Poupar com a nossa saúde é possível. Com este artigo, fique a conhecer algumas estratégias que o vão ajudar a aumentar a sua poupança sem abdicar dos cuidados de saúde a que tem direito.

Antes de tudo queremos explicar que falar em poupar com a sua saúde, em momento algum deve significar deixar aceder aos cuidados médicos ou hospitalares necessários. Pelo contrário, poupar em saúde significa antecipar e prevenir qualquer potencial ameaça ao nosso bem-estar.

O correcto acompanhamento do nosso estado de saúde vai evitar surpresas desagradáveis ao nosso bem-estar físico, emocional e financeiro. A pensar nesta premissa procurámos conhecer algumas formas de poupar com a sua saúde acedendo a todos e até mais cuidados a que tem direito. Fique a saber as dicas que temos para si.

Visite o médico de família com regularidade

A visita ao médico de família para o check up anual é fundamental para manter a sua saúde controlada e prevenir o aparecimento de qualquer situação inesperada. O acesso ao médico de família pode ser feito através do seu centro de saúde, mediante o pagamento de taxa moderadora de 4.50€ (valor estipulado Portaria n.º 64-C/2016 – Diário da República n.º 63/2016).  Este é um preço simbólico a pagar pelo seu cuidado, contudo mantenha-se a ler este artigo e  conheça algumas formas de se tornar isento.

Se ainda não tem médico de família, deverá inscrever-se no centro de saúde da sua zona de residência de igual forma, pois tem acesso a todos os serviços médicos até que lhe seja atribuido o seu médico. Se já está inscrito e já lhe foi atribuído um médico de família esteja atento, pois a não comparência nas consultas durante três anos seguidos implica a perda do seu médico de família.

Ser dador de sangue traz-lhe várias vantagens

Para além da vantagem óbvia que é poder ajudar alguém com um pequeno gesto, ser dador de sangue traz outros benefícios. Um dador de sangue com duas dádivas feitas no último ano ou com mais de 30 dádivas feitas ao longo da vida não paga taxas moderadoras  e está isento do pagamento destas taxas na realização de exames nos serviços de saúde públicos ou privados que tenham celebrado acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Releia o artigo “Dar sangue: benefícios e(m) números” e conheça este e outros benefícios de dar sangue.

Tire partido do Planeamento Familiar

Esta é uma consulta destinada a apoiar e informar os indivíduos ou casais que pretendam engravidar das melhores práticas. Da mesma forma, o planeamento familiar assegura o acesso a informação e acompanhamento na prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, contribuindo para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável. Esta é uma consulta feita pelo médico de família e disponível no seu centro de saúde a custo zero. Se quiser fazer dois em um, poderá aliar esta consulta ao check-up anual e não lhe será cobrado nenhum valor.

Dica para poupar ainda mais: no planeamento familiar poderá ainda ter acesso de forma gratuita a métodos contraceptivos como a pílula e o preservativo.

Cartão de saúde ou seguro de saúde

Apesar da prevenção ser o melhor caminho para evitar episódios críticos, por vezes, mesmo tomando todos os cuidados, o inesperado acontece. Para lidar com o inesperado também há forma de estar preparado. Uma das formas é susbcrever um seguro ou plano de saúde. Aconselhamos que faça um resumo das suas necessidades de saúde e escolha um plano de acordo com as mesmas. Por exemplo, se planeia ter filhos brevemente deverá escolher um seguro que cubra algumas despesas relacionadas com o parto. Para realizar uma escolha mais adequada, leia o nosso artigo que lhe explica a diferença entre um plano de saúde e um seguro de saúde.

Na farmácia…

Confirme se o medicamento genérico é realmente mais barato

No momento em que está aviar a sua receita peça sempre para saber o preço da versão original dos medicamentos. Por vezes, as marcas baixam o preço e pela diferença de preços não compensa a compra do genérico.

Compre sempre na mesma farmácia

À semelhança de outras superficies comerciais, muitas farmácias dispõem de benefícios para clientes regulares, sejam eles descontos ou oferta de produtos. Para além dos benefícios monetários, a proximidade com o seu farmacêutico pode ser vantajosa, uma vez que este o passa a conhecer e poderá ajudar em diversas questões relacionadas com o seu bem-estar, antes de recorrer a uma urgência ou a uma consulta médica.

Confira os medicamentos que tem em casa antes de sair de casa

É uma dica básica de supermercado que também deve aplicar aos produtos que compra na farmácia. Existem alguns medicamentos que todos acabamos por ter em casa, como por exemplo os antigripais. Assim, convém sempre verificar os que tem em casa. Não se esqueça que os medicamentos têm um prazo de validade, ter em demasia pode ser sinónimo de desperdício.

No que diz respeito à nossa saúde, a prevenção é o primeiro caminho para evitar o aparecimento de doenças graves, que penalizam o bem-estar do nosso corpo e da nossa carteira.  Por isso, esteja atento aos sinais que o seu corpo lhe dá e faça check ups com regularidade. Se utilizar outros truques de poupança com a sua saúde, partilhe connosco. 🙂