Saber o seguro pela matrícula é mais útil do que possa parecer à primeira vista. Se for parado numa operação STOP e não tiver a Carta Verde consigo, pode provar que tem o seguro automóvel em dia, através da matrícula.
Vai comprar um carro usado e quer saber o histórico de apólices? Pode fazê-lo através da matrícula.
Viu-se envolvido num acidente automóvel e não sabe os dados do seguro? Mais uma vez, saber o seguro pela matrícula pode ajudá-lo num momento de maior nervosismo.
Entenda, neste artigo, como fazê-lo.
Onde posso saber se o carro tem seguro?
Para saber se um carro tem seguro, pode aceder:
- Ao site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF);
- Ou à app “Tem Seguro?”.
Em ambos os casos, basta estar ligado à Internet e seguir três passos simples. Conheça-os.
Saber o seguro pela matrícula no site da ASF
No seu smartphone, computador ou tablet, pode verificar um seguro pela matrícula. E nem precisa de estar junto ao veículo em questão. Saiba, de seguida, como fazê-lo.
- Aceda ao portal de verificação de matrículas.
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões disponibiliza a ferramenta neste link.
- Selecione a data em que quer pesquisar e introduza a matrícula.
Para conseguir avançar, poderá ter de selecionar primeiro a caixa “Não sou um robô”.
- Carregue em “Verificar”.
Na mesma página em que introduziu os dados, surgem informações sobre todas as apólices que esse automóvel já teve ou tem, nomeadamente: qual a companhia de seguros, número da apólice, data de contratação e prazo de validade do seguro.
Para fazer uma nova pesquisa, selecione “Limpar dados” e lembre-se de voltar a selecionar a caixa “Não sou um robô”.
Saber o seguro pela matrícula na app “Tem Seguro?”
Em alternativa, pode recorrer à app da ASF para ver o seguro pela matrícula. Muito prática e intuitiva, é uma ferramenta útil para qualquer condutor. Veja como usar.
Instale a aplicação “Tem Seguro?”. Está disponível para o Android (Google Play) e iOS (App Store).É gratuita e não requer criação de conta.
Escolha como quer verificar o seguro automóvel. A verificação pode ser realizada de três formas:
- Carregamento de fotografia a partir da galeria do telemóvel e selecionar “Finalizado”, no canto superior direito;
- Fotografia da matrícula através da app e carregar em “Finalizado” no canto superior direito;
- Introdução da matrícula manualmente.
Selecione a data a que se refere a pesquisa e carregue em “Validar”.
A app leva-o para uma página de resultados, onde ficará a saber se o automóvel está seguro, qual a companhia responsável, bem como o número e prazo das apólices, ao longo dos anos.
A aplicação tem ainda a vantagem de guardar um histórico, onde pode editar as pesquisas anteriores e consultá-las quando quiser.
Leia ainda: Seguro automóvel por dias: Em que consiste e quando posso fazer?
O que aparece no ecrã quando não existe seguro?
Quando o site ou a app não encontram o seguro automóvel na base de dados, são apresentadas quatro possíveis razões para a falta de informação:
- O automóvel não está seguro na data pesquisada;
- A apólice ainda não está registada na base de dados (pode haver uma diferença de 20 horas, entre o momento da contratação e o momento em que o seguro entra no sistema da ASF);
- A companhia de seguros identificou corretamente o veículo junto da ASF;
- O proprietário do veículo está isento da obrigação de ter um seguro (aplica-se aos Estados estrangeiros, Estado Português e às organizações internacionais de que o Estado Português é membro).
Como proceder se não encontrar o seguro pela matrícula?
Caso verifique alguma falha nos resultados, utilize o formulário Reporte de Divergências. Encontra o link no final dos resultados de pesquisa, no site da ASF. Note, no entanto, que este formulário não está disponível na aplicação. Em caso de necessidade, terá mesmo de recorrer ao site.
Já dentro do formulário, terá de indicar o seu nome, correio eletrónico e tipo de divergência (“Não há seguro, mas existe na base de dados da ASF” ou “Inconformidade de dados”).
O formulário inclui alguns campos automaticamente preenchidos com os dados da sua pesquisa (por exemplo, a matrícula e a data). Confirme se está tudo correto e carregue em “Reportar”.
Por outro lado, caso não exista erro algum e não haja, de facto, seguro automóvel, o proprietário encontra-se numa situação ilegal. Arrisca-se a uma coima entre 500 e 2.500 euros, bem como à apreensão do veículo.
Quem paga os danos causados por um carro sem seguro?
Quando o responsável pelo acidente não tem o seguro auto em dia, a pessoa lesada poderá recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel. É a ASF que gere este fundo, garantindo o pagamento dos eventuais danos materiais e corporais.
Mas atenção: o responsável terá de reembolsar todo o valor adiantado pelo fundo, acrescido de juros de mora.
Leia ainda: Como escolher o seu seguro automóvel?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário