Institucional

Doutor Finanças distinguido pelo 2.º ano consecutivo no Índice de Excelência

O Doutor Finanças foi distinguido no estudo que premeia as organizações com um melhor clima organizacional e que se destacam como organizações de excelência em Portugal.

O Doutor Finanças foi distinguido como uma empresa de excelência nas práticas de gestão de pessoas. A empresa participou na 5.ª edição do estudo Índice de Excelência 2020, onde foi avaliada em quatro dimensões - dinâmica organizacional, práticas, clima e gestão das pessoas – e conquistou o 5.º lugar. Em 2019, o Doutor Finanças tinha sido distinguido com o 7.º lugar.

Este estudo é realizado com recurso a questionários aos colaboradores e à gestão do topo, tendo como principal objetivo a análise das práticas de Recursos Humanos vigentes, permitindo uma comparação com o benchmark e tornando-se numa importante ferramenta de gestão para as organizações participantes.

O Doutor Finanças destacou-se com um índice de excelência de 85,7%, estando acima da média em todas as dimensões avaliadas. Quer dentro do seu setor de atuação (banca, seguros e serviços financeiros), quer no universo das médias empresas. Superando mesmo o seu Índice de Excelência 2019 por 2 pontos percentuais (de 83,7% para 85,7%).  

Segundo Irene Vieira Rua, diretora de Recursos Humanos do Doutor Finanças, "2020 foi um ano diferente de tudo aquilo que havíamos experienciado até então e implicou muitos ajustes. Procurámos sempre tomar decisões na medida do que mais servia a empresa e as nossas pessoas mas avançámos exatamente na mesma medida do mundo: com incerteza. Procurámos estar próximos, cuidar e estar atentos às necessidades, receios e ansiedades e apesar de toda a incerteza, ao analisarmos os resultados do Índice de Excelência, percebemos que existe um reconhecimento das nossas pessoas."

De salientar que a taxa de participação de quem trabalha no Doutor Finanças a este estudo foi de 100%, o que faz com que os resultados expressem a opinião de todos os colaboradores.  

A diretora de Recursos Humanos da empresa, acrescenta ainda que esta adesão ao estudo por parte dos colaboradores "diz muito da massa de que somos feitos e da sorte que temos tido em rodearmo-nos dos melhores".

Excelência da Dinâmica Organizacional 

80% da empresa (face à média benchmark de 69%) acredita que o Doutor Finanças é conhecido por influenciar fortemente as novas tendências no mercado. Já no que toca à preocupação com o cliente, a organização também marca pontos, com uma taxa de respostas favoráveis acima dos 90%.   

O slogan do Doutor Finanças “fazer bem, bem feito”, é reforçado por 85% dos seus colaboradores que responderam favoravelmente ao facto de na organização ser frequente partilhar-se aquilo que se faz bem numa área com as outras áreas.  

Os colaboradores também avaliaram de forma positiva o facto de a organização apostar no desenvolvimento das pessoas, da partilha de conhecimento entre elas, e de os erros serem vistos como uma oportunidade para aprender e melhorar o desempenho. 

Excelência das Práticas 

formulário-Chamadas

Esta é uma fase em que o digital é mais importante do que nunca, uma vez que muitas empresas passaram a desenvolver o seu trabalho remotamente devido ao confinamento. 98% dos colaboradores afirmaram que o Doutor Finanças aposta na transformação digital mais eficaz, demonstrando também uma preocupação com a diminuição da utilização de papel.  

O desenvolvimento e a inovação sempre foram dois pilares desta empresa. Por isso, acaba por se destacar pela positiva, encontrando-se largos pontos acima da média face às restantes empresas envolvidas no estudo. Exemplo disso é a utilização de novas tecnologias (13 p.p acima da média) ou o recurso a novas tecnologias na realização do trabalho (15,4 p.p acima da média).  

Excelência do Clima  

Doutor Finanças na FIL

Prova de que os doutores vestem a bata são as largas taxas de aprovação (97%) nas questões: “estou envolvido/a e interessado/a nas minhas tarefas diárias”; “contribuo ativamente para a felicidade e bem-estar dos meus colegas de trabalho”; e “estou disposto(a) a trabalhar mais para ajudar a minha empresa a ter êxito”.  

De salientar ainda a confiança que é sentida por parte dos colaboradores na gestão de topo e do respeito que sentem por parte da chefia.  

Excelência da Gestão de Pessoas 

Na avaliação do 4.º e último tópico do estudo, os principais fatores que mantêm os colaboradores são o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a adesão às novas formas de trabalho (ex: trabalhar remotamente e a flexibilização do horário) e o orgulho que os colaboradores têm em trabalhar no Doutor Finanças ao ponto de recomendar a terceiros. 

Dando continuidade à aposta que a empresa faz nas pessoas e no seu bem-estar, e dada a fase de isolamento social que estamos a atravessar, o Doutor Finanças lançou medidas que visam melhorar (ou aliviar) o atual contexto, reforçando a importância da conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e a não excedência do número de horas de trabalho. Além disso, também foi disponibilizado a todos os colaboradores sessões de mindfulness e yoga; uma linha e consultas de apoio psicológico e ainda apoio financeiro e legal.

Irene Vieira Rua, diretora de Recursos Humanos do Doutor Finanças
Irene Rua, Diretora de Recursos Humanos do Doutor Finanças

Perguntámos ainda a Irene Vieira Rua qual era o sentimento de receber este prémio: "é algo de que me orgulho", confessou, acrescentando que: "a minha prioridade é olhar para aquelas frentes em que as nossas pessoas consideram que temos de melhorar e “arregaçar mangas” nesse sentido. Se ignoro as frentes em que somos exemplares? Obviamente que não ignoro, mas a análise que é feita é sobretudo numa vertente de validação das opções estratégicas tomadas e do caminho que decidimos ter, caminho esse feito com e para as pessoas."

Nota: O Índice da Excelência trata-se do maior estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano realizado em Portugal pela Neves de Almeida HR Consulting em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o ISCTE Executive Education. 

 

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #estudo de clima organizacional,
  • #gestão de pessoas,
  • #índice de excelência,
  • #trabalhar no Doutor Finanças
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

2 comentários em “Doutor Finanças distinguido pelo 2.º ano consecutivo no Índice de Excelência