Preencher a declaração de IRS sem recorrer a um contabilista ou a uma empresa de contabilidade nem sempre é tarefa fácil, mas pode trazer vários benefícios. Conheça as vantagens de fazer o seu próprio IRS.

Para muitos a época da entrega de declaração de IRS é um tormento e uma daquelas tarefas que vamos deixando arrastar até ao limite do prazo. Mas não tem de ser assim, preencher o IRS por si próprio pode ser uma oportunidade de POUPAR!

Confira abaixo as vantagens de preencher a sua declaração de IRS sozinho e tome definitivamente as rédeas das finanças pessoais.

 

Consciência financeira

Preencher a sua própria declaração de IRS vai fazer com que tenha obrigatoriamente de  olhar para as suas despesas com atenção, perceber a sua origem e para onde estão a ser canalizados os seus rendimentos. Assim, vai passar a ter uma maior consciência das suas finanças pessoais, dando-lhe oportunidade de cortar despesas e definir objetivos futuros.

Planeamento fiscal

Quantas vezes disse “não sei como é que este ano vou  ter de pagar IRS?”. Ao fazer o seu próprio IRS conceitos como rendimento total, rendimento tributável, escalões ou taxa de retenção na fonte vão deixar de ser desconhecidos, bem como vai passar a ter uma melhor noção de como o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) é calculado. Desta forma, vai também ter uma noção mais clara dos impostos a que está sujeito, poderá fazer um melhor planeamento das suas finanças pessoais para o ano seguinte.

Planeamento antecipado das finanças

Sabendo exatamente quanto ganhou, quanto gastou e quanto pagou de impostos dá-lhe a oportunidade de planear as suas finanças do ano seguinte de uma forma mais inteligente e com mais rigor

Poupar dinheiro

Em última instância, fazer o seu próprio IRS é mais benéfico, pois para além de evitar o custo de entregar a tarefa a um contabilista ou empresa de contabilidade, vai fazer com que ao olhar globalmente para as suas finanças possa ajustar todo o seu orçamento e definir um plano para a sua poupança.

Atenção…

Não temos de saber tudo e preencher a declaração de IRS não é a tarefa mais fácil do mundo, por isso em caso de dúvida não deixe de investigar. Poderá começar próprio Portal das Finanças, que dispõe de uma página de apoio ao contribuinte.

Torne-se um especialista das suas próprias finanças, faça o seu próprio IRS e veja a sua carteira ficar gradualmente mais pesada.

🙂