Seguros

Conhece todos os seguros que tem? – 3 dicas para poupar dinheiro em seguros

Rui Bairrada Rui Bairrada , 15 Março 2017
A pergunta pode parecer imbecil, mas o facto é que é difícil conhecer todos os seguros que temos e quais as suas coberturas. E isto acontece por motivos muito simples. É perfeitamente natural termos coberturas em duplicado, por exemplo, e com isto estamos a queimar dinheiro. De seguida apresentamos-lhe algumas dicas para poupar dinheiro nos seus seguros.

Gostamos de seguros?

A pergunta é capaz de ter uma resposta negativa. E tendemos a não gostar de seguros pois apenas os utilizamos em situações de sinistro quando estamos em situações mais fragilizadas. E com isto tendemos a desconsiderar a importância que um bom seguro tem nas nossas vidas.Podemos não gostar de seguros mas o certo é que temos muitos riscos cobertos. Por exemplo, quem tem um automóvel tem pelo menos o seguro de responsabilidade civil. Quem tem um seguro de saúde tem um conjunto extenso de riscos de saúde cobertos. Quem tem um crédito habitação, não deverá ter-se safado de contratar o seguro de vida e o seguro multirriscos.O problema é que muitos seguros resultam em muitos prémios… e num rombo expressivo nas nossas carteiras. Como reduzir este custo sem colocar em risco a nossa segurança financeira?

1. Conheça os seguros que tem

O primeiro passo para poupar dinheiro com os seus seguros consiste em conhecer a sua carteira de seguros. E sim, isto poderá implicar ler as apólices, as coberturas e exclusões. Garantir que está a cobrir apenas os riscos que pretende cobrir e que não tem riscos excluídos que gostaria de ver protegidos.

2. Veja se tem coberturas duplicadas

É muito comum termos coberturas duplicadas. Contratar dois seguros sem ler as coberturas e descobrir que estão duplicadas – é muito comum os seguros associados aos cartões de crédito terem coberturas de assistência em viagem ou mesmo responsabilidade civil que não conhecíamos. E sim, é possível pedir a exclusão de determinadas coberturas de modo a não duplicar… e com isto poupar muito dinheiro.

3. Contacte uma mediadora de confiança

O passo seguinte é ter apoio especializado. Negociar os seus seguros em bolo e garantir que tem o melhor preço para as coberturas desejadas. Atenção que não deve olhar apenas para o preço porque muitas vezes o barato sai caro (por exemplo, veja a diferença entre ITP e IAD no seguro de vida do crédito habitação para perceber o que queremos dizer). Olhe antes para a relação entre as coberturas que deseja e o preço que irá pagar.Nunca se esqueça que a tranquilidade não tem preço, mesmo que custe algum dinheiro assegurar. 🙂
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #seguro de vida,
  • #seguro multiriscos,
  • #seguro multirriscos,
  • #seguros,
  • #seguros coberturas duplicadas,
  • #seguros portugal,
  • #seguros prémios

Deixar uma resposta

Um comentário em “Conhece todos os seguros que tem? – 3 dicas para poupar dinheiro em seguros