Literacia financeira

O que é o PIB e como calcular

O Produto Interno Bruto ou PIB é um dos mais importantes indicadores sócio-económicos de um País. Saiba neste artigo como se calcula e o que o influencia.

Rui Aspas Rui Aspas , 9 Janeiro 2020

Ouvimos muitas vezes falar em PIB  - Produto Interno Bruto mas muitas das vezes só sabemos o que significa a sigla e não como é efetuado o cálculo deste produto, como ele afeta a economia das famílias, qual o verdadeiro impacto na economia de um País. 

Definição de PIB 

O Produto Interno Bruto (PIB) é caracterizado como o conjunto de todos os bens e serviços de um território económico de um País, que agregam valor, independentemente da origem dos produtos, bens e serviços. É assim a soma de de todos os bens e serviços que são produzidos num certo período de tempo, num determinado País. 

Este indicador para medir o desenvolvimento económico de uma Nação é o mais utilizado pelos analistas e especialistas da área financeira, sendo considerado um importante transmissor macroeconómico de uma região. 

Duas vertentes fundamentais 

O PIB possui duas grandes vertentes de análise, que influenciam o comportamento económico de um País, com claros benefícios ou consequências para os agregados familiares de um determinado País ou região: Nominal e Real.

O PIB Nominal tem uma relação mais direta com o valor dos bens, produtos e serviços aos preços atuais. Já o PIB Real, tem como valor referência para cálculo um ano base, tendo esse cálculo um valor considerado constante. 

Ler mais: Inflação

Como se calcula 

Para calcular o valor do PIB, há que ter em consideração que a fórmula do mesmo significa: 

  • PIB- Produto Interno Bruto
  • C= Consumo 
  • I= Investimento
  • G= Gastos do Governo 
  • X= Exportações
  • M= Importações

Na aplicação da fórmula de cálculo, todas as componentes somam-se a que se subtrai o valor das exportações com as importações, ficando da seguinte forma: 

PIB= C+I+G+X-M

Existe ainda outro indicador que tem a ver com a qualidade de vida dos cidadãos de um determinado País, designado-se esse indicador por PIB Per Capita e que é representado pela seguinte fórmula:

PIB Per Capita = PIB/Número de Habitantes

Não confundir com PNB

Pode ser considerado também um indicador a ter em conta, se estivermos a abordar a quantidade produtiva de um País. Neste caso, o Produto Nacional Bruto, diz respeito aos produtos que são fabricados num País, independentemente da origem das matérias primas, podendo os mesmos serem produzidos no exterior. 

Neste caso, para se saber qual o produto nacional bruto de um País, basta dividir o PIB pelos Resultados Líquidos do Exterior. 

Assim, o Produto Interno Bruto é um indicador bastante relevante para medir e avaliar o desempenho do ponto de vista económico de um País. 

Saber como se calcula permite perceber se o País cresceu ou não economicamente e se com isso as famílias ganharam ou não poder de compra. 

Ler mais: Literacia financeira: o caminho faz-se caminhando

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta