Literacia financeira

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto é um dos indicadores mais importantes de um país. Saiba neste artigo o que o influência.

Rui Aspas Rui Aspas , 9 Janeiro 2020 | 1 Comentários

Ouvimos muitas vezes falar em PIB - produto interno bruto mas muitas das vezes só sabemos o que significa a sigla e não como é efetuado o cálculo deste indicador, como ele afeta a economia das famílias, qual o verdadeiro impacto na economia de um país. 

Definição de PIB 

O produto interno bruto (PIB) é composto pelo conjunto de todos os bens e serviços, que geram valor por parte de empresas nacionais, ou estrangeiras, num determinado país. Por regra, é calculada a produção num ano ou um trimestre.

Este indicador serve para medir a evolução económica de uma Nação e é o mais utilizado pelos analistas e especialistas da área financeira, sendo considerado um importante transmissor macroeconómico de uma região. 

Para o cálculo do PIB são considerados os mais variados indicadores, como o consumo das famílias, o consumo público, o investimento e as exportações líquidas de importações.

Curiosamente, a contribuir para o cálculo do PIB entram, também, atividades ilegais, como o contrabando, a droga ou a prostituição. O impacto destas atividades é medido com base em hipóteses. Como explicou ao Jornal de Negócios o INE (conteúdo pago) no ano passado, "as metodologias utilizadas assentam em grande medida em hipóteses, simplificações e convenções, que foram discutidas ao longo de vários anos no Sistema Estatístico Europeu visando assegurar a comparabilidade entre os Estados Membros, utilizando informação indireta e diversificada sobre estas atividades".

Resumindo, para se chegar ao valor final do PIB são considerados inúmeros fatores.

E o que é o produto nacional bruto?

O produto nacional bruto (PNB) pode ser considerado também um indicador a ter em conta, se estivermos a avaliar a produção dos portugueses. 

O PNB, diz respeito à produção dos agentes de uma determinada nacionalidade. Ou seja, no caso de Portugal, seria a produção dos portugueses, independente de onde residissem. 

Ler mais: Literacia financeira: o caminho faz-se caminhando

(Conteúdo alterado no dia 18 de março para corrigir informação)

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta

Um comentário em “O que é o PIB?

  1. Boa tarde
    Se «O Produto Interno Bruto (PIB) é caracterizado como o conjunto de todos os bens e serviços de um território económico de um País, que agregam valor, INDEPENDENTEMENTE DA ORIGEM dos produtos, bens e serviços», como é que pode ser «a soma de de todos os bens e serviços que são produzidos num certo período de tempo, NUM DETERMINADO PAÍS.»
    A minha dúvida reside, então, na questão: as importações penalizam o crescimento do PIB? O PIB engloba apenas as atividades realizadas em território económico nacional, excluindo a contabilização das exportações e das importações, ou compreende também as atividades realizadas dentro ou fora do território económico? Como não confundir o PIB com o PNB, se afirma que o PNB «diz respeito aos produtos que são fabricados num País, INDEPENDENTEMENTE DA ORIGEM das matérias primas, podendo os mesmos serem produzidos no exterior» e o PIB diz respeito ao «conjunto de todos os bens e serviços de um território económico de um País, que agregam valor, INDEPENDENTEMENTE DA ORIGEM dos produtos, bens e serviços»?
    Agradecido