Geralmente, na escolha de um seguro de saúde surgem os termos copagamento e franquia. Embora muitas vezes confundidos entre si, existem certas diferenças que deverá saber, pois podem impactar a escolha do seu seguro.
Saiba qual a diferença entre estes dois conceitos, como funciona o copagamento e a franquia, além de outros aspetos que deve ter em conta.
O que é o copagamento?
No seguro de saúde, o copagamento corresponde ao valor pelo qual o cliente é responsável na consulta, num exame ou num tratamento médico na rede convencionada. O seguro cobre parte da consulta ou das despesas médicas, ficando ao cargo do segurado o pagamento do valor restante.
Leia ainda: Quais as vantagens do seguro de saúde familiar?
O que devo saber sobre o copagamento?
Um dos aspetos relevantes que deve ter em conta trata-se do montante a pagar. Assim, saiba que o valor que paga depende sempre do tipo de seguro que tem. A apólice de seguro define as condições de pagamento e existem três tipos/modalidades:
- Reembolso do valor;
- Assistência, isto é, copagamento em rede de prestadores de saúde convencionados;
- Pagamento misto.
Em qualquer um deles, o cliente paga prémios de seguro mensal ou anualmente. Nesse sentido, todas as vezes que usufruir de um determinado serviço, irá pagar uma fração do custo por meio de um copagamento ou reembolso. Por exemplo, uma consulta de especialidade na rede custa 50€ e o segurado paga apenas metade do valor. No entanto, o valor a pagar depende do tipo de seguro e da modalidade correspondente que escolher. Além disso, isto pode variar significativamente devido ao facto de estar dentro ou fora da rede médica da seguradora.
Assim, a grande desvantagem do copagamento é ter de recorrer à rede convencionada de prestadores da seguradora. Este fator pode revelar-se um inconveniente para quem, por exemplo, já era seguido por um médico fora da rede e pretende usufruir do seguro de saúde para reduzir os custos das consultas ou tratamentos.
Leia ainda: 5 coisas que deve analisar antes de contratar um seguro de saúde
O que é a franquia?
A franquia corresponde ao valor determinado numa das cláusulas da apólice, que define qual o montante ou o período que são da responsabilidade do cliente. Assim, este montante diz respeito à parcela do risco suportado pelo tomador do seguro. Por conseguinte, a franquia pode ser definida por um valor específico, percentual ou número de dias. Isto significa que, se o custo for menor ou igual ao valor da franquia presente no contrato, então a responsabilidade será do tomador do seguro.
Leia ainda: Como poupar no Seguro de Saúde ao longo da vida
Outros aspetos que deve ter em conta
Ao optar por um seguro em detrimento de outro, não deve apenas focar-se no valor pelo qual fica responsável. Além disso, é também relevante considerar outros aspetos. Tenha em consideração que os copagamentos menores podem significar prémios de seguro mais altos, e os prémios de seguro irão aumentar com a idade. Assim, apresentamos-lhe abaixo outros aspetos que deve considerar.
Verifique os acordos existentes com a sua seguradora
Em primeiro lugar, além das especialidades incluídas no seu seguro de saúde, também é relevante a rede de prestadores de saúde convencionados. Isto é, entidades que tenham acordos realizados com a sua seguradora. Assim, se uma dada entidade tiver um acordo com a sua seguradora, o segurado só precisa de pagar uma pequena taxa (copagamento). Já se a seguradora não tiver qualquer acordo, então o tomador do seguro deve pagar a taxa (valor dedutível) correspondente aos serviços de saúde que recebeu. Depois disso, deve aguardar pelo reembolso a realizar-se pela seguradora. Normalmente, no segundo método, a parte aplicada ao tomador do seguro costuma ser a maior.
Leia ainda: Tenho mais de 50 anos, como posso poupar no Seguro de Saúde?
Compare os montantes da franquia
Outro aspeto que deve ter em conta é o montante da franquia. Isto, porque no seguro de saúde a franquia costuma determinar-se pelo ato médico. Não obstante, algumas seguradoras definem apenas uma franquia anual para todas as despesas. Assim, recomenda-se que compare o valor com as diferentes opções oferecidas pela seguradora para determinar qual o método mais indicado para si.
Leia ainda: Conhece todos os seguros que tem? - 3 dias para poupar dinheiro em seguros
Analise as especialidades incluídas no seu seguro
O tipo de seguro oferecido por uma mesma seguradora varia em função das especialidades que cobre e do limite máximo de comparticipação de que pode utilizar. Assim, quanto maior o número de especialidades incluídas e quanto maior a comparticipação, maiores serão os prémios de seguro que terá que pagar mensal ou anualmente.
Leia ainda: Período de carência nos seguros de saúde: O que é, para que serve e como funciona
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #copagamento,
- #franquia,
- #Seguro de Saúde,
- #seguros
Deixe o seu comentário