Está a pensar comprar algo, mas sente que talvez não seja a melhor decisão apesar de desejar muito fazê-lo? Conheça esta ferramenta simples e poderosa que poderá fazer toda a diferença na sua decisão final.

Já abordámos esta questão neste artigo no início do ano ao mostrar-lhe que cálculo efetuar para saber quanto custa algo em horas, mas o que lhe trazemos hoje é uma ferramenta do site Finanças Pessoais que o faz por si.

O que esta ferramenta faz é calcular, de acordo com o preço do artigo que deseja comprar, o seu salário líquido mensal e o número de horas de trabalho por semana, em quantas horas de trabalho se traduz o valor em causa.

Veja o exemplo abaixo de alguém que deseja comprar uma máquina fotográfica de 700€ e cujo vencimento mensal é de 900€.

Experimente fazer uma simulação adaptada à sua realidade aqui.

Outro desmotivador de compras poderão ser os orçamentos do Boonzi. Se utiliza esta ferramenta de gestão de finanças pessoais que tanto recomendamos, experimente consultar os seus orçamentos antes de pagar as suas compras. 😉

Não queremos que o Desmotivador de Compras que aqui partilhamos consigo hoje o desmotive de fazer qualquer compra, queremos apenas motivá-lo a gastar o seu dinheiro de uma forma mais responsável, ou seja, munido do máximo de informação possível. Claro que há compras que podem ser estritamente necessárias (imagine que a máquina fotográfica da simulação acima era necessária para fazer trabalhos pagos de fotografia) e até podem ser bons investimentos.

Qualquer que seja a natureza das suas compras, convém sempre ter uma ideia de que, para além do dinheiro que gasta, está também a gastar tempo de vida e horas de trabalho. Tendo essa informação em conta, torna-se mais fácil decidir se algo merece ou não o tempo que trabalhamos. 🙂