Depois de o alertarmos para os riscos que um fundo de investimento pode apresentar, a Dica do Doutor desta semana fala-lhe sobre as vantagens deste tipo de investimento.

Os fundos de investimento são a escolha de muitos portugueses na hora de aplicarem o seu dinheiro. Este é um instrumento financeiro cujo o objetivo é captar dinheiro de investidores para, posteriormente, ser gerido e aplicado pela equipa de gestão, por forma a obter rendimentos desses investimentos.

5 vantagens de subscrever fundos de investimento

  1. Ter uma equipa de gestão ativa disponível e atenta, o que permite comprar e vender ativos financeiros, de acordo com o momento do mercado em que se encontra.
  2. Pode adquirir aplicações financeiras de forma mais barata do que se fossem adquiridos directamente no mercado financeiro.
  3. Permitem uma maior diversificação dos investimentos, que é uma das regras de ouro dos investimentos.
  4.  Antes de adquirir um destes produtos financeiros terá à sua disposição toda a informação dos custos de subscrição, de resgate, bem como os rácios e tipologia de ativos que vão constituir a carteira do fundo a longo prazo.
  5. Entre fundos geridos em Portugal ou fundos estrangeiros, existe uma multiplicidade de fundos que pode escolher. Assim, haverá maior hipótese de encontrar um fundo que se encaixa no risco que está disposto a correr e na rentabilidade que pretende atingir.
  6. Em determinados fundos, existe a possibilidade de obter um regime fiscal mais favorável, nomeadamente os fundos de seguradoras e fundos imobiliários.
  7. Permitem que pequenos investidores também possam aceder a mercados e produtos financeiros, que directamente representariam um montante muito mais elevado de investimento.

A Dica do Doutor

De facto, existem vantagens muito aliciantes nos fundos de investimento. Contudo, investir o seu dinheiro exige ponderação e cautela. A nossa dica passa por aconselhar a que invista de forma diversificada para assegurar ganho mesmo que ocorra alguma desvalorização de um ou alguns dos activos do fundo que acabarão por ser compensados com a valorização dos restantes.

Procure o máximo de informação disponível sobre o ativo que pretende e em caso de dúvidas não deixe de procurar um especialista no assunto. Aproveite e leia o artigo “Sabe o que é um fundo de investimento?” e fique a conhecer os tipo de de fundos que existem e os riscos associados a estas aplicações financeiras.

Quer investir em alguma coisa de valor? Invista em si mesmo e no conhecimento que lhe permita tomar as melhores opções para o seu dinheiro.