhar um apartamento, casa de férias ou até o aluguer de um carro, e assim dividir custos. Deste modo, pode juntar o útil ao agradável. Igualmente nas compras de supermercado poderá partilhar custos e assim poupar algum dinheiro.

8 - Alugue um autocaravana

Do mesmo modo, alugar uma caravana poderá reduzir alguns gastos fixos nas suas férias. Já pensou nas vantagens de alugar uma autocaravana? Com esta escolha, resolve 3 problemas de imediato: o transporte, o custo do alojamento e as refeições que pagaria em restaurantes. Por outro lado, outra vantagem é a flexibilidade. Com a autocaravana poderá ir onde e quando quiser, sem horários a cumprir. Experimente alugar 4 ou 5 dias e disfrute de um belo programa em família!

9 - Procure as pessoas certas e reduza os seus gastos

Por outro lado, procure saber o máximo de informação acerca do deu destino de férias. Ao mesmo tempo, se conhece algum amigo ou familiar que já tenha estado nesse local, informe-se com eles e peça sugestões: onde comer, sítios a visitar, onde fazer compras, cuidados a ter, etc. Ainda assim, seja proativo e não tenha vergonha, informe-se localmente. Em outras palavras, ninguém melhor que os próprios habitantes para lhe indicar os melhores sítios para fazer aquilo que pretende.

10 - Se vai de férias verifique os seus direitos de passageiro

Frequentemente, em época de férias, os passageiros estão sujeitos a que o seu voo esteja atrasado, em overbooking ou até que seja cancelado. Quando tal acontece, saiba que, poderá ter direito a uma compensação. Se tiver interesse e quiser saber mais, consulte o site da AirHelp, uma startup que ajuda os passageiros aéreos de todo o mundo a serem indemnizados e/ou compensados pelas situações descritas anteriormente. Como diz o ditado "quando uma porta se fecha uma janela se abre", e quando menos esperar pode acabar a poupar.

11- Escolha a melhor altura para viajar

Do mesmo modo, quando vai de férias, opte por viajar fora das épocas altas ou escolha voos a meio da semana, pois poderá obter preços mais acessíveis à sua carteira.

12 - Verifique todas as taxas e condições da sua viagem

Antes de efetuar a reserva, esteja atento às taxas de bagagem e tenha em consideração as regras da companhia aérea sobre as bagagens de mão e de porão, para evitar inconvenientes de última hora. Acima de tudo, todos os detalhes contam para poupar nas férias.

13 - Escolha o meio de transporte e trajeto mais económico

Finalmente, se vai fazer as suas férias cá dentro, provavelmente estará a pensar ir de carro. Neste caso, opte pelo trajeto mais económico, preferencialmente sem portagens. Todavia, se tiver possibilidade de escolha, use o carro mais económico que tiver e poupe assim uns euros em combustível. Em alternativa, pode optar pelos transportes públicos, regra geral, são mais económicos.

Agora que conhece estas dicas, comece a poupar e disfrute das suas merecidas férias. Bom proveito!

Leia ainda: Viajar para o Estrangeiro

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido