Vida e família

5 Estratégias para ler mais, gastando menos dinheiro

Ler é um poderoso exercício que nos abre as portas para outros universos. Descubra algumas 5 estratégias de poupança para ler mais.

Lídia Dias Lídia Dias , 26 Fevereiro 2020

Ler é um poderoso exercício que nos abre as portas para outros universos. Seja para aprender uma nova competência, saber mais sobre finanças ou simplesmente passar o tempo, o livro é um excelente amigo. Hoje, trazemos 5 estratégias de poupança para os leitores assíduos.

Para quem adora ler, não há compra como a de um livro novo. O cheirinho do papel, a capa imaculada, as páginas por abrir…não há sensação igual!

No entanto, quando o orçamento encolhe ou quando o espaço para guardar livros começa a escassear, é uma boa opção procurar alternativas que lhe permitam ler mais, gastando menos dinheiro.

1. Compre online

Antes de comprar um livro, compare preços entre diferentes livrarias. Depois, compare o preço mais baixo com os preços das opções online.

Livrarias online como a Wook e a Bertrand costumam ter promoções frequentes. Atenção: segundo a Lei do Preço Fixo, livros lançados há menos de 18 meses não podem ter um desconto superior a 10%. Antes de comprar, leia o nosso artigo sobre comprar online de forma segura.

2. Visite a Biblioteca

Muito provavelmente, a cidade onde reside tem uma biblioteca municipal. Faça uma visita e descubra a biblioteca da sua zona. Na maior parte dos casos, é bastante provável que tenha uma boa surpresa. Se procura livros técnicos ou obras clássicas, a biblioteca é um excelente sítio para procurar.

Ler ainda: Literacia Financeira: Conheça o livro infantil “Doutor Finanças e a Bata Mágica”

3. Compre um e-reader

Nesta opção, terá de fazer um investimento inicial. Mas, depois deste investimento, conseguirá ler centenas de livros sem pagar mais por isso. As principais marcas de e-readers são a Kindle e a Kobo e os preços podem ir dos 90€ aos 250€.

Além do acesso a obras gratuitas, os e-readers são extremamente confortáveis e práticos: cabem num bolso e combinam a experiência de leitura de um livro físico com as vantagens do digital. Depois do investimento inicial, poderá encontrar livros digitais gratuitos em plataformas como o Projeto Adamastor e o Projeto Gutenberg (em português e inglês, respetivamente).

4. Compre em segunda-mão

Esta opção é especialmente válida para as novidades ou aqueles livros que nunca saem de moda. Em plataformas como o OLX pode encontrar estes livros a preços muito mais simpáticos do que nas livrarias. Sabe aquele livro que foi lançado há uns meses? Procure em segunda-mão. Muitas pessoas optam por não ficar com os livros e vender por um preço mais baixo assim que acabam de ler.

Ler ainda: Livros vs eBooks: Qual a melhor opção?

5. Peça emprestado

Tem um amigo ou amiga com os mesmos gostos literários? Aproveite para lhe pedir emprestados alguns livros. Partilhem uma lista de novidades de literatura que ambos gostariam de ler e façam compras revezadas, de forma a terem sempre as últimas obras, dividindo os custos. Mas não se esqueça, há uma regra de ouro para os amantes de livros: livro emprestado é livro devolvido!

Agora que já lhe demos algumas dicas de como poupar nos livros, resta-nos desejar-lhe… Boas leituras!

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)